I. Identificação
TURMA: 4º
Ano Do Ensino Fundamental
Plano: Uma
aula
PROFESSOR(A):
II. Tema:
Verbos e Substantivos
III. OBJETIVOS
GERAL:
Compreender o significado de
verbos e substantivos de forma dinâmica, valorizando a arte e a música.
Desenvolvendo a linguagem oral, escrita, raciocínio lógico, noção espaciais e
outros.
ESPECÍFICOS:
Instigar o desenvolvimento do
raciocínio lógico, a oralidade e escrita.
Promover a compreensão da arte
e da música.
Oportunizar a ampliação de
vocabulário.
Construir valores,
coletividade e afetividade.
Metodologia: A partir da
música “Ora Bolas” será trabalhado questões sobre verbos e substantivos,
visando a compreensão de conhecimentos da língua portuguesa, arte e outros.
Todas as atividades serão mediadas pelo professor, com intenções de propor ao
aluno diferentes meios de aprendizagem, sem visar ou priorizar um método
mecânico de ensino.
V. Ações didáticas
Ação didática I: Música
O professor iniciará um
diálogo sobre: o que é verbo e substantivo, em seguida colocará uma música para
os alunos ouvirem prestando bem a atenção na letra.
Após, os alunos terão que
identificar os verbos e os substantivos da música, compreendendo que verbos são
palavras que apresentam uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os
verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz, ex: (fazer,
mandar, jogar, construir, comprar, dançar, pular e outros).
Posteriormente, terão que
identificar os substantivos que são representados pela classe gramatical de
palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e
fenômenos, os substantivos também nomeiam: lugares, cidades, sentimentos, ação,
qualidade honestidade e outros.
Consecutivamente, o professor
pedirá aos alunos, em duplas para fazerem uma parodias da música “Ora Bolas”
trocando os verbos e substantivos presente na música.
Ação didática II: apresentação
da paródia
Os alunos se expressarão por meio
da música "paródia".
Subsequentemente, será
realizado uma dinâmica com todos sentados em círculo, um de cada vez terá que
falar uma frase sem utilizar verbo.
Após, o professor evidenciará
aos alunos que, o verbo faz parte do nosso cotidiano, sem ele é impossível
formar frases, pois o verbo dá sentido à todas as ações.
Recursos: Música,
papel e lápis.
Observação: a letra e a música
para essa atividade, encontra-se na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário