Este
plano de aula foi criado exclusivamente para ser trabalhado sobre a cidade de
Guarapuava. No entanto poderá ser adaptado para qualquer outra cidade.
Professor:
Estabelecimento:
Professora:
Disciplina: Metodologia
de História Carga
Horária: Dois dias
Série: 3º Ano
Série: 3º Ano
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Espaço e tempo nas relações de
trabalho, cultura e poder.
CONTEÚDOS BÁSICOS
1º Relação entre a construção de
tempo, espaço e leitura do mundo pela criança;
2º História: componentes
curriculares obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Bairro, história, formação e percurso
até escola.
OBJETIVOS
Promover a compreensão dos alunos
sobre a importância de conhecer o espaço onde estão inseridos;
Relacionar a posição de tempo e a
localização;
Estimular o desenvolvimento
cognitivo, oralidade, escrita, criticidade e coordenação motora;
Refletir sobre o respeito, a
importância da coletividade e afetividade.
METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
1º dia
Iniciará com a apresentação do
professor e alunos. A seguir o professor evidenciará a importância de trabalhar
sobre a história da cidade onde vivemos e como foram surgindo as ruas, praças,
bairros e a necessidade de sabermos nos localizar dentro do território onde
estamos inseridos.
Após, por meio de slides será apresentado fotos da cidade de Guarapuava em tempos diferentes, apresentando as
transformações históricas e as formações de bairros a partir do crescimento da
população e como surgiu.
Em seguida os alunos localizarão o
seu bairro no mapa da cidade.
Após, os alunos realizarão uma
dinâmica sobre lateralidade como, direita, esquerda, frente, atrás e os quatro
pontos cardeais, se posicionando com o corpo, compreendendo que o crescimento
da cidade ocorre em todas as dimensões sendo, Norte, Sul, Leste e Oeste.
Em seguida, os alunos participarão da
construção de uma maquete cinematográfica gigante da cidade de Guarapuava, compreendendo os sentidos como, rua, semáforo, faixa de pedestre e os meios de
transporte utilizados.
Para finalizar, os alunos serão
orientados para a próxima aula trazerem material para confecção de uma história
em quadrinho.
2º dia
O professor, iniciará com um diálogo e
socialização sobre a aula anterior.
Posteriormente, os alunos assistirão
um vídeo de 10 minutos sobre “a Geografia das Moradias” acompanhando o processo
de transformação histórica de tempo e espaço a partir do trabalho humano e da
diversidade cultural.
Subsequentemente, os alunos serão
provocados a refletir sobre os tipos de moradias da cidade onde moram.
Após, será feita a produção de uma
história em quadrinhos. Os alunos representarão o seu percurso diário da casa
até a escola, explorando tipos de moradia, ruas, transportes, comércio e meio
ambiente e depois apresentam para os colegas.
Finalizando com uma reflexão sobre o
que foi trabalhado e as maravilhas que temos ao nosso redor na cidade de Guarapuava.
Para este momento, podendo finalizar com a entrega
das lembrancinhas e despedida.
Avaliação
No segundo dia, será realizado uma
atividade avaliativa individual a partir da construção de uma história em
quadrinhos. O estudante terá que representar o seu percurso diário de casa até
a escola. Será considerado o desenvolvimento cognitivo, a criticidade,
compreensão e interação de cada um.
Referências
Fotos histórica de Guarapuava. Disponível
em: https://www.facebook.com/antigaguarapuava/.
Vídeo a “Geografia das moradias”.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw.
História de Guarapuava. Disponível
em: http://turistando.hol.es/cultura/de-fortim-do-atalaia-para-cidade-de-guarapuava/.
Conheça o nosso canal de conhecimentos gerais
SUGESTÃO DE LEITURA
CLIQUE NA IMAGEM
SUGESTÃO PARA AULAS DA BÍBLIA
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA DE GRAÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário