domingo, 5 de abril de 2020

ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA

SUGESTÃO PARA PLANO DE AULA

TEMA FAMÍLIA


Conceitos trabalhados
Linguagem oral e escrita
Coordenação motora
Afetividade
Socialização
Movimentos corporais
Raciocínio lógico
Concentração
Matemática

Proposta 1

Dinâmica, com música e perguntas pessoais sobre: higiene, alimentação e valores familiares.

Ao som da música “Formiguinha” Mundo da Criança (cantando com o corpo) Ou outra música a escolha do professor.

Música

Fui no mercado comprar café

Veio a formiguinha e subiu no meu pé

Eu sacudi, sacudi, sacudi

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar um coelho,

Veio a formiguinha e subiu no meu joelho.

E eu sacudi, sacudi, sacudi,

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar cebola roxa

E a formiguinha e subiu na minha coxa

Eu sacudi, sacudi, sacudi

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar bis,

E a formiguinha subiu no meu nariz

Eu sacudi, sacudi, sacudi;

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar ameixa,

Veio a formiguinha e subiu na minha bochecha.

E eu sacudi, sacudi, sacudi;

Eu sacudi, sacudi, sacudi;

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar repolhos;

Veio a formiguinha e subiu no meu olho.

Eu sacudi, sacudi, sacudi,

Mas, a formiguinha não parava de subir.

Fui no mercado comprar jerimum

E veio a formiguinha e subiu no meu bumbum.

Eu sacudi, sacudi, sacudi,

Mas, a formiguinha não parava de subir. 

 


Os alunos vão passando uma caixinha fechada com as perguntas que fazem parte do cotidiano familiar. Quando a música parar o aluno que estiver com a caixinha, vai retirar um papelzinho e realizará uma pergunta para o colega da direita e assim sucessivamente até que todos participem.

Perguntas para a dinâmica:

Que horas você acorda pela manhã na sua casa?

Você arruma a sua cama, quando acorda?

Você ajuda sua família nas tarefas de casa?

Você gosta de verduras e frutas?

Você toma banho todos os dias?

Você gosta de lavar os cabelos e escovar os dentes?

Você costuma ir dormir cedo ou tarde?

Você respeita os idosos?

Você assiste televisão o dia inteiro?

Você gosta de brincar ao ar livre?

Você acessa a internet todos os dias?

Você ajuda organizar sua casa?

Você lava as mãos antes das refeições?

Como quem você costuma brincar todos os dias?

Quantas vezes você, costuma comer durante o dia na sua casa?

Você costuma comer muito doce?

Em seguida, os alunos farão um relato por escrito ou em forma de desenho, de como é a sua família.

Proposta 2

Construção de uma tabela

O professor pedirá para os alunos responderem umas questões sobre a sua família, uma forma de entrevista:

Qual das refeições você costuma fazer junto com sua família?  Qual é seu momento preferido? (Evidenciando que, devido ao trabalho, nem sempre é possível todos estarem em casa durante as refeições).

(  ) Café da Manhã

(  ) Almoço

(  ) Lanche ou café da tarde

(  ) Jantar

(  ) Nenhuma


Nº de alunos
Café da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Jantar
Nenhuma
8





7





6





5





4





3





2





1





Depois, os alunos auxiliarão o professor na construção de uma tabela, desenhando na lousa com giz e preenchendo-o com as respostas obtidas. (Modelo abaixo). (O número de alunos, será o mesmo da turma).

A segui, o professor problematizará sobre os resultados, exemplo: Qual das alternativas obteve maior número de respostas? E qual obteve menos respostas? Quantos alunos foram entrevistados? Somando as respostas do café da manhã com o almoço, qual será a quantidade? Qual a diferença entre a resposta almoço e nenhuma?

Proposta 3

Como é sabido, haverá aluno que ficará sem marcar nada. No entanto, o professor poderá propor para os alunos uma atividade para o final de semana, um momento marcante para eles com alguém de sua família, seja pai, mãe, tio, primo ou responsável, evidenciando que família são aqueles que moram conosco e cuidam uns dos outros e não apenas de sangue. E na próxima aula, todos poderão compartilhar com os colegas da turma, como foi o programa em família no final de semana.


ATIVIDADE PARA TRABALHAR O DIA DA FAMÍLIA COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:

 

Título da Atividade: "Minha Família Especial"

Objetivo:

Reconhecer a importância da família na vida das crianças.

Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita.

Promover a integração entre a escola e a família.

Materiais necessários:

Papel

Lápis de cor, canetas coloridas, giz de cera, etc.

Fotos da família (opcional)

Procedimento:

Discussão Inicial:

Inicie a atividade discutindo a importância das famílias. Pergunte aos alunos o que significa para eles ter uma família, quem faz parte de suas famílias, etc.

Desenho da Família:

Peça aos alunos que desenhem suas famílias em uma folha de papel. Eles podem incluir membros da família, animais de estimação e qualquer outra pessoa importante para eles.

Descrição da Família:

Após terminarem os desenhos, peça aos alunos que escrevam ou ditatem para você uma breve descrição de sua família. Podem ser coisas como quem são as pessoas, o que elas gostam de fazer juntas, etc. Ajude os alunos na escrita, se necessário.

Apresentação:

Permita que os alunos compartilhem seus desenhos e descrições com a turma. Eles podem falar sobre sua família, explicar quem é cada pessoa no desenho e contar uma pequena história sobre algo especial que fazem juntos.

Atividade em Casa (Opcional):

Envie uma tarefa de casa para os alunos. Eles podem entrevistar um membro de sua família sobre a história de sua família, suas tradições, ou mesmo pedir para que a família faça um desenho em conjunto. Na próxima aula, os alunos podem compartilhar o que descobriram ou criaram em casa.

Reflexão:

Conclua a atividade com uma discussão sobre o que os alunos aprenderam sobre suas próprias famílias e sobre as famílias de seus colegas. Pergunte-lhes como se sentiram ao compartilhar essas informações com a turma.

Observações:

Esta atividade pode ser adaptada de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.

Se houver alunos cujas famílias são diferentes das tradicionais, seja sensível e inclusivo, reconhecendo e valorizando todos os tipos de família.

Certifique-se de criar um ambiente acolhedor onde todas as famílias se sintam representadas e respeitadas.

 

Título da Atividade: Explorando Tipos de Famílias

Objetivo:

 Esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos a entender e reconhecer diferentes tipos de famílias, promovendo a aceitação da diversidade familiar e desenvolvendo habilidades de empatia e respeito.

Materiais Necessários:

Papel e canetas coloridas

Recortes de revistas ou imagens impressas que representem diferentes tipos de famílias (famílias com pais biológicos, famílias monoparentais, famílias com pais adotivos, famílias com pais do mesmo sexo, etc.)

Cartolina ou papel cartão

Cola

Tesoura

Passos da Atividade:

Discussão Inicial:

Inicie a atividade com uma discussão em sala de aula sobre o que é uma família. Pergunte aos alunos quais são os diferentes tipos de famílias que eles conhecem. Discuta a ideia de que famílias podem ter diversas formas e estruturas, e que todas são igualmente válidas e merecem respeito.

Apresentação dos Tipos de Famílias:

 Mostre aos alunos imagens ou recortes que representem diferentes tipos de famílias. Explique brevemente cada tipo de família, destacando suas características principais.

Atividade de Colagem:

Divida os alunos em grupos e forneça a cada grupo uma cartolina ou papel cartão, junto com os recortes de imagens e revistas, cola, tesoura e canetas coloridas. Peça aos grupos que criem um cartaz representando um tipo de família específico. Eles devem colar as imagens e escrever algumas palavras ou frases que descrevam essa família. Incentive a criatividade e a inclusão de detalhes que mostrem o amor e o cuidado dentro da família.

Apresentação dos Cartazes:

Depois que os grupos terminarem seus cartazes, convide cada um a apresentar seu trabalho para a classe. Eles devem explicar o tipo de família que escolheram representar e por que acham importante reconhecer e respeitar esse tipo de família.

Discussão e Reflexão:

 Após todas as apresentações, conduza uma discussão em sala de aula sobre o que os alunos aprenderam com a atividade. Pergunte-lhes como se sentiram ao explorar diferentes tipos de famílias e se isso mudou sua perspectiva sobre o que significa ser uma família. Incentive-os a compartilhar suas próprias experiências e opiniões de forma respeitosa.

Atividade Escrita Opcional:

 Como tarefa de casa ou atividade de acompanhamento, peça aos alunos que escrevam um pequeno texto reflexivo sobre a importância de respeitar e valorizar a diversidade de famílias. Eles podem incluir exemplos de como podem demonstrar esse respeito em suas próprias vidas.

Esta atividade não apenas ajuda os alunos a reconhecerem e respeitarem a diversidade de famílias, mas também promove o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo, expressão criativa e reflexão crítica.

 



TEATRO PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA





ORFANATO FAMÍLIA FELIZ

CENÁRIO: Orfanato. O ambiente é triste, muitas coisas fora do lugar, sujeira espalhada pelo chão (papéis, resto de alimentos, etc.). 

Em cena diretora e as crianças do orfanato.

As crianças usam máscaras com expressão triste.

NARRADOR: Havia um orfanato chamado Orfanato Família Feliz. Mas esse orfanato não se parecia em nada com uma família. Também não era um lugar feliz, porque as crianças que moravam lá viviam doentes, algumas delas quase sempre estavam chorando. Elas eram tristes porque nenhuma família queria adotá-los.

CRIANÇA I: (Com voz de choro) Eu queria ter uma família!

CRIANÇA II: Eu não quero mais ficar aqui! (Chora)

(Diretora abaixa-se juntando alguns papéis do chão. Mal apanha dois ou três, levanta-se parecendo estar bastante brava.)

NARRADOR: A diretora estava muito cansada e zangada. Coitada! Ela tinha que fazer a comida, cuidar das crianças e ainda limpar toda a sujeira. E as crianças faziam bastante bagunça. Ela estava brava porque estava muito cansada. Precisava de alguém para ajudar. 

(Entra dona Mônica. Ela finge bater numa porta invisível. A ação precisa estar em sincronia com a próxima fala do narrador.)

NARRADOR: Foi aí que ela ouviu um “TOC! TOC! TOC!” Alguém estava batendo na porta.

(Diretora dá alguns passos em direção as batidas. Ela faz como estivesse abrindo a porta invisível, atrás da qual está tia Mônica). 

NARRADOR: Que legal! Era tia Mônica, a nova zeladora do orfanato.

            (Há apertos de mãos entre a diretora e dona Mônica.)

NARRADOR: Agora a diretora finalmente poderia descansar um pouco.

            (Diretora sai de cena.)

(Tia Mônica tem uma sacola nas mãos, com a qual ela começa a recolher a “sujeira” do chão. Diferente da diretora ela é muito alegre e sempre está sorrido.)

NARRADOR: Tia Mônica percebeu que todos os moradores daquele orfanato estavam muito tristes. 

  • TIA MÔNICA: Por que está todo mundo triste?

TODOS: Nós não temos família.

NARRADOR: Tia Mônica ficou muito preocupada com aquelas crianças. E ficou pensando em como ajudá-las.

(Tia Mônica faz gestos com a mão para que as crianças se aproximem dela.). (A medida que as crianças vão se aproximando de tia Mônica, elas vão se assentando no chão).

NARRADOR: Tia Mônica explicou para as crianças que existem muitos tipos de famílias. Algumas são bem pequenininhas e outras são bem grandes. Na família, às vezes um briga com o outro, mas sempre pedem desculpas. Nas famílias sempre um abraça o outro, porque é assim que o amor é construído e renovado todos os dias. E família são todas as pessoas que moram juntas, não importa se elas tem o mesmo sangue ou não. Tia Mônica, disse a todos que naquele lugar mora uma grande família. Tia Mônica convidou as crianças para juntas formarem uma grande família.

(As crianças abandonam suas máscaras tristes e substituem pelo sorriso natural e feliz).

NARRADOR: Todas as crianças ficaram felizes, porque só agora perceberam que juntas elas formavam uma Família Feliz. E por estarem tão alegres eles resolveram cantar uma música para agradecer tia Mônica.

            (Música: ...

FIM


Título: "O Tesouro da Amizade"

Cena 1: O Primeiro Dia de Aula

(O cenário é uma sala de aula colorida e animada, com crianças entrando e se conhecendo. Entra um personagem chamado João, um aluno novo, tímido e um pouco nervoso.)

João: (para si mesmo) Espero fazer amigos aqui.

(Uma menina chamada Maria se aproxima de João.)

Maria: Oi! Eu sou a Maria. Qual é o seu nome?

João: (sorrindo timidamente) Eu sou o João.

Maria: (animada) Bem-vindo à nossa classe, João! Você vai adorar estar aqui, tenho certeza!

(João sorri, se sentindo um pouco mais à vontade.)

Cena 2: O Desafio da Amizade

(Durante o recreio, João está sentado sozinho em um banco. Maria percebe e vai até ele.)

Maria: João, por que você está sozinho aqui? Venha brincar com a gente!

João: (tímido) Eu... eu não sei se consigo.

Maria: (gentilmente) Claro que consegue! Você já é nosso amigo. Vamos!

(João hesita por um momento, mas então decide se juntar aos outros alunos. Eles brincam juntos e João começa a se sentir mais confortável.)

Cena 3: O Tesouro da Amizade

(Um dia, durante uma atividade em grupo, João e Maria trabalham juntos.)

Maria: João, acho que podemos fazer isso juntos!

João: (sorrindo) Sim, Maria, juntos podemos fazer qualquer coisa!

(Eles trabalham duro e completam a atividade com sucesso. No final do dia, Maria entrega a João um desenho que fez para ele.)

Maria: Aqui, João. É um presente para você. Para lembrar que agora você tem um amigo aqui.

(João fica emocionado e abraça Maria com gratidão.)

Cena 4: Celebrando a Amizade

(Toda a classe se reúne para uma festa surpresa para João, celebrando sua chegada e a amizade que encontrou na escola.)

Todos: (cantando) Amigos para sempre, unidos nós sempre vamos ser!

(João sorri, sabendo que encontrou um tesouro especial na amizade de Maria e seus novos colegas de classe.)

Fim.

Esta peça destaca a importância da amizade, da gentileza e da inclusão, valores fundamentais para crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Espero que seja útil para você! Se precisar de mais alguma coisa, estou aqui para ajudar.

Fim

Teatro de Natal para alunos do primeiro ano do ensino fundamental pode ser uma atividade divertida e educativa.

 Aqui está duas sugestões simples de roteiro para uma peça de teatro de Natal:

Título: A Noite de Natal na Floresta

Personagens:

Papai Noel

Rena Rudolph

Árvore de Natal

Presentes

Estrela

Boneco de Neve

Anjos

Urso Polar

Coelho

Cena 1: Na Floresta (Os personagens estão reunidos na floresta)

Narrador: Era uma vez, em uma noite fria de Natal, na floresta encantada, todos os animais estavam ansiosos pela chegada do Papai Noel.

Cena 2: A Chegada do Papai Noel (Papai Noel entra na cena)

Papai Noel: Ho ho ho! Feliz Natal a todos!

Reações dos personagens: (Todos ficam animados e felizes)

Cena 3: Preparativos para o Natal (Árvore de Natal e Presentes entram na cena)

Árvore de Natal: Vamos nos enfeitar com luzes e brilhar para receber o Papai Noel!

Presentes: E nós vamos ficar aqui embaixo esperando para serem entregues às crianças boazinhas!

Cena 4: A Estrela Brilhante (A Estrela entra na cena)

Estrela: Eu vou brilhar bem forte no céu para guiar o Papai Noel até aqui!

Cena 5: Diversão na Neve (Boneco de Neve, Anjos, Urso Polar e Coelho entram na cena)

Boneco de Neve: Vamos brincar na neve e celebrar o Natal!

Urso Polar: É a minha época favorita do ano!

Cena 6: O Espírito do Natal (Todos os personagens se reúnem)

Narrador: E assim, naquela noite mágica de Natal, todos os animais da floresta se reuniram para celebrar o verdadeiro espírito do Natal: amor, alegria e amizade.

Papai Noel: Feliz Natal a todos e um próspero ano novo!

Todos os personagens: Feliz Natal!

(Os personagens se despedem enquanto a música de Natal toca ao fundo)

Fim

Boa sorte e feliz Natal!

Peça teatro 2

Título: "A Noite Feliz"

Personagens:

Narrador

Maria

José

Anjo

Pastores (pode haver vários)

Coro de Anjos (pode ser interpretado por um grupo de crianças ou um coro gravado)

Cena 1: Preparativos para o Natal O palco mostra uma vila com casas simples. Maria está sentada perto de um berço improvisado enquanto José prepara algumas coisas.

Narrador: Era uma vez, em uma pequena vila, um casal chamado Maria e José. Eles estavam se preparando para a noite mais especial de todas.

José: (colocando algumas coisas no berço) Maria, está quase na hora. Estamos prontos?

Maria: Sim, José. Estamos prontos para receber nosso bebê.

Cena 2: O Anúncio do Anjo Um anjo aparece para os pastores que estão cuidando de suas ovelhas.

Anjo: (voz suave) Não tenham medo! Eu trago boas notícias. Nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Pastor 1: (surpreso) Um Salvador?

Pastor 2: (animado) vamos ver isso!

Cena 3: O Nascimento de Jesus Os pastores chega ao local onde Maria e José estão.

Pastor 3: (maravilhado) É verdade! O bebê está aqui!

Maria: (sorrindo) Bem-vindos, amigos. Este é o nosso filho, Jesus.

José: Ele trará luz e esperança ao mundo.

Cena 4: A Celebração Todos se reúne ao redor de Maria, José e o bebê Jesus. O coro de anjos começa a cantar "Noite Feliz" enquanto os pastores se juntam.

Coro de Anjos: (cantando) Noite feliz, noite feliz...*

Narrador: E assim, naquela noite especial, nasceu o Menino Jesus. Seu nascimento trouxe alegria e esperança a todos.

Fim

Boa sorte e feliz Natal!




Visite também:


SUGESTÃO PARA AULAS BÍBLICAS
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA LER DE GRAÇA

 




ARTESANATOS PARA PROFESSORES E PAIS

Painel escolar Clique na imagem para ver promoção      História cachinhos dourados  Clique na imagem