segunda-feira, 6 de abril de 2020

PLANO DE AULA: VERBOS E SUBSTANTIVOS





I. Identificação

TURMA:       4º Ano   Do Ensino Fundamental

Plano: Uma aula                

PROFESSOR(A): 

II. Tema: Verbos e Substantivos

III. OBJETIVOS

GERAL:

Compreender o significado de verbos e substantivos de forma dinâmica, valorizando a arte e a música. Desenvolvendo a linguagem oral, escrita, raciocínio lógico, noção espaciais e outros.

ESPECÍFICOS:

Instigar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a oralidade e escrita.

Promover a compreensão da arte e da música.

Oportunizar a ampliação de vocabulário.

Construir valores, coletividade e afetividade.

Metodologia: A partir da música “Ora Bolas” será trabalhado questões sobre verbos e substantivos, visando a compreensão de conhecimentos da língua portuguesa, arte e outros. Todas as atividades serão mediadas pelo professor, com intenções de propor ao aluno diferentes meios de aprendizagem, sem visar ou priorizar um método mecânico de ensino.

V. Ações didáticas

Ação didática I: Música

O professor iniciará um diálogo sobre: o que é verbo e substantivo, em seguida colocará uma música para os alunos ouvirem prestando bem a atenção na letra. 

Após, os alunos terão que identificar os verbos e os substantivos da música, compreendendo que verbos são palavras que apresentam uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz, ex: (fazer, mandar, jogar, construir, comprar, dançar, pular e outros).

Posteriormente, terão que identificar os substantivos que são representados pela classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e fenômenos, os substantivos também nomeiam: lugares, cidades, sentimentos, ação, qualidade honestidade e outros.

Consecutivamente, o professor pedirá aos alunos, em duplas para fazerem uma parodias da música “Ora Bolas” trocando os verbos e substantivos presente na música.

Ação didática II: apresentação da paródia

Os alunos se expressarão por meio da música "paródia". 

Subsequentemente, será realizado uma dinâmica com todos sentados em círculo, um de cada vez terá que falar uma frase sem utilizar verbo.

Após, o professor evidenciará aos alunos que, o verbo faz parte do nosso cotidiano, sem ele é impossível formar frases, pois o verbo dá sentido à todas as ações.

Recursos: Música, papel e lápis.

Observação: a letra e a música para essa atividade, encontra-se na internet.


Visite também 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTESANATOS PARA PROFESSORES E PAIS

Painel escolar Clique na imagem para ver promoção      História cachinhos dourados  Clique na imagem