A violência doméstica contra crianças e adolescentes tem sido um fator impactante em toda a sociedade.
A instabilidade emocional de uma criança ou adolescente pode ser um alerta ao professor de que alguma coisa pode estar errada. Nem sempre, terá ligação com a violência, há certas mudanças na rotina familiar que acabam interferindo na aprendizagem e requer atenção do profissional da educação.
Com essas cartinhas o professor poderá fazer uma certa sondagem de forma lúdica sobre o que se passa dentro dos lares de seus alunos.
São 50 cartinhas com perguntas simples relacionadas ao dia a dia da criança. As perguntas exigem apenas a espontaneidade dos alunos que, ao responder ludicamente estarão abrindo certas verdades que muitas vezes estão ocultas e ao mesmo tempo sufocando a criança de alguma forma.
O professor poderá refletir sobre as respostas e se for o caso, deverá estar levando para junto à diretiva da escola para uma análise e se juntos julgarem necessário poderão tomar algumas providências.
É claro que, o professor não poderá sair julgando
tudo como um caso de “violência doméstica”, precisa ter muita sabedoria antes
de expor a família ou até mesmo a criança à uma situação constrangedora, mas
quando se trata de crianças, tudo é válido em termos de atenção e prevenção.
50 cartinhas
Uma caixinha
Música
Como jogar
Com todos sentados em círculo no chão ou em cadeiras. Ao som de uma música bem alegre à escolha do professor.
As cartinhas estarão dentro da caixa.
Quando a música começar tocar os alunos terão que ir passando a caixinha com as cartas das perguntas. Ao parar a música o aluno que estiver segurando a caixa terá que abrir a caixa, retirar uma cartinha ler a pergunta e responder.
A seguir, vai passando a caixa até que todos participem.
📌 Dígrafos
📌Atividades com material dourado
Nenhum comentário:
Postar um comentário