segunda-feira, 6 de abril de 2020

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA



JOGO DE MATEMÁTICA
ADIÇÃO

ATIVIDADE LÚDICA

PDF PARA IMPRIMIR AQUI


O aluno poderá fazer uso de recursos como: cubinhos do material dourado, palitos de sorvete e outros.

PARA BAIXAR AS 60 ATIVIDADES É CLICAR AQUI 


T



RILHA DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO


JOGO

TRILHA DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

MATERIAL

1 TRILHA COM CONTINHAS (+ e -)

1 DADO

COMO JOGAR

COM DOIS OU TRÊS JOGADORES

CADA JOGADOR NA SUA VEZ, TERÁ QUE JOGAR O DADO PARA SABER QUAL CASA DA TRILHA IRÁ AVANÇAR.

A SEGUIR, O JOGADOR TERÁ QUE RESOLVER A CONTINHA PRESENTE NA CASA. SE ACERTAR PERMANECE NA CASA E PASSA A VEZ PARA OUTRO JOGADOR.

SE ERRAR A CONTINHA SERÁ OBRIGADO A VOLTAR UMA CASA E PASSA A VEZ.

E ASSIM SE PROCEDE, ATÉ ALGUÉM CHEGAR NA FINAL E VENCER O JOGO.

Sugestão de recursos para realizar as continhas: 

(cubinhos do material dourado, palitos de sorvete ou tampinhas pet.


TRILHA DA MATEMÁTICA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS




JOGO TRILHA DA MATEMÁTICA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS
COMO JOGAR 
Em dupla
Os jogadores terão que resolver todas as questões e anotar a resposta em uma folha.
A seguir, o professor realizará a correção. 
Vence a dupla que acertar todas as questões.



JOGO DOS TRÊS DADOS
(ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO)
 
Três dados e palitos de sorvete
Como jogar 
Em dupla ou grupo
Cada jogador na sua vez, jogará os três dados.
A seguir escolhe os dois com maior quantidade para somar. A soma dos dois dados será subtraído pelo terceiro dado. 



ATIVIDADES NUMERAIS: ANTES E O DEPOIS



ATIVIDADES PARA TRABALHAR OS NÚMEROS QUE VEM ANTES E DEPOIS

A criança vai observar os degraus da escada e completar com os números que estão faltando nos degraus.




Para resolver essa atividade a criança vai observar o modelo dos balões e seguir a sequência do antes e depois.

 





CONCEITOS TRABALHADOS

Raciocínio lógico

Noções do antes e o depois

Concentração

Coordenação motora fina


PARA BAIXAR É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO
DOWLOADS





ATIVIDADES PARA TRABALHAR ADIÇÃO

Esta atividade se aproxima do jogo de dois dados. É como se a criança jogasse os dois dados e depois realizasse a soma dos dois, registrando ao lado o valor da soma total.

CONCEITOS TRABALHADOS

📌Noções de quantidades

📌Compreensão de números e cálculos

📌Raciocínio lógico

📌Coordenação motora fina 






PARA BAIXAR É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

ATIVIDADES PARA TRABALHAR FINANÇAS

A criança precisa aprender desde pequena a valorizar o dinheiro a partir do pouco que estiver em suas mãos.

Sugestão de atividade para trabalhar finanças em sala de aula

Dia do brigadeiro

O professor poderá arrecadar um pequeno valor com os seus alunos para comprar os ingredientes para o brigadeiro.

Um grupo fica responsável para fazer os brigadeiros com a ajuda do professor ou até mesmo dos seus pais.

Os demais alunos poderão ajudar vendendo os brigadeiros para as outras turmas da escola no horário do recreio.

No final, o valor dos brigadeiros será somado e subtraído pelo valor arrecadado para comprar os ingredientes. O valor arrecadado deverá ser devolvido para quem colaborou. Em seguida, o valor restante também será dividido entre os participantes da turma.

Os alunos terão noção de quantidades e valores que representam lucros e gastos, vantagens e desvantagens.


Sugestão de jogo

Jogo monetário para trabalhar valores



Você poderá comprar os dinheirinhos nas lojinhas de sua cidade e uma bolinha de ping pong.

Organize fichinhas que representam os valores para ir somando.

É muito fácil depois fazer o jogo dentro de uma caixa de papelão ´é só estipular um valor a ser atingido pelos jogadores.

Exemplo:

R$20,00

Cada jogador terá 3 ou 4 vezes para jogar a bolinha e tirar os valores para ir somando até obter o valor estipulado.

Cada valor que cair a bolinha será representado por uma fichinha com o mesmo valor para ir somando até obter o valor estipulado.

O vencedor será quem chegar primeiro ao valor estipulado. 


PARA BAIXAR É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO


OUTRA SUGESTÃO DE JOGOS, PODENDO APROVEITAR OS MESMO JOGOS QUE ESTÃO PRONTOS E DISPONÍVEIS AQUI NO BLOG.

Elaborar um jogo de matemática para alunos do 1º E 2º ano pode ser uma maneira divertida e eficaz de reforçar conceitos matemáticos básicos. Aqui estão algumas ideias para criar um jogo educativo:

Quebra-Cabeça de Números: Faça um quebra-cabeça onde as peças têm números escritos nelas. Os alunos precisam montar o quebra-cabeça em ordem numérica correta.

Bingo de Adição e Subtração: Crie cartelas de bingo com operações de adição e subtração adequadas à idade. Em seguida, faça chamadas de problemas matemáticos e os alunos devem resolver e marcar os números corretos em suas cartelas.

Corrida dos Números: Desenhe uma pista de corrida com espaços numerados. Faça perguntas matemáticas aos alunos. Cada vez que responderem corretamente, podem mover uma peça para frente no tabuleiro.

Memória Matemática: Faça cartas de memória com problemas matemáticos em uma carta e suas respostas correspondentes em outra. Os alunos viram duas cartas por vez, tentando fazer pares correspondentes de problema e solução.

Jogo da Velha Matemático: Transforme o jogo da velha em um desafio matemático. Os alunos devem resolver um problema matemático para colocar sua marca no tabuleiro.

Dominó de Números: Crie um jogo de dominó onde os alunos devem combinar números que somem ou subtraiam para um valor específico.

Caça ao Tesouro Matemática: Esconda pistas pela sala de aula que levem os alunos a resolverem problemas matemáticos para descobrir a próxima pista e, eventualmente, encontrar o tesouro.

Estoure o Balão Matemático: Escreva problemas matemáticos em pedaços de papel dentro de balões. Os alunos devem resolver o problema para estourar o balão e encontrar a próxima pergunta.

Certifique-se de adaptar as atividades ao nível de habilidade e interesse dos alunos, mantendo-as desafiadoras, mas ainda assim acessíveis. Além disso, é importante que o jogo seja divertido e envolvente para manter o interesse dos alunos e maximizar a aprendizagem.

 

OUTRA ATIVIDADE DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA BAIXAR EM PDF AQUI

NOME:------------------------------------------------------------------

ANO:------

ATIVIDADES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA VOCÊ:

1 - Adição Básica:

5 + 3 =

8 + 2 =

12 + 4 =

2 - Subtração Básica:

10 - 3 =

7 - 2 =

15 - 6 =

3 - Misturado (Adição e Subtração):

6 + 2 - 3 =

9 - 4 + 5 =

14 + 3 - 7 =

 

Problemas de Palavras:

4 - João tinha 8 maçãs e deu 3 para Maria. Quantas maçãs ele tem agora?

 

 

5 - Ana tem 12 balas e ela comeu 5. Quantas balas ela tem agora?

 

 

6 - Pedro tinha 15 figurinhas. Ele recebeu mais 7 do amigo. Quantas figurinhas Pedro tem agora?

 

 

Desafio:

7 - Se Ana tem 20 reais e ela comprou um livro por 12 reais e uma caneta por 5 reais, quanto dinheiro ela terá sobrando?

 


ATIVIDADES DE MULTIPLICAÇÃO PARA O 3º ANO:

Colorindo a Tabuada:

Crie uma folha de colorir com uma grade de multiplicação. Por exemplo, a célula onde a linha é "3" e a coluna é "4" seria colorida de verde. Peça aos alunos para resolver as multiplicações e colorir a grade de acordo.

Jogo da Memória da Multiplicação: Faça cartões com multiplicadores de um lado e seus produtos correspondentes do outro lado. Os alunos jogam o jogo da memória em pares, virando cartas para encontrar os pares de multiplicadores e produtos correspondentes.

Caça ao Tesouro Matemático: Esconda cartões de multiplicação pela sala de aula ou área de recreio. Cada cartão tem uma multiplicação escrita. Os alunos devem encontrar os cartões e resolver as multiplicações para descobrir a pista para o próximo cartão.

Desafio de Problemas:

Apresente problemas de palavra que envolvam situações do cotidiano, como "Se cada caixa tem 6 lápis e há 4 caixas, quantos lápis no total?" Encoraje os alunos a desenhar ou usar objetos concretos para ajudar a resolver os problemas.

Cartões de Perguntas e Respostas:

Faça uma série de cartões com perguntas de multiplicação de um lado e as respostas do outro. Os alunos podem emparelhar-se e testar uns aos outros, ou você pode distribuir os cartões e fazer uma rodada onde cada aluno responde a uma pergunta.

Criação de Histórias de Multiplicação

Peça aos alunos que criem pequenas histórias que envolvam situações de multiplicação. Por exemplo, "João tinha 3 cestas. Em cada cesta, ele colocou 4 maçãs. Quantas maçãs ele tinha no total?"


Jogo alvo da Multiplicação

Desenhe um grande alvo com diferentes números nele. Os alunos lançam dardos, ou podem jogar com grão de feijão em cima da mesa e multiplicam os números nos quais caírem. Eles podem competir entre si para ver quem consegue a maior pontuação.


 

PARA BAIXAR O ALVO DA MULTIPLICAÇÃO CLICAR AQUI
LEIA DE GRAÇA 
CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO

livros para educação


VAI FAZER CONCURSO? ESTUDE DE GRAÇA.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

domingo, 5 de abril de 2020

ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA

SUGESTÃO PARA PLANO DE AULA

TEMA FAMÍLIA


Conceitos trabalhados
Linguagem oral e escrita
Coordenação motora
Afetividade
Socialização
Movimentos corporais
Raciocínio lógico
Concentração
Matemática

Proposta 1

Dinâmica, com música e perguntas pessoais sobre: higiene, alimentação e valores familiares.

Ao som da música “Formiguinha” Mundo da Criança (cantando com o corpo) Ou outra música a escolha do professor.

Música

Fui no mercado comprar café

Veio a formiguinha e subiu no meu pé

Eu sacudi, sacudi, sacudi

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar um coelho,

Veio a formiguinha e subiu no meu joelho.

E eu sacudi, sacudi, sacudi,

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar cebola roxa

E a formiguinha e subiu na minha coxa

Eu sacudi, sacudi, sacudi

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar bis,

E a formiguinha subiu no meu nariz

Eu sacudi, sacudi, sacudi;

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar ameixa,

Veio a formiguinha e subiu na minha bochecha.

E eu sacudi, sacudi, sacudi;

Eu sacudi, sacudi, sacudi;

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar repolhos;

Veio a formiguinha e subiu no meu olho.

Eu sacudi, sacudi, sacudi,

Mas, a formiguinha não parava de subir.

Fui no mercado comprar jerimum

E veio a formiguinha e subiu no meu bumbum.

Eu sacudi, sacudi, sacudi,

Mas, a formiguinha não parava de subir. 

 


Os alunos vão passando uma caixinha fechada com as perguntas que fazem parte do cotidiano familiar. Quando a música parar o aluno que estiver com a caixinha, vai retirar um papelzinho e realizará uma pergunta para o colega da direita e assim sucessivamente até que todos participem.

Perguntas para a dinâmica:

Que horas você acorda pela manhã na sua casa?

Você arruma a sua cama, quando acorda?

Você ajuda sua família nas tarefas de casa?

Você gosta de verduras e frutas?

Você toma banho todos os dias?

Você gosta de lavar os cabelos e escovar os dentes?

Você costuma ir dormir cedo ou tarde?

Você respeita os idosos?

Você assiste televisão o dia inteiro?

Você gosta de brincar ao ar livre?

Você acessa a internet todos os dias?

Você ajuda organizar sua casa?

Você lava as mãos antes das refeições?

Como quem você costuma brincar todos os dias?

Quantas vezes você, costuma comer durante o dia na sua casa?

Você costuma comer muito doce?

Em seguida, os alunos farão um relato por escrito ou em forma de desenho, de como é a sua família.

Proposta 2

Construção de uma tabela

O professor pedirá para os alunos responderem umas questões sobre a sua família, uma forma de entrevista:

Qual das refeições você costuma fazer junto com sua família?  Qual é seu momento preferido? (Evidenciando que, devido ao trabalho, nem sempre é possível todos estarem em casa durante as refeições).

(  ) Café da Manhã

(  ) Almoço

(  ) Lanche ou café da tarde

(  ) Jantar

(  ) Nenhuma


Nº de alunos
Café da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Jantar
Nenhuma
8





7





6





5





4





3





2





1





Depois, os alunos auxiliarão o professor na construção de uma tabela, desenhando na lousa com giz e preenchendo-o com as respostas obtidas. (Modelo abaixo). (O número de alunos, será o mesmo da turma).

A segui, o professor problematizará sobre os resultados, exemplo: Qual das alternativas obteve maior número de respostas? E qual obteve menos respostas? Quantos alunos foram entrevistados? Somando as respostas do café da manhã com o almoço, qual será a quantidade? Qual a diferença entre a resposta almoço e nenhuma?

Proposta 3

Como é sabido, haverá aluno que ficará sem marcar nada. No entanto, o professor poderá propor para os alunos uma atividade para o final de semana, um momento marcante para eles com alguém de sua família, seja pai, mãe, tio, primo ou responsável, evidenciando que família são aqueles que moram conosco e cuidam uns dos outros e não apenas de sangue. E na próxima aula, todos poderão compartilhar com os colegas da turma, como foi o programa em família no final de semana.


ATIVIDADE PARA TRABALHAR O DIA DA FAMÍLIA COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:

 

Título da Atividade: "Minha Família Especial"

Objetivo:

Reconhecer a importância da família na vida das crianças.

Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita.

Promover a integração entre a escola e a família.

Materiais necessários:

Papel

Lápis de cor, canetas coloridas, giz de cera, etc.

Fotos da família (opcional)

Procedimento:

Discussão Inicial:

Inicie a atividade discutindo a importância das famílias. Pergunte aos alunos o que significa para eles ter uma família, quem faz parte de suas famílias, etc.

Desenho da Família:

Peça aos alunos que desenhem suas famílias em uma folha de papel. Eles podem incluir membros da família, animais de estimação e qualquer outra pessoa importante para eles.

Descrição da Família:

Após terminarem os desenhos, peça aos alunos que escrevam ou ditatem para você uma breve descrição de sua família. Podem ser coisas como quem são as pessoas, o que elas gostam de fazer juntas, etc. Ajude os alunos na escrita, se necessário.

Apresentação:

Permita que os alunos compartilhem seus desenhos e descrições com a turma. Eles podem falar sobre sua família, explicar quem é cada pessoa no desenho e contar uma pequena história sobre algo especial que fazem juntos.

Atividade em Casa (Opcional):

Envie uma tarefa de casa para os alunos. Eles podem entrevistar um membro de sua família sobre a história de sua família, suas tradições, ou mesmo pedir para que a família faça um desenho em conjunto. Na próxima aula, os alunos podem compartilhar o que descobriram ou criaram em casa.

Reflexão:

Conclua a atividade com uma discussão sobre o que os alunos aprenderam sobre suas próprias famílias e sobre as famílias de seus colegas. Pergunte-lhes como se sentiram ao compartilhar essas informações com a turma.

Observações:

Esta atividade pode ser adaptada de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.

Se houver alunos cujas famílias são diferentes das tradicionais, seja sensível e inclusivo, reconhecendo e valorizando todos os tipos de família.

Certifique-se de criar um ambiente acolhedor onde todas as famílias se sintam representadas e respeitadas.

 

Título da Atividade: Explorando Tipos de Famílias

Objetivo:

 Esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos a entender e reconhecer diferentes tipos de famílias, promovendo a aceitação da diversidade familiar e desenvolvendo habilidades de empatia e respeito.

Materiais Necessários:

Papel e canetas coloridas

Recortes de revistas ou imagens impressas que representem diferentes tipos de famílias (famílias com pais biológicos, famílias monoparentais, famílias com pais adotivos, famílias com pais do mesmo sexo, etc.)

Cartolina ou papel cartão

Cola

Tesoura

Passos da Atividade:

Discussão Inicial:

Inicie a atividade com uma discussão em sala de aula sobre o que é uma família. Pergunte aos alunos quais são os diferentes tipos de famílias que eles conhecem. Discuta a ideia de que famílias podem ter diversas formas e estruturas, e que todas são igualmente válidas e merecem respeito.

Apresentação dos Tipos de Famílias:

 Mostre aos alunos imagens ou recortes que representem diferentes tipos de famílias. Explique brevemente cada tipo de família, destacando suas características principais.

Atividade de Colagem:

Divida os alunos em grupos e forneça a cada grupo uma cartolina ou papel cartão, junto com os recortes de imagens e revistas, cola, tesoura e canetas coloridas. Peça aos grupos que criem um cartaz representando um tipo de família específico. Eles devem colar as imagens e escrever algumas palavras ou frases que descrevam essa família. Incentive a criatividade e a inclusão de detalhes que mostrem o amor e o cuidado dentro da família.

Apresentação dos Cartazes:

Depois que os grupos terminarem seus cartazes, convide cada um a apresentar seu trabalho para a classe. Eles devem explicar o tipo de família que escolheram representar e por que acham importante reconhecer e respeitar esse tipo de família.

Discussão e Reflexão:

 Após todas as apresentações, conduza uma discussão em sala de aula sobre o que os alunos aprenderam com a atividade. Pergunte-lhes como se sentiram ao explorar diferentes tipos de famílias e se isso mudou sua perspectiva sobre o que significa ser uma família. Incentive-os a compartilhar suas próprias experiências e opiniões de forma respeitosa.

Atividade Escrita Opcional:

 Como tarefa de casa ou atividade de acompanhamento, peça aos alunos que escrevam um pequeno texto reflexivo sobre a importância de respeitar e valorizar a diversidade de famílias. Eles podem incluir exemplos de como podem demonstrar esse respeito em suas próprias vidas.

Esta atividade não apenas ajuda os alunos a reconhecerem e respeitarem a diversidade de famílias, mas também promove o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo, expressão criativa e reflexão crítica.

 



ARTESANATOS PARA PROFESSORES E PAIS

Painel escolar Clique na imagem para ver promoção      História cachinhos dourados  Clique na imagem