ATIVIDADE
LÚDICA
PDF PARA IMPRIMIR AQUI
O
aluno poderá fazer uso de recursos como: cubinhos do material dourado, palitos
de sorvete e outros.
JOGO
TRILHA DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
MATERIAL
1 TRILHA COM CONTINHAS (+ e -)
1 DADO
COMO JOGAR
COM DOIS OU TRÊS JOGADORES
CADA JOGADOR NA SUA VEZ, TERÁ QUE JOGAR O DADO
PARA SABER QUAL CASA DA TRILHA IRÁ AVANÇAR.
A SEGUIR, O JOGADOR TERÁ QUE RESOLVER A
CONTINHA PRESENTE NA CASA. SE ACERTAR PERMANECE NA CASA E PASSA A VEZ PARA
OUTRO JOGADOR.
SE ERRAR A CONTINHA SERÁ OBRIGADO A VOLTAR UMA
CASA E PASSA A VEZ.
E ASSIM SE PROCEDE, ATÉ ALGUÉM CHEGAR NA FINAL E
VENCER O JOGO.
Sugestão de recursos para realizar as continhas:
(cubinhos do material dourado, palitos de sorvete ou tampinhas pet.
TRILHA DA MATEMÁTICA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS
ATIVIDADES NUMERAIS: ANTES E O DEPOIS
ATIVIDADES PARA TRABALHAR OS NÚMEROS QUE VEM ANTES E DEPOIS
A criança vai observar os degraus da escada e completar com os números que estão faltando nos degraus.
Para resolver essa atividade a criança vai observar o modelo dos balões e seguir a sequência do antes e depois.
CONCEITOS TRABALHADOS
Raciocínio lógico
Noções do antes e o depois
Concentração
Coordenação motora fina
DOWLOADS
ATIVIDADES PARA TRABALHAR ADIÇÃO
Esta atividade se aproxima do jogo de dois dados. É como se a criança jogasse os dois dados e depois realizasse a soma dos dois, registrando ao lado o valor da soma total.
CONCEITOS TRABALHADOS
📌Noções de quantidades
📌Compreensão de números e cálculos
📌Raciocínio lógico
📌Coordenação motora fina
PARA BAIXAR É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO
ATIVIDADES PARA TRABALHAR FINANÇAS
A criança precisa aprender desde pequena a valorizar o dinheiro a partir do pouco que estiver em suas mãos.
Sugestão de atividade para trabalhar finanças em sala de aula
Dia do brigadeiro
O professor poderá arrecadar um pequeno valor com os seus alunos para comprar os ingredientes para o brigadeiro.
Um grupo fica responsável para fazer os brigadeiros com a ajuda do professor ou até mesmo dos seus pais.
Os demais alunos poderão ajudar vendendo os brigadeiros para as outras turmas da escola no horário do recreio.
No final, o valor dos brigadeiros será somado e subtraído pelo valor arrecadado para comprar os ingredientes. O valor arrecadado deverá ser devolvido para quem colaborou. Em seguida, o valor restante também será dividido entre os participantes da turma.
Os alunos terão noção de quantidades e valores que representam lucros e gastos, vantagens e desvantagens.
Sugestão de jogo
Jogo monetário para trabalhar valores
Você poderá comprar os dinheirinhos nas lojinhas de sua cidade e uma bolinha de ping pong.
Organize fichinhas que representam os valores para ir somando.
É muito fácil depois fazer o jogo dentro de uma caixa de papelão ´é só estipular um valor a ser atingido pelos jogadores.
Exemplo:
R$20,00
Cada jogador terá 3 ou 4 vezes para jogar a bolinha e tirar os valores para ir somando até obter o valor estipulado.
Cada valor que cair a bolinha será representado por uma fichinha com o mesmo valor para ir somando até obter o valor estipulado.
O vencedor será quem chegar primeiro ao valor estipulado.
Elaborar um jogo de matemática para alunos do 1º
E 2º ano pode ser uma maneira divertida e eficaz de reforçar conceitos
matemáticos básicos. Aqui estão algumas ideias para criar um jogo educativo:
Quebra-Cabeça de Números: Faça um
quebra-cabeça onde as peças têm números escritos nelas. Os alunos precisam
montar o quebra-cabeça em ordem numérica correta.
Bingo de Adição e Subtração: Crie
cartelas de bingo com operações de adição e subtração adequadas à idade. Em
seguida, faça chamadas de problemas matemáticos e os alunos devem resolver e
marcar os números corretos em suas cartelas.
Corrida dos Números:
Desenhe uma pista de corrida com espaços numerados. Faça perguntas matemáticas
aos alunos. Cada vez que responderem corretamente, podem mover uma peça para
frente no tabuleiro.
Memória Matemática: Faça
cartas de memória com problemas matemáticos em uma carta e suas respostas
correspondentes em outra. Os alunos viram duas cartas por vez, tentando fazer
pares correspondentes de problema e solução.
Jogo da Velha Matemático: Transforme o jogo da
velha em um desafio matemático. Os alunos devem resolver um problema matemático
para colocar sua marca no tabuleiro.
Dominó de Números: Crie
um jogo de dominó onde os alunos devem combinar números que somem ou subtraiam
para um valor específico.
Caça ao Tesouro Matemática:
Esconda pistas pela sala de aula que levem os alunos a resolverem problemas
matemáticos para descobrir a próxima pista e, eventualmente, encontrar o
tesouro.
Estoure o Balão Matemático:
Escreva problemas matemáticos em pedaços de papel dentro de balões. Os alunos
devem resolver o problema para estourar o balão e encontrar a próxima pergunta.
Certifique-se de adaptar as atividades ao nível
de habilidade e interesse dos alunos, mantendo-as desafiadoras, mas ainda assim
acessíveis. Além disso, é importante que o jogo seja divertido e envolvente
para manter o interesse dos alunos e maximizar a aprendizagem.
OUTRA ATIVIDADE DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA BAIXAR EM PDF AQUI
NOME:------------------------------------------------------------------
ANO:------
ATIVIDADES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA VOCÊ:
1 - Adição Básica:
5 + 3 =
8 + 2 =
12 + 4 =
2 - Subtração Básica:
10 - 3 =
7 - 2 =
15 - 6 =
3 - Misturado (Adição e Subtração):
6 + 2 - 3 =
9 - 4 + 5 =
14 + 3 - 7 =
Problemas de Palavras:
4 - João tinha 8 maçãs e deu 3 para Maria.
Quantas maçãs ele tem agora?
5 - Ana tem 12 balas e ela comeu 5. Quantas
balas ela tem agora?
6 - Pedro tinha 15 figurinhas. Ele recebeu mais
7 do amigo. Quantas figurinhas Pedro tem agora?
Desafio:
7 - Se Ana tem 20 reais e ela comprou um livro
por 12 reais e uma caneta por 5 reais, quanto dinheiro ela terá sobrando?
ATIVIDADES DE MULTIPLICAÇÃO PARA O 3º ANO:
Colorindo a Tabuada:
Crie
uma folha de colorir com uma grade de multiplicação. Por exemplo, a
célula onde a linha é "3" e a coluna é "4" seria colorida
de verde. Peça aos alunos para resolver as multiplicações e colorir a grade de
acordo.
Jogo da Memória da Multiplicação: Faça
cartões com multiplicadores de um lado e seus produtos correspondentes do outro
lado. Os alunos jogam o jogo da memória em pares, virando cartas para encontrar
os pares de multiplicadores e produtos correspondentes.
Caça ao Tesouro Matemático:
Esconda cartões de multiplicação pela sala de aula ou área de recreio. Cada
cartão tem uma multiplicação escrita. Os alunos devem encontrar os cartões e
resolver as multiplicações para descobrir a pista para o próximo cartão.
Desafio de Problemas:
Apresente problemas de palavra que envolvam situações do cotidiano, como
"Se cada caixa tem 6 lápis e há 4 caixas, quantos lápis no total?"
Encoraje os alunos a desenhar ou usar objetos concretos para ajudar a resolver
os problemas.
Cartões de Perguntas e Respostas:
Faça
uma série de cartões com perguntas de multiplicação de um lado e as respostas
do outro. Os alunos podem emparelhar-se e testar uns aos outros, ou você pode
distribuir os cartões e fazer uma rodada onde cada aluno responde a uma
pergunta.
Criação de Histórias de Multiplicação:
Peça
aos alunos que criem pequenas histórias que envolvam situações de
multiplicação. Por exemplo, "João tinha 3 cestas. Em cada cesta, ele
colocou 4 maçãs. Quantas maçãs ele tinha no total?"
Jogo alvo da Multiplicação:
Desenhe um grande alvo com diferentes números nele. Os alunos lançam dardos, ou podem jogar com grão de feijão em cima da mesa e multiplicam os números nos quais caírem. Eles podem competir entre si para ver quem consegue a maior pontuação.