terça-feira, 7 de abril de 2020

JOGOS COOPERATIVOS


JOGOS COOPERATIVOS

Conceitos trabalhados

Movimentos corporais
Coletividade
Coordenação motora
Afetividade
Socialização


Jogo do bambolê

Atividade 1

JOGOS COOPERATIVOS

Todos em círculo e de mão dadas, sem soltar as mãos, cada um terá  que passar com o corpo todo por dentro do bambolê, um de cada vez até que todos participem. Podendo fazer a volta contrária por umas duas ou três vezes.

Atividade 2 (bambolê)

Transporte coletivo com o bambolê 

Material: bambolê

A turma será dividida em dois grupos e cada grupo com um bambolê.

Um dos componentes de cada grupo terá que transportar os colegas do seu grupo para o outro lado definido pelo professor, de dois em dois mais o motorista do transporte. Ou seja com três pessoas dentro do bambolê terão que caminhar para o outro lado, até que todos sejam transportados. Vence o motorista que terminar o transporte de todos os colegas  antes.

Conceitos trabalhados

Desenvolvimento da coordenação motora, noções de espaço como direita, esquerda e coletividade.

Jogo: com lençol e uma bola

Atividade 1

Futebol de lençol 


JOGOS COOPERATIVOS


A turma poderá ser dividida em duplas ou grupos de 3 ou 4 para cada lado. Cada dupla ou grupo terá que lançar a bola com o lençol para a outra dupla ou grupo, sem derrubar a bola. Vence a equipe com maior números de acertos. A bola também de ser substituída por um bichinho de pelúcia.

Atividade 2 (lençol)

Trenzinho 
Material
Lençol
Como brincar
Os alunos ficam enfileirados e o professor colocará o lençol em cima de suas cabeças. Em seguida todos seguram em volta do lençol e podem sair cantando a música “Eu vou andar de trem.”
Eu vou andar trem
Você vai também
Só falta comprar a
Passagem do velho trem
Passagem do velho trem
Parou!
Todos: Parou!
Mãozinha pra frente
E tchu tchu tchá
E tchu tchu tchá
E tchu tchu tchá
Tchá tchá
Dedinho pra cima
Pezinho pra dentro
Joelhinho dobrado
Cabecinha para o lado
Bundinha pra trás

Atividade 3 (lençol)

Não deixe a bola cair

Material: 
lençol e bola
Como brincar
Todos os alunos seguram em volta do lençol e juntos começam a movimentar o lençol, mas sem deixar a bola cair.

Conceitos trabalhados

Coordenação motora,

movimento corporal, coletividade,

Raciocínio lógico e cognitivo.

Passar por dentro do túnel      


JOGOS COOPERATIVOS
 
Atividade 1

Todos em duplas, formando uma fila. A última dupla inicia passando por baixo do túnel até o início da fila e assim sucessivamente até que todos participem e sem desmanchar o túnel.

Atividade 2 (túnel)

Roubar um par

Como brincar

Formando uma fila dupla e mantendo um túnel,  um vai ficar sem par. Quem estiver sem par terá que roubar um par para si. Não vale violência, apenas deve passar por baixo do túnel e tocar na mão da pessoa que quiser roubar e junto com o par roubado vai até o final do túnel para formar um novo par com a pessoa que escolheu. Quem ficar sozinho, fará o mesmo e assim sucessivamente até que todos participem.

Conceitos trabalhados

Movimentos corporais, coordenação motora, coletividade e afetividade.

Peteca com material reciclável 

JOGOS COOPERATIVOS

Material:

Jornal ou revistas velhas, tecido TNT e sacolas. Cada aluno poderá confeccionar a sua peteca.

Atividade 1 (peteca)

Como brincar

A turma será dividida em duplas, um aluno bate a peteca para o colega e ele terá que devolver batendo com a mão sem derrubar no chão.


Atividade 2 (peteca)
Como brincar

Todos caminhando juntos, cada um com a sua peteca na cabeça, terão que caminhar para a frente, para trás e para os lados, direita e esquerda, seguindo a orientação do professor, sem derrubar a peteca. A seguir todos caminham com a peteca no ombro. 

Depois com a peteca em cima do pé caminhando de dois em dois até a linha de chegada e poderá ser acrescentado mais movimentos e obstáculos.
Atividade 3 (peteca)

Jogar peteca com bacia

Material: 
Duas bacias e uma peteca

Como brincar

Em dupla

Cada um terá que jogar a peteca com a bacia para o colega e ele irá tentar pegar com a outra bacia e assim se procede a brincadeira.

Quem sou eu

Material:
Uma venda para os olhos

Todos em círculo e um ficará no meio com os olhos vendados. Este escolherá um dos colegas da roda e irá apalpar o rosto, as mãos, o cabelo e os braços tentando adivinhar quem é o colega e depois vai trocando até que todos participem.


JOGO DE CARTAS

Para trabalhar os tipos de brincadeiras

Como brincar

Colocar todas as cartinhas em uma caixinha.

Com os alunos sentados em círculo.

Um de cada vez vai tirando uma cartinha e realizando a leitura sobre a brincadeira.

A seguir, a criança irá contar para os colegas como funciona essa brincadeira.

Se ela não souber, o professor vai realizar uma rápida pesquisa no celular e explicar para a turma como brincar. Se houver alguém entre os colegas que conheça a brincadeira pode levantar a mão e compartilhar.

No final, os alunos poderão escolher uma das brincadeiras para brincar no pátio da escola.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

PLANO DE AULA: VERBOS E SUBSTANTIVOS





I. Identificação

TURMA:       4º Ano   Do Ensino Fundamental

Plano: Uma aula                

PROFESSOR(A): 

II. Tema: Verbos e Substantivos

III. OBJETIVOS

GERAL:

Compreender o significado de verbos e substantivos de forma dinâmica, valorizando a arte e a música. Desenvolvendo a linguagem oral, escrita, raciocínio lógico, noção espaciais e outros.

ESPECÍFICOS:

Instigar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a oralidade e escrita.

Promover a compreensão da arte e da música.

Oportunizar a ampliação de vocabulário.

Construir valores, coletividade e afetividade.

Metodologia: A partir da música “Ora Bolas” será trabalhado questões sobre verbos e substantivos, visando a compreensão de conhecimentos da língua portuguesa, arte e outros. Todas as atividades serão mediadas pelo professor, com intenções de propor ao aluno diferentes meios de aprendizagem, sem visar ou priorizar um método mecânico de ensino.

V. Ações didáticas

Ação didática I: Música

O professor iniciará um diálogo sobre: o que é verbo e substantivo, em seguida colocará uma música para os alunos ouvirem prestando bem a atenção na letra. 

Após, os alunos terão que identificar os verbos e os substantivos da música, compreendendo que verbos são palavras que apresentam uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz, ex: (fazer, mandar, jogar, construir, comprar, dançar, pular e outros).

Posteriormente, terão que identificar os substantivos que são representados pela classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e fenômenos, os substantivos também nomeiam: lugares, cidades, sentimentos, ação, qualidade honestidade e outros.

Consecutivamente, o professor pedirá aos alunos, em duplas para fazerem uma parodias da música “Ora Bolas” trocando os verbos e substantivos presente na música.

Ação didática II: apresentação da paródia

Os alunos se expressarão por meio da música "paródia". 

Subsequentemente, será realizado uma dinâmica com todos sentados em círculo, um de cada vez terá que falar uma frase sem utilizar verbo.

Após, o professor evidenciará aos alunos que, o verbo faz parte do nosso cotidiano, sem ele é impossível formar frases, pois o verbo dá sentido à todas as ações.

Recursos: Música, papel e lápis.

Observação: a letra e a música para essa atividade, encontra-se na internet.


Visite também 

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA



JOGO DE MATEMÁTICA
ADIÇÃO

ATIVIDADE LÚDICA

PDF PARA IMPRIMIR AQUI


O aluno poderá fazer uso de recursos como: cubinhos do material dourado, palitos de sorvete e outros.

PARA BAIXAR AS 60 ATIVIDADES É CLICAR AQUI 


T



RILHA DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO


JOGO

TRILHA DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

MATERIAL

1 TRILHA COM CONTINHAS (+ e -)

1 DADO

COMO JOGAR

COM DOIS OU TRÊS JOGADORES

CADA JOGADOR NA SUA VEZ, TERÁ QUE JOGAR O DADO PARA SABER QUAL CASA DA TRILHA IRÁ AVANÇAR.

A SEGUIR, O JOGADOR TERÁ QUE RESOLVER A CONTINHA PRESENTE NA CASA. SE ACERTAR PERMANECE NA CASA E PASSA A VEZ PARA OUTRO JOGADOR.

SE ERRAR A CONTINHA SERÁ OBRIGADO A VOLTAR UMA CASA E PASSA A VEZ.

E ASSIM SE PROCEDE, ATÉ ALGUÉM CHEGAR NA FINAL E VENCER O JOGO.

Sugestão de recursos para realizar as continhas: 

(cubinhos do material dourado, palitos de sorvete ou tampinhas pet.


TRILHA DA MATEMÁTICA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS




JOGO TRILHA DA MATEMÁTICA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS
COMO JOGAR 
Em dupla
Os jogadores terão que resolver todas as questões e anotar a resposta em uma folha.
A seguir, o professor realizará a correção. 
Vence a dupla que acertar todas as questões.



JOGO DOS TRÊS DADOS
(ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO)
 
Três dados e palitos de sorvete
Como jogar 
Em dupla ou grupo
Cada jogador na sua vez, jogará os três dados.
A seguir escolhe os dois com maior quantidade para somar. A soma dos dois dados será subtraído pelo terceiro dado. 



ATIVIDADES NUMERAIS: ANTES E O DEPOIS



ATIVIDADES PARA TRABALHAR OS NÚMEROS QUE VEM ANTES E DEPOIS

A criança vai observar os degraus da escada e completar com os números que estão faltando nos degraus.




Para resolver essa atividade a criança vai observar o modelo dos balões e seguir a sequência do antes e depois.

 





CONCEITOS TRABALHADOS

Raciocínio lógico

Noções do antes e o depois

Concentração

Coordenação motora fina


PARA BAIXAR É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO
DOWLOADS





ATIVIDADES PARA TRABALHAR ADIÇÃO

Esta atividade se aproxima do jogo de dois dados. É como se a criança jogasse os dois dados e depois realizasse a soma dos dois, registrando ao lado o valor da soma total.

CONCEITOS TRABALHADOS

📌Noções de quantidades

📌Compreensão de números e cálculos

📌Raciocínio lógico

📌Coordenação motora fina 






PARA BAIXAR É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

ATIVIDADES PARA TRABALHAR FINANÇAS

A criança precisa aprender desde pequena a valorizar o dinheiro a partir do pouco que estiver em suas mãos.

Sugestão de atividade para trabalhar finanças em sala de aula

Dia do brigadeiro

O professor poderá arrecadar um pequeno valor com os seus alunos para comprar os ingredientes para o brigadeiro.

Um grupo fica responsável para fazer os brigadeiros com a ajuda do professor ou até mesmo dos seus pais.

Os demais alunos poderão ajudar vendendo os brigadeiros para as outras turmas da escola no horário do recreio.

No final, o valor dos brigadeiros será somado e subtraído pelo valor arrecadado para comprar os ingredientes. O valor arrecadado deverá ser devolvido para quem colaborou. Em seguida, o valor restante também será dividido entre os participantes da turma.

Os alunos terão noção de quantidades e valores que representam lucros e gastos, vantagens e desvantagens.


Sugestão de jogo

Jogo monetário para trabalhar valores



Você poderá comprar os dinheirinhos nas lojinhas de sua cidade e uma bolinha de ping pong.

Organize fichinhas que representam os valores para ir somando.

É muito fácil depois fazer o jogo dentro de uma caixa de papelão ´é só estipular um valor a ser atingido pelos jogadores.

Exemplo:

R$20,00

Cada jogador terá 3 ou 4 vezes para jogar a bolinha e tirar os valores para ir somando até obter o valor estipulado.

Cada valor que cair a bolinha será representado por uma fichinha com o mesmo valor para ir somando até obter o valor estipulado.

O vencedor será quem chegar primeiro ao valor estipulado. 


PARA BAIXAR É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO


OUTRA SUGESTÃO DE JOGOS, PODENDO APROVEITAR OS MESMO JOGOS QUE ESTÃO PRONTOS E DISPONÍVEIS AQUI NO BLOG.

Elaborar um jogo de matemática para alunos do 1º E 2º ano pode ser uma maneira divertida e eficaz de reforçar conceitos matemáticos básicos. Aqui estão algumas ideias para criar um jogo educativo:

Quebra-Cabeça de Números: Faça um quebra-cabeça onde as peças têm números escritos nelas. Os alunos precisam montar o quebra-cabeça em ordem numérica correta.

Bingo de Adição e Subtração: Crie cartelas de bingo com operações de adição e subtração adequadas à idade. Em seguida, faça chamadas de problemas matemáticos e os alunos devem resolver e marcar os números corretos em suas cartelas.

Corrida dos Números: Desenhe uma pista de corrida com espaços numerados. Faça perguntas matemáticas aos alunos. Cada vez que responderem corretamente, podem mover uma peça para frente no tabuleiro.

Memória Matemática: Faça cartas de memória com problemas matemáticos em uma carta e suas respostas correspondentes em outra. Os alunos viram duas cartas por vez, tentando fazer pares correspondentes de problema e solução.

Jogo da Velha Matemático: Transforme o jogo da velha em um desafio matemático. Os alunos devem resolver um problema matemático para colocar sua marca no tabuleiro.

Dominó de Números: Crie um jogo de dominó onde os alunos devem combinar números que somem ou subtraiam para um valor específico.

Caça ao Tesouro Matemática: Esconda pistas pela sala de aula que levem os alunos a resolverem problemas matemáticos para descobrir a próxima pista e, eventualmente, encontrar o tesouro.

Estoure o Balão Matemático: Escreva problemas matemáticos em pedaços de papel dentro de balões. Os alunos devem resolver o problema para estourar o balão e encontrar a próxima pergunta.

Certifique-se de adaptar as atividades ao nível de habilidade e interesse dos alunos, mantendo-as desafiadoras, mas ainda assim acessíveis. Além disso, é importante que o jogo seja divertido e envolvente para manter o interesse dos alunos e maximizar a aprendizagem.

 

OUTRA ATIVIDADE DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA BAIXAR EM PDF AQUI

NOME:------------------------------------------------------------------

ANO:------

ATIVIDADES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA VOCÊ:

1 - Adição Básica:

5 + 3 =

8 + 2 =

12 + 4 =

2 - Subtração Básica:

10 - 3 =

7 - 2 =

15 - 6 =

3 - Misturado (Adição e Subtração):

6 + 2 - 3 =

9 - 4 + 5 =

14 + 3 - 7 =

 

Problemas de Palavras:

4 - João tinha 8 maçãs e deu 3 para Maria. Quantas maçãs ele tem agora?

 

 

5 - Ana tem 12 balas e ela comeu 5. Quantas balas ela tem agora?

 

 

6 - Pedro tinha 15 figurinhas. Ele recebeu mais 7 do amigo. Quantas figurinhas Pedro tem agora?

 

 

Desafio:

7 - Se Ana tem 20 reais e ela comprou um livro por 12 reais e uma caneta por 5 reais, quanto dinheiro ela terá sobrando?

 


ATIVIDADES DE MULTIPLICAÇÃO PARA O 3º ANO:

Colorindo a Tabuada:

Crie uma folha de colorir com uma grade de multiplicação. Por exemplo, a célula onde a linha é "3" e a coluna é "4" seria colorida de verde. Peça aos alunos para resolver as multiplicações e colorir a grade de acordo.

Jogo da Memória da Multiplicação: Faça cartões com multiplicadores de um lado e seus produtos correspondentes do outro lado. Os alunos jogam o jogo da memória em pares, virando cartas para encontrar os pares de multiplicadores e produtos correspondentes.

Caça ao Tesouro Matemático: Esconda cartões de multiplicação pela sala de aula ou área de recreio. Cada cartão tem uma multiplicação escrita. Os alunos devem encontrar os cartões e resolver as multiplicações para descobrir a pista para o próximo cartão.

Desafio de Problemas:

Apresente problemas de palavra que envolvam situações do cotidiano, como "Se cada caixa tem 6 lápis e há 4 caixas, quantos lápis no total?" Encoraje os alunos a desenhar ou usar objetos concretos para ajudar a resolver os problemas.

Cartões de Perguntas e Respostas:

Faça uma série de cartões com perguntas de multiplicação de um lado e as respostas do outro. Os alunos podem emparelhar-se e testar uns aos outros, ou você pode distribuir os cartões e fazer uma rodada onde cada aluno responde a uma pergunta.

Criação de Histórias de Multiplicação

Peça aos alunos que criem pequenas histórias que envolvam situações de multiplicação. Por exemplo, "João tinha 3 cestas. Em cada cesta, ele colocou 4 maçãs. Quantas maçãs ele tinha no total?"


Jogo alvo da Multiplicação

Desenhe um grande alvo com diferentes números nele. Os alunos lançam dardos, ou podem jogar com grão de feijão em cima da mesa e multiplicam os números nos quais caírem. Eles podem competir entre si para ver quem consegue a maior pontuação.


 

PARA BAIXAR O ALVO DA MULTIPLICAÇÃO CLICAR AQUI
LEIA DE GRAÇA 
CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO

livros para educação


VAI FAZER CONCURSO? ESTUDE DE GRAÇA.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

ATIVIDADES E JOGOS PARA TODAS AS IDADES, DESDE O MATERNAL ATÉ O ENSINO FUNDAMENTAL 📌   Educação infantil  📌 Jogos indígenas 📌   D...