domingo, 12 de abril de 2020

JOGOS COM MATERIAL DOURADO

Antes de trabalhar com os jogos é importante apresentar o material dourado para os alunos, eles precisam conhecer as peças como: cubinho para unidade, barra para dezena, placa para centena e cubo para milhar. Sem conhecimento das peças as questões para os jogos ficarão confuso.


Conceitos trabalhados
Coordenação motora 
Concentração
Raciocínio lógico
Afetividade
Competitividade
Coletividade


JOGO DA VELHA COM MATERIAL DOURADO

MateriaI                                                             
1 tabuleiro
22 cartinhas com número 1;                          
16 cartinhas com número 2;         
12 cartinhas com número 3;
7 cartinhas com número 4;
4 cartinhas com número 5;
2 cartinhas com número 6;
2 cartinhas com número 7;
1 carta-coringa.
Cubinhos e barras do material dourado
Como jogar:
Em dupla.
Jogam o dado ou decidem no par ou ímpar para saber quem irá começar o jogo.
O objetivo do jogo é totalizar 10 pontos, usando quatro cartinhas numa mesma direção (horizontal, vertical ou diagonal).
Depois de embaralhar as cartinhas, um dos participantes distribui três para cada jogador. As cartinhas restantes devem ser colocadas sobre a mesa viradas para baixo.
Deixar um potinho com cubinhos do material dourado no centro da mesa.
O primeiro jogador na sua vez, escolhe uma cartinha e coloca-a em um dos lugares do tabuleiro; em seguida, pega outra cartinha no monte (deve ter sempre três cartas na mão. A seguir cada jogador retira a mesma quantia da carta em cubinhos para si e vai somando até somar 10.
O outro jogador procede da mesma forma.
Quando um jogador completar uma linha com quatro cartas fechando  10, deverá pegar para si uma barrinha do material dourado e deixar ao lado para somar no final..
A carta-coringa pode ser usada para representar qualquer valor.

O vencedor será aquele que estiver com maior a maior quantidade de barrinhas do material dourado no final do jogo.

Tabuleiro e cartinhas do jogo para impressão

OBS. IMPRIMIR AS CARTINHAS DUAS VEZES PARA FECHAR O NÚMERO TOTAL DO JOGO.






ACESSE O LINK ABAIXO PARA IMPRIMIR A TRILHA. 
SUGESTÃO: IMPRIMIR EM FOLHA A3 PARA FICA EM TAMANHO GRANDE.

Jogo: Trilha de mesa

Material

Trilha de mesa

Cartinhas a serem resolvido com o material dourado (unidade, dezena e centenas)

1 Dado

Folha de papel e caneta

Material dourado

Como jogar

Em dupla ou grupos de dois ou três

Os jogadores decidem  quem iniciará a jogada.

O jogador lança o dado para saber quantas casas poderá avançar na trilha.

Cada jogador na sua vez irá retirar uma carta uma atividade de matemática e terá que resolver, utilizando apenas o material dourado. Se acertar terá que marcar sua pontuação na folha ao lado.

Errando ou acertando passará a vez para o próximo jogador. e se procede até que as cartas com as atividades terminem. No final todos terão que contar o número de acertos para saber quem será o vencedor.

A trilha de mesa pode ser impressa na folha A 3 para ficar bem grande e atrativo para o jogo. Podendo fazer umas 4 ou 5 cópias para trabalhar com toda a turma ao mesmo tempo.





 

Jogo: Trilha de chão 

Material

1 trilha grande de chão

1 dado

Cartinhas com as questões a serem resolvidos

Material dourado

Como jogar

Com duas duplas de jogadores.

Um componente de cada dupla ficará em cima da trilha e os outros dois ficarão sentados ao redor de uma mesa para resolver as atividades com o material dourado.

Os jogadores decidem qual dupla irá começar.

O representante da dupla que estiver ao redor da mesa, terá que retirar uma cartinha de atividade e resolver com o auxilio do material dourado.

Se acertar o colega da dupla avança uma casa na trilha e passa a vez para o próximo jogador.

Se errar permanece no lugar.

Vencendo quem chegar primeiro no final da trilha.

COMO FAZE A TRILHA DE CHÃO

Tecido de TNT

Plástico (lona preta)

Agulha e fio para costurar

Tinta de tecido ou tinta guache para marcações 

Como fazer

Cortar o tecido e o plástico no tamanho desejado, costurar à mão ou na máquina como preferir.

O plástico deve ser costurado por baixo juntamente com o tecido. Além de não ficar escorregadio, fica mais pesado, resistente ao vento e não enrola com as pisadas dos alunos durante as brincadeiras e terá uma durabilidade muito maior, podendo até lavar.

Essa trilha é como se fosse uma carta coringa, podendo ser utilizada em vários tipos de jogos.

 

As cartinhas para a impressão, podem ser utilizadas para os dois jogos a cima.
DOWNLOADS DAS CARTAS









Nunca dez 

Com dois ou mais jogadores

Um dado
Material dourado

Os jogadores decidem quem irá começar.

O jogador joga o dado, em seguida conta os números e troca por unidades do material dourado. Quando formar dez, precisa trocar por uma barra.

Quando juntar dez barras deverá trocar por uma placa e assim poderá chegar a um milhar. Vence quem chegar a mil primeiro.


Jogo de tabuleiro (adição e subtração)

Material

Tabuleiro numerado de 0 a 99

Um dado modificado com os sinais de + e –

Material dourado

Como jogar

Com dois ou mais jogadores

Os jogadores decidem quem irá começar. 

O jogador joga o dado modificado para saber o tipo de operação que irá realizar.

Depois jogará duas unidades do material dourado em cima do tabuleiro numerado, para saber quais números terão para a resolução.

A partir destes números terão que resolver as operações utilizando o material dourado.

As operações devem ser sempre do número maior pelo menor. se acertar pega uma barra do material dourado para si.

Quando formar 10 barras vence o jogo.

Para deixar o jogo mais longo, em vez de terminar poderá trocar as dez barras por uma placa e continuar até formar duas placas ou até um cubo de milhar. 

 











Forme 1.000 pontos
Material
Material dourado (barras, placas e cubo).
Dado
Como jogar
Com 4 ou mais jogadores.
Cada número do dado representa uma dezena.
O jogador joga o dado em seguida deverá trocar a quantia representada pelo dado por barrinhas do material dourado. se o número for 3 o jogador ganhará o dobro. quando chegar a dez barrinhas deverá trocar por uma placa de cem unidades, quando formar duas placas o jogador automaticamente ganhará mais duas barrinhas.
O objetivo é chegar a soma de 1.000 para vencer o jogo.

Bingo da tabuada

Material
Material dourado
Cartelas numerados para o bingo
1 Caixa com vários papeizinhos com as questões da tabuada a serem sorteadas.
Como jogar
Dividir a turma em duplas
Distribuir uma cartela para cada dupla de jogadores
Material dourado
O professor fará o sorteio das rodadas a partir da tabuada
Cada dupla terá que resolver as questões por meio do material dourado chegando ao resultado da tabuada cantada pelo professor.
Se a resposta coincidir com um dos números de suas cartelas poderá marcar com uma caneta.
Podendo marcar como: horizontal, diagonal e vertical.
O vencedor receberá um prêmio. 




Downloads das cartelas








Jogo dos três dados 


Conceitos trabalhados:
  • Raciocínio lógico
  • Concentração
  • Afetividade
  • Coletividade
  • Socialização
  • Competição
Material:
Três dados







Procedimento:
Separar os alunos em grupos de três ou quatro;
Distribuir três dados para cada grupo.
Cubinhos (material dourado).
1 folha de papel e um lápis 
Como jogar:
Os jogadores jogam o dado para saber quem irá iniciar.
O primeiro jogador de cada grupo jogará os três dados e depois escolherá os dois dados com os maiores números para fazer a soma. Do resultado dessa soma, ele deve subtrair o número apontado pelo terceiro dado.
Esse resultado indicará a pontuação do jogador.
Se errar o colega poderá ajudar, porém ninguém pontua.
O vencedor será quem fizer mais pontos.
Exemplo: 4 + 1 = 5     5 – 4 = 1
Para realizar a conta será utilizado os cubinhos do material dourado.
A pontuação de cada jogador será anotado na folha de papel. No final será somado os pontos para saber quem é o vencedor.

BARA BAIXAR O LINK DOS DADOS 




Jogo: Pião da matemática


Podendo ser utilizado com alunos do primeiro ano adição e subtração e com alunos do segundo e terceiro ano a multiplicação.

Conceitos trabalhados
Coordenação motora fina
Concentração
Raciocínio lógico
Afetividade
Coletividade
Material
Pião de CD reciclado
Folha de papel, caneta ou lápis
Cubinhos (material dourado)
Como jogar
Em grupo de 3 ou 4.
O grupo terá que fazer uma tabela numa folha de papel com os nomes dos componentes que irão jogar.
Os alunos giram o pião e depois param com o dedo.
O número que o dedo estiver em cima será somado, subtraído ou multiplicado pelo número da tampinha. 
Se acertar, marca na folha e passa a vez para o próximo jogador.
O vencedor será quem estiver com o maior número no final da rodada.
Obs. os cálculos serão realizados com o auxilio do material dourado.



JOGO DE CARTAS - ARESTAS, VÉRTICES E FACES. 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA CONHECER O JOGO


SUGESTÃO DE MATERIAL
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PLANO DE AULA: BAIRROS E CIDADE





Deixo aqui apenas como sugestão para planos de aulas. Talvez você esteja realizando a sua graduação em EAD e não faz ideia de como montar um plano de aula, este é um exemplo de muitos outros planos que existem.

Este plano de aula foi criado exclusivamente para ser trabalhado sobre a cidade de Guarapuava. No entanto poderá ser adaptado para qualquer outra cidade.

Professor:
Estabelecimento:
Professora:
Disciplina:   Metodologia de História         Carga Horária: Dois dias
Série: 3º Ano
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Espaço e tempo nas relações de trabalho, cultura e poder.

CONTEÚDOS BÁSICOS
 Relação entre a construção de tempo, espaço e leitura do mundo pela criança;
 História: componentes curriculares obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Bairro, história, formação e percurso até escola.

OBJETIVOS
Promover a compreensão dos alunos sobre a importância de conhecer o espaço onde estão inseridos;
Relacionar a posição de tempo e a localização;
Estimular o desenvolvimento cognitivo, oralidade, escrita, criticidade e coordenação motora;
Refletir sobre o respeito, a importância da coletividade e afetividade.

METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
1º dia
Iniciará com a apresentação do professor e alunos. A seguir o professor evidenciará a importância de trabalhar sobre a história da cidade onde vivemos e como foram surgindo as ruas, praças, bairros e a necessidade de sabermos nos localizar dentro do território onde estamos inseridos.
Após, por meio de slides será apresentado fotos da cidade de Guarapuava em tempos diferentes, apresentando as transformações históricas e as formações de bairros a partir do crescimento da população e como surgiu.
Em seguida os alunos localizarão o seu bairro no mapa da cidade.
Após, os alunos realizarão uma dinâmica sobre lateralidade como, direita, esquerda, frente, atrás e os quatro pontos cardeais, se posicionando com o corpo, compreendendo que o crescimento da cidade ocorre em todas as dimensões sendo, Norte, Sul, Leste e Oeste.
Em seguida, os alunos participarão da construção de uma maquete cinematográfica gigante da cidade de Guarapuava, compreendendo os sentidos como, rua, semáforo, faixa de pedestre e os meios de transporte utilizados.
Para finalizar, os alunos serão orientados para a próxima aula trazerem material para confecção de uma história em quadrinho.
2º dia
O professor, iniciará com um diálogo e socialização sobre a aula anterior.
Posteriormente, os alunos assistirão um vídeo de 10 minutos sobre “a Geografia das Moradias” acompanhando o processo de transformação histórica de tempo e espaço a partir do trabalho humano e da diversidade cultural.
Subsequentemente, os alunos serão provocados a refletir sobre os tipos de moradias da cidade onde moram.
Após, será feita a produção de uma história em quadrinhos. Os alunos representarão o seu percurso diário da casa até a escola, explorando tipos de moradia, ruas, transportes, comércio e meio ambiente e depois apresentam para os colegas.
Finalizando com uma reflexão sobre o que foi trabalhado e as maravilhas que temos ao nosso redor na cidade de Guarapuava.
Para este momento, podendo finalizar com a entrega das lembrancinhas e despedida.
Avaliação
No segundo dia, será realizado uma atividade avaliativa individual a partir da construção de uma história em quadrinhos. O estudante terá que representar o seu percurso diário de casa até a escola. Será considerado o desenvolvimento cognitivo, a criticidade, compreensão e interação de cada um.
Referências
Fotos histórica de Guarapuava. Disponível em: https://www.facebook.com/antigaguarapuava/.
Vídeo a “Geografia das moradias”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw.


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sexta-feira, 10 de abril de 2020

ATIVIDADES COM PALITOS DE SORVETE

ATIVIDADES COM PALITOS DE SORVETE


atividades palitos de sorvete

Jogo: Dado das formas geométricas
Conceitos trabalhados
Coordenação motora fina, raciocínio lógico, concentração, matemática, percepção visual, arte e socialização.

Material
1 Dado com as figuras informativas para o jogo
Palitos de sorvete
Como jogar
A turma será divida em grupos de três ou quatro, cada grupo receberá um dado com as figuras informativas para o jogo e palitos de sorvete.
Cada jogador, escolherá uma forma do dado para saber quem será o primeiro a jogar.
A seguir, lançarão o dado sobre a mesa, se a forma  escolhida coincidir com a imagem do dado este, iniciará o jogo.
O jogador, lançará o dado para saber qual forma geométrica terá que formar com os números de palitos sugerido pelo próprio dado.
Se conseguir, ficará com os palitos para si e passará a vez para o próximo jogador. E assim sucessivamente, até que todos participem.
Se não conseguir, poderá receber ajuda dos colegas do grupo.
No final da rodada, quem estiver com mais palitos vencerá o jogo.


molde

palitos de sorvete

Os palitos coloridos chamam mais a atenção dos alunos. 
atividades lúdicas com palitos de sorvete

Depois que as crianças se familiarizarem com os palitos, elas irão inventar outras formas.

terça-feira, 7 de abril de 2020

JOGOS COOPERATIVOS


JOGOS COOPERATIVOS

Conceitos trabalhados

Movimentos corporais
Coletividade
Coordenação motora
Afetividade
Socialização


Jogo do bambolê

Atividade 1

JOGOS COOPERATIVOS

Todos em círculo e de mão dadas, sem soltar as mãos, cada um terá  que passar com o corpo todo por dentro do bambolê, um de cada vez até que todos participem. Podendo fazer a volta contrária por umas duas ou três vezes.

Atividade 2 (bambolê)

Transporte coletivo com o bambolê 

Material: bambolê

A turma será dividida em dois grupos e cada grupo com um bambolê.

Um dos componentes de cada grupo terá que transportar os colegas do seu grupo para o outro lado definido pelo professor, de dois em dois mais o motorista do transporte. Ou seja com três pessoas dentro do bambolê terão que caminhar para o outro lado, até que todos sejam transportados. Vence o motorista que terminar o transporte de todos os colegas  antes.

Conceitos trabalhados

Desenvolvimento da coordenação motora, noções de espaço como direita, esquerda e coletividade.

Jogo: com lençol e uma bola

Atividade 1

Futebol de lençol 


JOGOS COOPERATIVOS


A turma poderá ser dividida em duplas ou grupos de 3 ou 4 para cada lado. Cada dupla ou grupo terá que lançar a bola com o lençol para a outra dupla ou grupo, sem derrubar a bola. Vence a equipe com maior números de acertos. A bola também de ser substituída por um bichinho de pelúcia.

Atividade 2 (lençol)

Trenzinho 
Material
Lençol
Como brincar
Os alunos ficam enfileirados e o professor colocará o lençol em cima de suas cabeças. Em seguida todos seguram em volta do lençol e podem sair cantando a música “Eu vou andar de trem.”
Eu vou andar trem
Você vai também
Só falta comprar a
Passagem do velho trem
Passagem do velho trem
Parou!
Todos: Parou!
Mãozinha pra frente
E tchu tchu tchá
E tchu tchu tchá
E tchu tchu tchá
Tchá tchá
Dedinho pra cima
Pezinho pra dentro
Joelhinho dobrado
Cabecinha para o lado
Bundinha pra trás

Atividade 3 (lençol)

Não deixe a bola cair

Material: 
lençol e bola
Como brincar
Todos os alunos seguram em volta do lençol e juntos começam a movimentar o lençol, mas sem deixar a bola cair.

Conceitos trabalhados

Coordenação motora,

movimento corporal, coletividade,

Raciocínio lógico e cognitivo.

Passar por dentro do túnel      


JOGOS COOPERATIVOS
 
Atividade 1

Todos em duplas, formando uma fila. A última dupla inicia passando por baixo do túnel até o início da fila e assim sucessivamente até que todos participem e sem desmanchar o túnel.

Atividade 2 (túnel)

Roubar um par

Como brincar

Formando uma fila dupla e mantendo um túnel,  um vai ficar sem par. Quem estiver sem par terá que roubar um par para si. Não vale violência, apenas deve passar por baixo do túnel e tocar na mão da pessoa que quiser roubar e junto com o par roubado vai até o final do túnel para formar um novo par com a pessoa que escolheu. Quem ficar sozinho, fará o mesmo e assim sucessivamente até que todos participem.

Conceitos trabalhados

Movimentos corporais, coordenação motora, coletividade e afetividade.

Peteca com material reciclável 

JOGOS COOPERATIVOS

Material:

Jornal ou revistas velhas, tecido TNT e sacolas. Cada aluno poderá confeccionar a sua peteca.

Atividade 1 (peteca)

Como brincar

A turma será dividida em duplas, um aluno bate a peteca para o colega e ele terá que devolver batendo com a mão sem derrubar no chão.


Atividade 2 (peteca)
Como brincar

Todos caminhando juntos, cada um com a sua peteca na cabeça, terão que caminhar para a frente, para trás e para os lados, direita e esquerda, seguindo a orientação do professor, sem derrubar a peteca. A seguir todos caminham com a peteca no ombro. 

Depois com a peteca em cima do pé caminhando de dois em dois até a linha de chegada e poderá ser acrescentado mais movimentos e obstáculos.
Atividade 3 (peteca)

Jogar peteca com bacia

Material: 
Duas bacias e uma peteca

Como brincar

Em dupla

Cada um terá que jogar a peteca com a bacia para o colega e ele irá tentar pegar com a outra bacia e assim se procede a brincadeira.

Quem sou eu

Material:
Uma venda para os olhos

Todos em círculo e um ficará no meio com os olhos vendados. Este escolherá um dos colegas da roda e irá apalpar o rosto, as mãos, o cabelo e os braços tentando adivinhar quem é o colega e depois vai trocando até que todos participem.


JOGO DE CARTAS

Para trabalhar os tipos de brincadeiras

Como brincar

Colocar todas as cartinhas em uma caixinha.

Com os alunos sentados em círculo.

Um de cada vez vai tirando uma cartinha e realizando a leitura sobre a brincadeira.

A seguir, a criança irá contar para os colegas como funciona essa brincadeira.

Se ela não souber, o professor vai realizar uma rápida pesquisa no celular e explicar para a turma como brincar. Se houver alguém entre os colegas que conheça a brincadeira pode levantar a mão e compartilhar.

No final, os alunos poderão escolher uma das brincadeiras para brincar no pátio da escola.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

PLANO DE AULA: VERBOS E SUBSTANTIVOS





I. Identificação

TURMA:       4º Ano   Do Ensino Fundamental

Plano: Uma aula                

PROFESSOR(A): 

II. Tema: Verbos e Substantivos

III. OBJETIVOS

GERAL:

Compreender o significado de verbos e substantivos de forma dinâmica, valorizando a arte e a música. Desenvolvendo a linguagem oral, escrita, raciocínio lógico, noção espaciais e outros.

ESPECÍFICOS:

Instigar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a oralidade e escrita.

Promover a compreensão da arte e da música.

Oportunizar a ampliação de vocabulário.

Construir valores, coletividade e afetividade.

Metodologia: A partir da música “Ora Bolas” será trabalhado questões sobre verbos e substantivos, visando a compreensão de conhecimentos da língua portuguesa, arte e outros. Todas as atividades serão mediadas pelo professor, com intenções de propor ao aluno diferentes meios de aprendizagem, sem visar ou priorizar um método mecânico de ensino.

V. Ações didáticas

Ação didática I: Música

O professor iniciará um diálogo sobre: o que é verbo e substantivo, em seguida colocará uma música para os alunos ouvirem prestando bem a atenção na letra. 

Após, os alunos terão que identificar os verbos e os substantivos da música, compreendendo que verbos são palavras que apresentam uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz, ex: (fazer, mandar, jogar, construir, comprar, dançar, pular e outros).

Posteriormente, terão que identificar os substantivos que são representados pela classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e fenômenos, os substantivos também nomeiam: lugares, cidades, sentimentos, ação, qualidade honestidade e outros.

Consecutivamente, o professor pedirá aos alunos, em duplas para fazerem uma parodias da música “Ora Bolas” trocando os verbos e substantivos presente na música.

Ação didática II: apresentação da paródia

Os alunos se expressarão por meio da música "paródia". 

Subsequentemente, será realizado uma dinâmica com todos sentados em círculo, um de cada vez terá que falar uma frase sem utilizar verbo.

Após, o professor evidenciará aos alunos que, o verbo faz parte do nosso cotidiano, sem ele é impossível formar frases, pois o verbo dá sentido à todas as ações.

Recursos: Música, papel e lápis.

Observação: a letra e a música para essa atividade, encontra-se na internet.


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