domingo, 12 de abril de 2020

PLANO DE AULA: BAIRROS E CIDADE





Deixo aqui apenas como sugestão para planos de aulas. Talvez você esteja realizando a sua graduação em EAD e não faz ideia de como montar um plano de aula, este é um exemplo de muitos outros planos que existem.

Este plano de aula foi criado exclusivamente para ser trabalhado sobre a cidade de Guarapuava. No entanto poderá ser adaptado para qualquer outra cidade.

Professor:
Estabelecimento:
Professora:
Disciplina:   Metodologia de História         Carga Horária: Dois dias
Série: 3º Ano
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Espaço e tempo nas relações de trabalho, cultura e poder.

CONTEÚDOS BÁSICOS
 Relação entre a construção de tempo, espaço e leitura do mundo pela criança;
 História: componentes curriculares obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Bairro, história, formação e percurso até escola.

OBJETIVOS
Promover a compreensão dos alunos sobre a importância de conhecer o espaço onde estão inseridos;
Relacionar a posição de tempo e a localização;
Estimular o desenvolvimento cognitivo, oralidade, escrita, criticidade e coordenação motora;
Refletir sobre o respeito, a importância da coletividade e afetividade.

METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
1º dia
Iniciará com a apresentação do professor e alunos. A seguir o professor evidenciará a importância de trabalhar sobre a história da cidade onde vivemos e como foram surgindo as ruas, praças, bairros e a necessidade de sabermos nos localizar dentro do território onde estamos inseridos.
Após, por meio de slides será apresentado fotos da cidade de Guarapuava em tempos diferentes, apresentando as transformações históricas e as formações de bairros a partir do crescimento da população e como surgiu.
Em seguida os alunos localizarão o seu bairro no mapa da cidade.
Após, os alunos realizarão uma dinâmica sobre lateralidade como, direita, esquerda, frente, atrás e os quatro pontos cardeais, se posicionando com o corpo, compreendendo que o crescimento da cidade ocorre em todas as dimensões sendo, Norte, Sul, Leste e Oeste.
Em seguida, os alunos participarão da construção de uma maquete cinematográfica gigante da cidade de Guarapuava, compreendendo os sentidos como, rua, semáforo, faixa de pedestre e os meios de transporte utilizados.
Para finalizar, os alunos serão orientados para a próxima aula trazerem material para confecção de uma história em quadrinho.
2º dia
O professor, iniciará com um diálogo e socialização sobre a aula anterior.
Posteriormente, os alunos assistirão um vídeo de 10 minutos sobre “a Geografia das Moradias” acompanhando o processo de transformação histórica de tempo e espaço a partir do trabalho humano e da diversidade cultural.
Subsequentemente, os alunos serão provocados a refletir sobre os tipos de moradias da cidade onde moram.
Após, será feita a produção de uma história em quadrinhos. Os alunos representarão o seu percurso diário da casa até a escola, explorando tipos de moradia, ruas, transportes, comércio e meio ambiente e depois apresentam para os colegas.
Finalizando com uma reflexão sobre o que foi trabalhado e as maravilhas que temos ao nosso redor na cidade de Guarapuava.
Para este momento, podendo finalizar com a entrega das lembrancinhas e despedida.
Avaliação
No segundo dia, será realizado uma atividade avaliativa individual a partir da construção de uma história em quadrinhos. O estudante terá que representar o seu percurso diário de casa até a escola. Será considerado o desenvolvimento cognitivo, a criticidade, compreensão e interação de cada um.
Referências
Fotos histórica de Guarapuava. Disponível em: https://www.facebook.com/antigaguarapuava/.
Vídeo a “Geografia das moradias”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw.


Conheça o nosso canal de conhecimentos gerais


 



SUGESTÃO DE LEITURA
CLIQUE NA IMAGEM 



SUGESTÃO PARA AULAS DA BÍBLIA
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA DE GRAÇA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG

ATIVIDADES E JOGOS PARA TODAS AS IDADES, DESDE O MATERNAL ATÉ O ENSINO FUNDAMENTAL 📌   Educação infantil  📌 Jogos indígenas 📌   D...