JOGOS COOPERATIVOS
Conceitos trabalhados
Movimentos corporais
Coletividade
Coordenação motora
Afetividade
Socialização
Jogo do bambolê
Atividade 1
Todos em círculo e de mão dadas, sem soltar as mãos, cada um terá que passar com o corpo todo por dentro do bambolê, um de cada vez até que todos participem. Podendo fazer a volta contrária por umas duas ou três vezes.
Atividade 2 (bambolê)
Transporte coletivo com o bambolê
Material: bambolê
A turma será dividida em dois grupos e cada grupo com um bambolê.
Um dos componentes de cada grupo terá
que transportar os colegas do seu grupo para o outro lado definido pelo
professor, de dois em dois mais o motorista do transporte. Ou seja com três
pessoas dentro do bambolê terão que caminhar para o outro lado, até que todos
sejam transportados. Vence o motorista que terminar o transporte de todos os
colegas antes.
Conceitos trabalhados
Desenvolvimento da coordenação motora,
noções de espaço como direita, esquerda e coletividade.
Jogo: com lençol e uma bola
Atividade 1
Futebol de lençol
Atividade 2 (lençol)
Material
Lençol
Como brincar
Você vai também
Só falta comprar a
Passagem do velho trem
Passagem do velho trem
Parou!
Todos: Parou!
Mãozinha pra frente
E tchu tchu tchá
E tchu tchu tchá
E tchu tchu tchá
Tchá tchá
Dedinho pra cima
Pezinho pra dentro
Joelhinho dobrado
Cabecinha para o lado
Bundinha pra trás
Atividade 3 (lençol)
Não deixe a bola cair
Material:
lençol e bola
Como brincar
Todos os alunos seguram em volta do lençol e juntos começam a movimentar
o lençol, mas sem deixar a bola cair.
Conceitos trabalhados
Coordenação motora,
movimento corporal, coletividade,
Raciocínio lógico e cognitivo.
Passar por dentro do túnel
Todos em duplas, formando uma fila. A
última dupla inicia passando por baixo do túnel até o início da fila e assim
sucessivamente até que todos participem e sem desmanchar o túnel.
Atividade 2 (túnel)
Roubar um par
Como brincar
Formando uma fila dupla e mantendo um
túnel, um vai ficar sem par. Quem estiver sem par terá que roubar um
par para si. Não vale violência, apenas deve passar por baixo do túnel e tocar
na mão da pessoa que quiser roubar e junto com o par roubado vai até o final do
túnel para formar um novo par com a pessoa que escolheu. Quem ficar sozinho,
fará o mesmo e assim sucessivamente até que todos participem.
Conceitos trabalhados
Movimentos corporais, coordenação
motora, coletividade e afetividade.
Peteca com material reciclável
Material:
Jornal ou revistas velhas, tecido TNT e
sacolas. Cada aluno poderá confeccionar a sua peteca.
Atividade 1 (peteca)
Como brincar
A turma será dividida em duplas, um aluno bate a peteca para o colega e ele terá que devolver batendo com a mão sem derrubar no chão.
Atividade 2 (peteca)
Como brincar
Todos caminhando juntos, cada um com a
sua peteca na cabeça, terão que caminhar para a frente, para trás e para
os lados, direita e esquerda, seguindo a orientação do professor, sem derrubar
a peteca. A seguir todos caminham com a peteca no ombro.
Depois com a peteca em cima do pé
caminhando de dois em dois até a linha de chegada e poderá ser
acrescentado mais movimentos e obstáculos.
Atividade 3 (peteca)
Jogar peteca com bacia
Material:
Duas bacias e uma peteca
Como brincar
Em dupla
Cada um terá que jogar a peteca com a
bacia para o colega e ele irá tentar pegar com a outra bacia e assim se procede
a brincadeira.
Quem sou eu
Material:
Uma venda para os olhos
Todos em círculo e um ficará no meio com os olhos vendados. Este escolherá um dos colegas da roda e irá apalpar o rosto, as mãos, o cabelo e os braços tentando adivinhar quem é o colega e depois vai trocando até que todos participem.
JOGO DE CARTAS
Para trabalhar os tipos de brincadeiras
Como brincar
Colocar todas as cartinhas em uma caixinha.
Com os alunos sentados em círculo.
Um de cada vez vai tirando uma cartinha e
realizando a leitura sobre a brincadeira.
A seguir, a criança irá contar para os colegas
como funciona essa brincadeira.
Se ela não souber, o professor vai realizar uma
rápida pesquisa no celular e explicar para a turma como brincar. Se houver alguém
entre os colegas que conheça a brincadeira pode levantar a mão e compartilhar.
No final, os alunos poderão escolher uma das brincadeiras
para brincar no pátio da escola.
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