Tema: As quatro estações do ano
Plano: Dois dias
Série: 1º Ano
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer. Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra:
- No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós. Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
Após, o professor iniciará com uma
reflexão sobre a história, pontuando o papel da formiga e da cigarra e
argumentando sobre o que é certo ou errado na compreensão de cada um.
Será que a formiga está errada por
querer apenas trabalhar? E a cigarra é a mais inteligente porque não se
preocupa com o trabalho ou é muito preguiçosa?
E se, por acaso a cigarra se
tornasse uma cantora famosa, ela poderia ganhar muito dinheiro e não teria
nenhum problema com o frio. Ou será que ela é apenas alguém sem noção?
O professor, polemizará um pouco,
sobre: alguém de vocês pensa e se preocupa com a alimentação do dia seguinte?
Ou ninguém precisa se preocupar com isso? Tudo surge como uma
magia em cima da mesa nas suas casas? Café da manhã, almoço, lanche
da tarde e jantar? (podendo citar alguns alimentos do nosso dia a dia como:
pão, café, arroz, carne,
Após, o professor salientará sobre a importância da responsabilidade que
cada um precisa ter, principalmente, os adultos.
Todos nós precisamos trabalhar para conseguirmos nos manter. Mas, também
não podemos deixar em nenhum momento a parte da diversão. Foi o que a formiga
fez, além de ajudar acabou se divertindo juntamente com a cigarra.
A seguir, o professor interrogará cada um, sobre o que desejam ser,
profissionalmente quando crescer. Expondo, as variedades de profissões
existentes para motivá-los a sonhar usando a imaginação.
Após, o professor dirá que, a formiga foi muito hospitaleira com a
cigarra, recebeu em sua casa, alimentou e aqueceu com roupas e uma sopa
quentinhas. Isso se chama empatia, se colocar no lugar do outro, quando estão
precisando de ajuda é o que devemos fazer com nossos colegas quando precisam de nós.
Posteriormente, o professor, mencionará o frio que a cigarra estava
sentido naquele momento evidenciando que o inverno é uma das quatro estações do
ano.
A seguir o professor, ressaltará sobre cada uma das estações e
perguntará para os alunos, qual delas eles gostam mais e porque?
Os alunos, compreenderão que existem tipos de frutas que só produzem no
inverno e outras apenas no verão, mas também, encontramos algumas frutas que
são produzidas durante o ano inteiro.
Para a próxima aula, o professor pedirá para os alunos pesquisarem sobre
os tipos de frutas que produzem em cada estação do ano. E para os alunos que
conseguirem, trazer uma fruta de suas casas, para juntos realizarem uma
deliciosa salada de frutas na próxima aula.
2º Dia
O professor, iniciará com uma conversa relembrando a aula anterior e em
seguida perguntará se todos realizaram suas pesquisas sobre as frutas de cada
estação do ano.
O professor, evidenciará sobre a importância de uma boa alimentação,
incluindo as frutas todos os dias em nossos cardápios como meio de manter a
saúde física.
O professor, citará algumas vitaminas da laranja, do limão, do kiwi, a
vitamina C, vitamina A e seus benefícios para nosso organismo.
A seguir, o professor fará indagações sobre, como cultivar algumas frutas
em seus quintais, como a laranja, o pêssego, a ponkan e o que precisa para
cultivar, como água, o ar e terra...
O professor, fará um registro dos nomes das frutas que serão utilizadas
na salada de frutas, para, em outro momento realizar uma atividade de ditado
das frutas com o auxilio alfabeto móvel.
Após, todos juntos farão a deliciosa salada de frutas e poderão degustar
a vontade.
Para finalizar, os alunos realizarão um momento dinâmico sobre as quatro
estações do ano. A turma será dividida em quatro grupos e cada grupo irá
representar uma estação do ano. Farão a produção de cartazes e vestimentas
adequadas para a estação representada. As vestimentas serão providenciadas
antecipadamente pelo professor.
Finalizando, com uma seção de fotos do trabalho produzido e representado
pelos grupos.
SUGESTÃO DE LIVRO
CLIQUE NA IMAGEM
DOIS PLANOS DE AULA COM O TEMA: ANIMAIS
Plano: Uma aula
Intencionar, a conscientização sobre o direitos, respeito e a proteção humana como: higiene, saúde e alimentação.
"Era uma vez um gato xadrez
Caiu da janela e foi só uma vez.
Era uma vez um gato azul
Levou um susto e fugiu pro sul.
Era uma vez um gato Vermelho
Entrou no banheiro e fez careta no espelho.
Era uma vez um gato amarelo
Esqueceu de comer e ficou meio magrelo.
Erra uma vez um gato verde
Ele era preguiçoso e foi deitar na rede.
Era uma vez um gato colorido
Brincava com os amigos
E era muito divertido.
Era uma vez um gato laranja
Ficou doente e só queria canja.
Era uma vez um gato marrom
Olhou pra gata e fez “Rom Rom”.
Era uma vez um gato rosa
Comeu uma sardinha deliciosa.
Era uma vez um gato preto
Era teimoso e brincou com um espeto.
Era uma vez um gato branco
Era tao sapeca que pulou do barranco.
Era uma vez um gato Xadrez…
Quem gostou desta história que conte outra vez…"
Plano: Duas aulas
Material
Anel
Material
Nenhum
Material
Nenhum, (somente o uso das mãos)
Como brincar
Todos sentados em círculo um vai massageando os ombros do outro ou outras partes como braços, cabeça, costas, seguindo o direcionamento do professor, proporcionando relaxamento e tranquilidade.
Material
Lenço
Como brincar
A brincadeira é preparada com todos os jogadores dando as mãos, formando uma roda e sentando em seu devido lugar, todos de frente para o centro da roda. Um dos jogadores, que será o “pegador”, deverá sair desta roda para iniciar a brincadeira. Ele estará segurando um lenço ou outro objeto que seja leve e enquanto isso ele estará andando por trás de todos os jogadores que estarão sentados. A qualquer momento o “pegador” deixará o lenço que segura, atrás de um dos jogadores que está sentado, tentando fazer da forma mais sutil para que este e ninguém mais perceba. Quando este jogador que foi escolhido pelo “pegador” perceber que o lenço está atrás dele, deve levantar com o lenço na mão em perseguição do “pegador” em torno do círculo. Normalmente há algum combinado de quantas voltas o “pegador” deverá dar uma volta na antes de sentar no lugar daquele que levantou. Enquanto acontece a perseguição, os demais jogadores que estão sentados podem cantar a música: "Corre cutia".
O professor, iniciará com uma roda de conversa sobre animais, depois o professor irá contar uma história sobre animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário