domingo, 12 de abril de 2020

JOGOS COM MATERIAL DOURADO

Antes de trabalhar com os jogos é importante apresentar o material dourado para os alunos, eles precisam conhecer as peças como: cubinho para unidade, barra para dezena, placa para centena e cubo para milhar. Sem conhecimento das peças as questões para os jogos ficarão confuso.


Conceitos trabalhados
Coordenação motora 
Concentração
Raciocínio lógico
Afetividade
Competitividade
Coletividade


JOGO DA VELHA COM MATERIAL DOURADO

MateriaI                                                             
1 tabuleiro
22 cartinhas com número 1;                          
16 cartinhas com número 2;         
12 cartinhas com número 3;
7 cartinhas com número 4;
4 cartinhas com número 5;
2 cartinhas com número 6;
2 cartinhas com número 7;
1 carta-coringa.
Cubinhos e barras do material dourado
Como jogar:
Em dupla.
Jogam o dado ou decidem no par ou ímpar para saber quem irá começar o jogo.
O objetivo do jogo é totalizar 10 pontos, usando quatro cartinhas numa mesma direção (horizontal, vertical ou diagonal).
Depois de embaralhar as cartinhas, um dos participantes distribui três para cada jogador. As cartinhas restantes devem ser colocadas sobre a mesa viradas para baixo.
Deixar um potinho com cubinhos do material dourado no centro da mesa.
O primeiro jogador na sua vez, escolhe uma cartinha e coloca-a em um dos lugares do tabuleiro; em seguida, pega outra cartinha no monte (deve ter sempre três cartas na mão. A seguir cada jogador retira a mesma quantia da carta em cubinhos para si e vai somando até somar 10.
O outro jogador procede da mesma forma.
Quando um jogador completar uma linha com quatro cartas fechando  10, deverá pegar para si uma barrinha do material dourado e deixar ao lado para somar no final..
A carta-coringa pode ser usada para representar qualquer valor.

O vencedor será aquele que estiver com maior a maior quantidade de barrinhas do material dourado no final do jogo.

Tabuleiro e cartinhas do jogo para impressão

OBS. IMPRIMIR AS CARTINHAS DUAS VEZES PARA FECHAR O NÚMERO TOTAL DO JOGO.






ACESSE O LINK ABAIXO PARA IMPRIMIR A TRILHA. 
SUGESTÃO: IMPRIMIR EM FOLHA A3 PARA FICA EM TAMANHO GRANDE.

Jogo: Trilha de mesa

Material

Trilha de mesa

Cartinhas a serem resolvido com o material dourado (unidade, dezena e centenas)

1 Dado

Folha de papel e caneta

Material dourado

Como jogar

Em dupla ou grupos de dois ou três

Os jogadores decidem  quem iniciará a jogada.

O jogador lança o dado para saber quantas casas poderá avançar na trilha.

Cada jogador na sua vez irá retirar uma carta uma atividade de matemática e terá que resolver, utilizando apenas o material dourado. Se acertar terá que marcar sua pontuação na folha ao lado.

Errando ou acertando passará a vez para o próximo jogador. e se procede até que as cartas com as atividades terminem. No final todos terão que contar o número de acertos para saber quem será o vencedor.

A trilha de mesa pode ser impressa na folha A 3 para ficar bem grande e atrativo para o jogo. Podendo fazer umas 4 ou 5 cópias para trabalhar com toda a turma ao mesmo tempo.





 

Jogo: Trilha de chão 

Material

1 trilha grande de chão

1 dado

Cartinhas com as questões a serem resolvidos

Material dourado

Como jogar

Com duas duplas de jogadores.

Um componente de cada dupla ficará em cima da trilha e os outros dois ficarão sentados ao redor de uma mesa para resolver as atividades com o material dourado.

Os jogadores decidem qual dupla irá começar.

O representante da dupla que estiver ao redor da mesa, terá que retirar uma cartinha de atividade e resolver com o auxilio do material dourado.

Se acertar o colega da dupla avança uma casa na trilha e passa a vez para o próximo jogador.

Se errar permanece no lugar.

Vencendo quem chegar primeiro no final da trilha.

COMO FAZE A TRILHA DE CHÃO

Tecido de TNT

Plástico (lona preta)

Agulha e fio para costurar

Tinta de tecido ou tinta guache para marcações 

Como fazer

Cortar o tecido e o plástico no tamanho desejado, costurar à mão ou na máquina como preferir.

O plástico deve ser costurado por baixo juntamente com o tecido. Além de não ficar escorregadio, fica mais pesado, resistente ao vento e não enrola com as pisadas dos alunos durante as brincadeiras e terá uma durabilidade muito maior, podendo até lavar.

Essa trilha é como se fosse uma carta coringa, podendo ser utilizada em vários tipos de jogos.

 

As cartinhas para a impressão, podem ser utilizadas para os dois jogos a cima.
DOWNLOADS DAS CARTAS









Nunca dez 

Com dois ou mais jogadores

Um dado
Material dourado

Os jogadores decidem quem irá começar.

O jogador joga o dado, em seguida conta os números e troca por unidades do material dourado. Quando formar dez, precisa trocar por uma barra.

Quando juntar dez barras deverá trocar por uma placa e assim poderá chegar a um milhar. Vence quem chegar a mil primeiro.


Jogo de tabuleiro (adição e subtração)

Material

Tabuleiro numerado de 0 a 99

Um dado modificado com os sinais de + e –

Material dourado

Como jogar

Com dois ou mais jogadores

Os jogadores decidem quem irá começar. 

O jogador joga o dado modificado para saber o tipo de operação que irá realizar.

Depois jogará duas unidades do material dourado em cima do tabuleiro numerado, para saber quais números terão para a resolução.

A partir destes números terão que resolver as operações utilizando o material dourado.

As operações devem ser sempre do número maior pelo menor. se acertar pega uma barra do material dourado para si.

Quando formar 10 barras vence o jogo.

Para deixar o jogo mais longo, em vez de terminar poderá trocar as dez barras por uma placa e continuar até formar duas placas ou até um cubo de milhar. 

 











Forme 1.000 pontos
Material
Material dourado (barras, placas e cubo).
Dado
Como jogar
Com 4 ou mais jogadores.
Cada número do dado representa uma dezena.
O jogador joga o dado em seguida deverá trocar a quantia representada pelo dado por barrinhas do material dourado. se o número for 3 o jogador ganhará o dobro. quando chegar a dez barrinhas deverá trocar por uma placa de cem unidades, quando formar duas placas o jogador automaticamente ganhará mais duas barrinhas.
O objetivo é chegar a soma de 1.000 para vencer o jogo.

Bingo da tabuada

Material
Material dourado
Cartelas numerados para o bingo
1 Caixa com vários papeizinhos com as questões da tabuada a serem sorteadas.
Como jogar
Dividir a turma em duplas
Distribuir uma cartela para cada dupla de jogadores
Material dourado
O professor fará o sorteio das rodadas a partir da tabuada
Cada dupla terá que resolver as questões por meio do material dourado chegando ao resultado da tabuada cantada pelo professor.
Se a resposta coincidir com um dos números de suas cartelas poderá marcar com uma caneta.
Podendo marcar como: horizontal, diagonal e vertical.
O vencedor receberá um prêmio. 




Downloads das cartelas








Jogo dos três dados 


Conceitos trabalhados:
  • Raciocínio lógico
  • Concentração
  • Afetividade
  • Coletividade
  • Socialização
  • Competição
Material:
Três dados







Procedimento:
Separar os alunos em grupos de três ou quatro;
Distribuir três dados para cada grupo.
Cubinhos (material dourado).
1 folha de papel e um lápis 
Como jogar:
Os jogadores jogam o dado para saber quem irá iniciar.
O primeiro jogador de cada grupo jogará os três dados e depois escolherá os dois dados com os maiores números para fazer a soma. Do resultado dessa soma, ele deve subtrair o número apontado pelo terceiro dado.
Esse resultado indicará a pontuação do jogador.
Se errar o colega poderá ajudar, porém ninguém pontua.
O vencedor será quem fizer mais pontos.
Exemplo: 4 + 1 = 5     5 – 4 = 1
Para realizar a conta será utilizado os cubinhos do material dourado.
A pontuação de cada jogador será anotado na folha de papel. No final será somado os pontos para saber quem é o vencedor.

BARA BAIXAR O LINK DOS DADOS 




Jogo: Pião da matemática


Podendo ser utilizado com alunos do primeiro ano adição e subtração e com alunos do segundo e terceiro ano a multiplicação.

Conceitos trabalhados
Coordenação motora fina
Concentração
Raciocínio lógico
Afetividade
Coletividade
Material
Pião de CD reciclado
Folha de papel, caneta ou lápis
Cubinhos (material dourado)
Como jogar
Em grupo de 3 ou 4.
O grupo terá que fazer uma tabela numa folha de papel com os nomes dos componentes que irão jogar.
Os alunos giram o pião e depois param com o dedo.
O número que o dedo estiver em cima será somado, subtraído ou multiplicado pelo número da tampinha. 
Se acertar, marca na folha e passa a vez para o próximo jogador.
O vencedor será quem estiver com o maior número no final da rodada.
Obs. os cálculos serão realizados com o auxilio do material dourado.



JOGO DE CARTAS - ARESTAS, VÉRTICES E FACES. 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA CONHECER O JOGO


SUGESTÃO DE MATERIAL
CLIQUE NA IMAGEM


PLANO DE AULA: BAIRROS E CIDADE





Deixo aqui apenas como sugestão para planos de aulas. Talvez você esteja realizando a sua graduação em EAD e não faz ideia de como montar um plano de aula, este é um exemplo de muitos outros planos que existem.

Este plano de aula foi criado exclusivamente para ser trabalhado sobre a cidade de Guarapuava. No entanto poderá ser adaptado para qualquer outra cidade.

Professor:
Estabelecimento:
Professora:
Disciplina:   Metodologia de História         Carga Horária: Dois dias
Série: 3º Ano
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Espaço e tempo nas relações de trabalho, cultura e poder.

CONTEÚDOS BÁSICOS
 Relação entre a construção de tempo, espaço e leitura do mundo pela criança;
 História: componentes curriculares obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Bairro, história, formação e percurso até escola.

OBJETIVOS
Promover a compreensão dos alunos sobre a importância de conhecer o espaço onde estão inseridos;
Relacionar a posição de tempo e a localização;
Estimular o desenvolvimento cognitivo, oralidade, escrita, criticidade e coordenação motora;
Refletir sobre o respeito, a importância da coletividade e afetividade.

METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
1º dia
Iniciará com a apresentação do professor e alunos. A seguir o professor evidenciará a importância de trabalhar sobre a história da cidade onde vivemos e como foram surgindo as ruas, praças, bairros e a necessidade de sabermos nos localizar dentro do território onde estamos inseridos.
Após, por meio de slides será apresentado fotos da cidade de Guarapuava em tempos diferentes, apresentando as transformações históricas e as formações de bairros a partir do crescimento da população e como surgiu.
Em seguida os alunos localizarão o seu bairro no mapa da cidade.
Após, os alunos realizarão uma dinâmica sobre lateralidade como, direita, esquerda, frente, atrás e os quatro pontos cardeais, se posicionando com o corpo, compreendendo que o crescimento da cidade ocorre em todas as dimensões sendo, Norte, Sul, Leste e Oeste.
Em seguida, os alunos participarão da construção de uma maquete cinematográfica gigante da cidade de Guarapuava, compreendendo os sentidos como, rua, semáforo, faixa de pedestre e os meios de transporte utilizados.
Para finalizar, os alunos serão orientados para a próxima aula trazerem material para confecção de uma história em quadrinho.
2º dia
O professor, iniciará com um diálogo e socialização sobre a aula anterior.
Posteriormente, os alunos assistirão um vídeo de 10 minutos sobre “a Geografia das Moradias” acompanhando o processo de transformação histórica de tempo e espaço a partir do trabalho humano e da diversidade cultural.
Subsequentemente, os alunos serão provocados a refletir sobre os tipos de moradias da cidade onde moram.
Após, será feita a produção de uma história em quadrinhos. Os alunos representarão o seu percurso diário da casa até a escola, explorando tipos de moradia, ruas, transportes, comércio e meio ambiente e depois apresentam para os colegas.
Finalizando com uma reflexão sobre o que foi trabalhado e as maravilhas que temos ao nosso redor na cidade de Guarapuava.
Para este momento, podendo finalizar com a entrega das lembrancinhas e despedida.
Avaliação
No segundo dia, será realizado uma atividade avaliativa individual a partir da construção de uma história em quadrinhos. O estudante terá que representar o seu percurso diário de casa até a escola. Será considerado o desenvolvimento cognitivo, a criticidade, compreensão e interação de cada um.
Referências
Fotos histórica de Guarapuava. Disponível em: https://www.facebook.com/antigaguarapuava/.
Vídeo a “Geografia das moradias”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw.


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sexta-feira, 10 de abril de 2020

ATIVIDADES COM PALITOS DE SORVETE

ATIVIDADES COM PALITOS DE SORVETE


atividades palitos de sorvete

Jogo: Dado das formas geométricas
Conceitos trabalhados
Coordenação motora fina, raciocínio lógico, concentração, matemática, percepção visual, arte e socialização.

Material
1 Dado com as figuras informativas para o jogo
Palitos de sorvete
Como jogar
A turma será divida em grupos de três ou quatro, cada grupo receberá um dado com as figuras informativas para o jogo e palitos de sorvete.
Cada jogador, escolherá uma forma do dado para saber quem será o primeiro a jogar.
A seguir, lançarão o dado sobre a mesa, se a forma  escolhida coincidir com a imagem do dado este, iniciará o jogo.
O jogador, lançará o dado para saber qual forma geométrica terá que formar com os números de palitos sugerido pelo próprio dado.
Se conseguir, ficará com os palitos para si e passará a vez para o próximo jogador. E assim sucessivamente, até que todos participem.
Se não conseguir, poderá receber ajuda dos colegas do grupo.
No final da rodada, quem estiver com mais palitos vencerá o jogo.


molde

palitos de sorvete

Os palitos coloridos chamam mais a atenção dos alunos. 
atividades lúdicas com palitos de sorvete

Depois que as crianças se familiarizarem com os palitos, elas irão inventar outras formas.

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