Série: 3º Ano
Conheça o nosso canal de conhecimentos gerais
Atividades, jogos cooperativos, brincadeiras, jogos de cartas, tabuleiros, trilhas e planos de aulas.
Conheça o nosso canal de conhecimentos gerais
Conceitos trabalhados
Movimentos corporais
Coletividade
Coordenação motora
Afetividade
Socialização
Jogo do bambolê
Atividade 1
Todos em círculo e de mão dadas, sem soltar as mãos, cada um terá que passar com o corpo todo por dentro do bambolê, um de cada vez até que todos participem. Podendo fazer a volta contrária por umas duas ou três vezes.
Atividade 2 (bambolê)
Transporte coletivo com o bambolê
Material: bambolê
A turma será dividida em dois grupos e cada grupo com um bambolê.
Um dos componentes de cada grupo terá
que transportar os colegas do seu grupo para o outro lado definido pelo
professor, de dois em dois mais o motorista do transporte. Ou seja com três
pessoas dentro do bambolê terão que caminhar para o outro lado, até que todos
sejam transportados. Vence o motorista que terminar o transporte de todos os
colegas antes.
Conceitos trabalhados
Desenvolvimento da coordenação motora,
noções de espaço como direita, esquerda e coletividade.
Jogo: com lençol e uma bola
Atividade 1
Futebol de lençol
Atividade 3 (lençol)
Não deixe a bola cair
Material:
lençol e bola
Como brincar
Todos os alunos seguram em volta do lençol e juntos começam a movimentar
o lençol, mas sem deixar a bola cair.
Conceitos trabalhados
Coordenação motora,
movimento corporal, coletividade,
Raciocínio lógico e cognitivo.
Passar por dentro do túnel
Todos em duplas, formando uma fila. A
última dupla inicia passando por baixo do túnel até o início da fila e assim
sucessivamente até que todos participem e sem desmanchar o túnel.
Atividade 2 (túnel)
Roubar um par
Como brincar
Formando uma fila dupla e mantendo um
túnel, um vai ficar sem par. Quem estiver sem par terá que roubar um
par para si. Não vale violência, apenas deve passar por baixo do túnel e tocar
na mão da pessoa que quiser roubar e junto com o par roubado vai até o final do
túnel para formar um novo par com a pessoa que escolheu. Quem ficar sozinho,
fará o mesmo e assim sucessivamente até que todos participem.
Conceitos trabalhados
Movimentos corporais, coordenação
motora, coletividade e afetividade.
Peteca com material reciclável
Jornal ou revistas velhas, tecido TNT e
sacolas. Cada aluno poderá confeccionar a sua peteca.
Atividade 1 (peteca)
Como brincar
A turma será dividida em duplas, um aluno bate a peteca para o colega e ele terá que devolver batendo com a mão sem derrubar no chão.
Atividade 2 (peteca)
Como brincar
Todos caminhando juntos, cada um com a
sua peteca na cabeça, terão que caminhar para a frente, para trás e para
os lados, direita e esquerda, seguindo a orientação do professor, sem derrubar
a peteca. A seguir todos caminham com a peteca no ombro.
Depois com a peteca em cima do pé
caminhando de dois em dois até a linha de chegada e poderá ser
acrescentado mais movimentos e obstáculos.
Atividade 3 (peteca)
Jogar peteca com bacia
Material:
Duas bacias e uma peteca
Como brincar
Em dupla
Cada um terá que jogar a peteca com a
bacia para o colega e ele irá tentar pegar com a outra bacia e assim se procede
a brincadeira.
Quem sou eu
Material:
Uma venda para os olhos
Todos em círculo e um ficará no meio com os olhos vendados. Este escolherá um dos colegas da roda e irá apalpar o rosto, as mãos, o cabelo e os braços tentando adivinhar quem é o colega e depois vai trocando até que todos participem.
JOGO DE CARTAS
Para trabalhar os tipos de brincadeiras
Como brincar
Colocar todas as cartinhas em uma caixinha.
Com os alunos sentados em círculo.
Um de cada vez vai tirando uma cartinha e
realizando a leitura sobre a brincadeira.
A seguir, a criança irá contar para os colegas
como funciona essa brincadeira.
Se ela não souber, o professor vai realizar uma
rápida pesquisa no celular e explicar para a turma como brincar. Se houver alguém
entre os colegas que conheça a brincadeira pode levantar a mão e compartilhar.
No final, os alunos poderão escolher uma das brincadeiras
para brincar no pátio da escola.
I. Identificação
TURMA: 4º
Ano Do Ensino Fundamental
Plano: Uma
aula
PROFESSOR(A):
II. Tema:
Verbos e Substantivos
III. OBJETIVOS
GERAL:
Compreender o significado de
verbos e substantivos de forma dinâmica, valorizando a arte e a música.
Desenvolvendo a linguagem oral, escrita, raciocínio lógico, noção espaciais e
outros.
ESPECÍFICOS:
Instigar o desenvolvimento do
raciocínio lógico, a oralidade e escrita.
Promover a compreensão da arte
e da música.
Oportunizar a ampliação de
vocabulário.
Construir valores,
coletividade e afetividade.
Metodologia: A partir da
música “Ora Bolas” será trabalhado questões sobre verbos e substantivos,
visando a compreensão de conhecimentos da língua portuguesa, arte e outros.
Todas as atividades serão mediadas pelo professor, com intenções de propor ao
aluno diferentes meios de aprendizagem, sem visar ou priorizar um método
mecânico de ensino.
V. Ações didáticas
Ação didática I: Música
O professor iniciará um
diálogo sobre: o que é verbo e substantivo, em seguida colocará uma música para
os alunos ouvirem prestando bem a atenção na letra.
Após, os alunos terão que
identificar os verbos e os substantivos da música, compreendendo que verbos são
palavras que apresentam uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os
verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz, ex: (fazer,
mandar, jogar, construir, comprar, dançar, pular e outros).
Posteriormente, terão que
identificar os substantivos que são representados pela classe gramatical de
palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e
fenômenos, os substantivos também nomeiam: lugares, cidades, sentimentos, ação,
qualidade honestidade e outros.
Consecutivamente, o professor
pedirá aos alunos, em duplas para fazerem uma parodias da música “Ora Bolas”
trocando os verbos e substantivos presente na música.
Ação didática II: apresentação
da paródia
Os alunos se expressarão por meio
da música "paródia".
Subsequentemente, será
realizado uma dinâmica com todos sentados em círculo, um de cada vez terá que
falar uma frase sem utilizar verbo.
Após, o professor evidenciará
aos alunos que, o verbo faz parte do nosso cotidiano, sem ele é impossível
formar frases, pois o verbo dá sentido à todas as ações.
Recursos: Música,
papel e lápis.
Observação: a letra e a música
para essa atividade, encontra-se na internet.
ATIVIDADE
LÚDICA
PDF PARA IMPRIMIR AQUI
O
aluno poderá fazer uso de recursos como: cubinhos do material dourado, palitos
de sorvete e outros.
JOGO
TRILHA DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
MATERIAL
1 TRILHA COM CONTINHAS (+ e -)
1 DADO
COMO JOGAR
COM DOIS OU TRÊS JOGADORES
CADA JOGADOR NA SUA VEZ, TERÁ QUE JOGAR O DADO
PARA SABER QUAL CASA DA TRILHA IRÁ AVANÇAR.
A SEGUIR, O JOGADOR TERÁ QUE RESOLVER A
CONTINHA PRESENTE NA CASA. SE ACERTAR PERMANECE NA CASA E PASSA A VEZ PARA
OUTRO JOGADOR.
SE ERRAR A CONTINHA SERÁ OBRIGADO A VOLTAR UMA
CASA E PASSA A VEZ.
E ASSIM SE PROCEDE, ATÉ ALGUÉM CHEGAR NA FINAL E
VENCER O JOGO.
Sugestão de recursos para realizar as continhas:
(cubinhos do material dourado, palitos de sorvete ou tampinhas pet.
TRILHA DA MATEMÁTICA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS
ATIVIDADES PARA TRABALHAR OS NÚMEROS QUE VEM ANTES E DEPOIS
A criança vai observar os degraus da escada e completar com os números que estão faltando nos degraus.
Para resolver essa atividade a criança vai observar o modelo dos balões e seguir a sequência do antes e depois.
CONCEITOS TRABALHADOS
Raciocínio lógico
Noções do antes e o depois
Concentração
Coordenação motora fina
ATIVIDADES PARA TRABALHAR ADIÇÃO
Esta atividade se aproxima do jogo de dois dados. É como se a criança jogasse os dois dados e depois realizasse a soma dos dois, registrando ao lado o valor da soma total.
CONCEITOS TRABALHADOS
📌Noções de quantidades
📌Compreensão de números e cálculos
📌Raciocínio lógico
📌Coordenação motora fina
PARA BAIXAR É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO
ATIVIDADES PARA TRABALHAR FINANÇAS
A criança precisa aprender desde pequena a valorizar o dinheiro a partir do pouco que estiver em suas mãos.
Sugestão de atividade para trabalhar finanças em sala de aula
Dia do brigadeiro
O professor poderá arrecadar um pequeno valor com os seus alunos para comprar os ingredientes para o brigadeiro.
Um grupo fica responsável para fazer os brigadeiros com a ajuda do professor ou até mesmo dos seus pais.
Os demais alunos poderão ajudar vendendo os brigadeiros para as outras turmas da escola no horário do recreio.
No final, o valor dos brigadeiros será somado e subtraído pelo valor arrecadado para comprar os ingredientes. O valor arrecadado deverá ser devolvido para quem colaborou. Em seguida, o valor restante também será dividido entre os participantes da turma.
Os alunos terão noção de quantidades e valores que representam lucros e gastos, vantagens e desvantagens.
Sugestão de jogo
Jogo monetário para trabalhar valores
Você poderá comprar os dinheirinhos nas lojinhas de sua cidade e uma bolinha de ping pong.
Organize fichinhas que representam os valores para ir somando.
É muito fácil depois fazer o jogo dentro de uma caixa de papelão ´é só estipular um valor a ser atingido pelos jogadores.
Exemplo:
R$20,00
Cada jogador terá 3 ou 4 vezes para jogar a bolinha e tirar os valores para ir somando até obter o valor estipulado.
Cada valor que cair a bolinha será representado por uma fichinha com o mesmo valor para ir somando até obter o valor estipulado.
O vencedor será quem chegar primeiro ao valor estipulado.
Elaborar um jogo de matemática para alunos do 1º
E 2º ano pode ser uma maneira divertida e eficaz de reforçar conceitos
matemáticos básicos. Aqui estão algumas ideias para criar um jogo educativo:
Quebra-Cabeça de Números: Faça um
quebra-cabeça onde as peças têm números escritos nelas. Os alunos precisam
montar o quebra-cabeça em ordem numérica correta.
Bingo de Adição e Subtração: Crie
cartelas de bingo com operações de adição e subtração adequadas à idade. Em
seguida, faça chamadas de problemas matemáticos e os alunos devem resolver e
marcar os números corretos em suas cartelas.
Corrida dos Números:
Desenhe uma pista de corrida com espaços numerados. Faça perguntas matemáticas
aos alunos. Cada vez que responderem corretamente, podem mover uma peça para
frente no tabuleiro.
Memória Matemática: Faça
cartas de memória com problemas matemáticos em uma carta e suas respostas
correspondentes em outra. Os alunos viram duas cartas por vez, tentando fazer
pares correspondentes de problema e solução.
Jogo da Velha Matemático: Transforme o jogo da
velha em um desafio matemático. Os alunos devem resolver um problema matemático
para colocar sua marca no tabuleiro.
Dominó de Números: Crie
um jogo de dominó onde os alunos devem combinar números que somem ou subtraiam
para um valor específico.
Caça ao Tesouro Matemática:
Esconda pistas pela sala de aula que levem os alunos a resolverem problemas
matemáticos para descobrir a próxima pista e, eventualmente, encontrar o
tesouro.
Estoure o Balão Matemático:
Escreva problemas matemáticos em pedaços de papel dentro de balões. Os alunos
devem resolver o problema para estourar o balão e encontrar a próxima pergunta.
Certifique-se de adaptar as atividades ao nível
de habilidade e interesse dos alunos, mantendo-as desafiadoras, mas ainda assim
acessíveis. Além disso, é importante que o jogo seja divertido e envolvente
para manter o interesse dos alunos e maximizar a aprendizagem.
OUTRA ATIVIDADE DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA BAIXAR EM PDF AQUI
NOME:------------------------------------------------------------------
ANO:------
ATIVIDADES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA VOCÊ:
1 - Adição Básica:
5 + 3 =
8 + 2 =
12 + 4 =
2 - Subtração Básica:
10 - 3 =
7 - 2 =
15 - 6 =
3 - Misturado (Adição e Subtração):
6 + 2 - 3 =
9 - 4 + 5 =
14 + 3 - 7 =
Problemas de Palavras:
4 - João tinha 8 maçãs e deu 3 para Maria.
Quantas maçãs ele tem agora?
5 - Ana tem 12 balas e ela comeu 5. Quantas
balas ela tem agora?
6 - Pedro tinha 15 figurinhas. Ele recebeu mais
7 do amigo. Quantas figurinhas Pedro tem agora?
Desafio:
7 - Se Ana tem 20 reais e ela comprou um livro
por 12 reais e uma caneta por 5 reais, quanto dinheiro ela terá sobrando?
ATIVIDADES DE MULTIPLICAÇÃO PARA O 3º ANO:
Colorindo a Tabuada:
Crie
uma folha de colorir com uma grade de multiplicação. Por exemplo, a
célula onde a linha é "3" e a coluna é "4" seria colorida
de verde. Peça aos alunos para resolver as multiplicações e colorir a grade de
acordo.
Jogo da Memória da Multiplicação: Faça
cartões com multiplicadores de um lado e seus produtos correspondentes do outro
lado. Os alunos jogam o jogo da memória em pares, virando cartas para encontrar
os pares de multiplicadores e produtos correspondentes.
Caça ao Tesouro Matemático:
Esconda cartões de multiplicação pela sala de aula ou área de recreio. Cada
cartão tem uma multiplicação escrita. Os alunos devem encontrar os cartões e
resolver as multiplicações para descobrir a pista para o próximo cartão.
Desafio de Problemas:
Apresente problemas de palavra que envolvam situações do cotidiano, como
"Se cada caixa tem 6 lápis e há 4 caixas, quantos lápis no total?"
Encoraje os alunos a desenhar ou usar objetos concretos para ajudar a resolver
os problemas.
Cartões de Perguntas e Respostas:
Faça
uma série de cartões com perguntas de multiplicação de um lado e as respostas
do outro. Os alunos podem emparelhar-se e testar uns aos outros, ou você pode
distribuir os cartões e fazer uma rodada onde cada aluno responde a uma
pergunta.
Criação de Histórias de Multiplicação:
Peça
aos alunos que criem pequenas histórias que envolvam situações de
multiplicação. Por exemplo, "João tinha 3 cestas. Em cada cesta, ele
colocou 4 maçãs. Quantas maçãs ele tinha no total?"
Jogo alvo da Multiplicação:
Desenhe um grande alvo com diferentes números nele. Os alunos lançam dardos, ou podem jogar com grão de feijão em cima da mesa e multiplicam os números nos quais caírem. Eles podem competir entre si para ver quem consegue a maior pontuação.
Painel escolar Clique na imagem para ver promoção História cachinhos dourados Clique na imagem