quinta-feira, 2 de julho de 2020

PLANO DE AULA: ALIMENTAÇÃO E SAÚDE




Plano de aula: Alimentação saudável

Instituição:

Professor(a):

Disciplina: Ciências, Português, Arte, História e Matemática.

ANO: 2 Ano

Plano: 5 Dias

Tema: Alimentação e saúde

Objetivos

Geral

Desenvolver a compreensão sobre alimentação, saúde e higiene dos alimentos. Apresentar os tipos de atividades física que favorecem para uma vida saudável.

Compreender a função dos cinco sentidos do corpo humano como: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Específicos

Oportunizar formas de conscientização sobre atividades física e uma boa alimentação para manter o corpo saudável.

Propor experiências que sensibilizam a percepção dos cincos sentidos do corpo humano.

Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Instigar o desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio lógico, afetividade, coletividade, noções de lateralidade, percepção visual e outros.

Metodologia

A partir de vivências com música, dança, histórias, cantigas de roda, será trabalhado questões que proporcionarão a compreensão sobre uma alimentação saudável e a importância das atividades física para nos mantermos saudáveis.

Os alunos, serão provocados a compreender sobre a função e a importância dos cinco sentidos do corpo humano.

Ainda em tempo, estaremos instigando o desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina, linguagem oral e escrita, raciocínio lógico, afetividade, socialização, cooperatividade e outras.

Desenvolvimento

1º Dia

O professor, irá se apresentar para os alunos. Em seguida, realizar uma dinâmica com a turma, para que todos possam se apresentar para o professor.

Dinâmica:

Com quem está o meu crachá???

O professor irá fazer um crachá de mesa para cada aluno antecipadamente. Porém, o professor irá entregar os crachás aleatoriamente aos alunos, sem se preocupar com os nomes.

A seguir, o professor irá escolher um aluno para sair a procura do seu crachá. Ele terá que ir de carteira em carteira até encontrar o seu crachá,

Quando encontrar, se apresentará para o professor. Exemplo: eu sou o Lucas e a brincadeira que eu mais gosto é...

O aluno, que estava com o seu crachá terá que sair e procurar o seu e assim sucessivamente até que todos estejam com os seus crachás em cima de suas carteiras.

Posteriormente, o professor iniciará um diálogo sobre alimentação, questionando os aluno sobre o que cada um gosta de comer.

A seguir, o professor irá expor os tipos de alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Exemplo: feijão, arroz, macarrão, carnes, podendo citar os tipos de carnes existente, o famoso pão com margarina, entre outros.

O professor, levará uma lista de alimentos não saudáveis e os mais saudáveis para nosso corpo.

Exemplo: as massas que são muito consumidas nem sempre fazem bem para o nosso organismo. Algumas pessoas tem alergias ou intolerância ao glúten e passam mal sempre que comem esses tipos de alimentos. Os doces que as crianças adoram, não é recomendado o consumo diário, pois o excesso do açúcar poderá trazer grandes consequências negativas para o nosso organismo.

As frituras, refrigerantes, também podem nos causar muitos problemas de saúde.

Subsequentemente, o professor apresentará uma lista de alimentos saudáveis que precisamos consumir para nos fornecer energia e nos manter bem em todos os sentidos. As crianças por exemplo, aprendem muito mais durante os estudos se estiver bem alimentadas.

O professor, evidenciará a questão da higiene com os alimentos para ajudar ainda mais na saúde das pessoas. Lavar bem os alimentos, as mãos e manter a casa sempre limpa para evitar a contaminações de bactérias ou vírus que são as doenças. Evidenciando também sobre a importância de beber bastante água durante o dia.

A seguir, os alunos realizarão uma atividade sobre alimentação em forma de quadrinhos.

O professor entregará um livrinho feito com folhas sulfite cortadas ao meio e grampeadas, para os alunos desenhar e escrever para quem já estiver alfabetizado, caso não consiga escrever, representarão apenas com desenhos.

Na sequência, os alunos terão um momento para apresentar suas histórias em quadrinhos para os colegas da sala.

Para a próxima aula, o professor antecipa sobre o que será trabalhado e faz um pedido para os alunos que conseguirem levar uma fruta, pois será realizado uma atividade com pratos coloridos e divertidos, com apenas essas informações o resto será surpresa.

2º Dia

O professor iniciará a aula com um diálogo sobre o que ela antecipou na aula anterior sobre a surpresa dessa aula.

O professor poderá levar vários alimentos como frutas, pão integral, legumes cozido... e juntos com os alunos terão um momento maravilhoso, preparando os pratos coloridos e divertidos.

Após o preparo dos pratos, o professor irá falar sobre os cincos sentidos do corpo humano.

Com nossos olhos, podemos ver a beleza dos pratos coloridos, isso  é algo muito interessante porque nos deixa com vontade de experimentar os alimentos. Quando experimentamos os alimentos podemos sentir o sabor, isso se chama  de sentido paladar. O paladar e quando sentimos o gosto, se é doce, salgado, ácido, ardido como a pimenta ou amargo como um chocolate ou um jiló.

Depois, o professor falará sobre o cheiro dos alimentos, isso acontece porque temos o sentido olfato outra parte muito importante do nosso corpo. Com o olfato, sentimos vontade de experimentar alguns alimentos, o cheio bom nos leva a experimentar alguns alimentos.

Ou o cheiro bom de um perfume ou até mesmo o cheiro ruim, que nos faz sentir náuseas, nojo ou até vontade de vomitar.

Quando pegamos nos alimentos para comer, estamos utilizando o sentido tato, quando tocamos nas coisas e objetos com as mãos e os dedos.

Se fecharmos os nosso olhos podemos sentir os objetos apenas tocando com as mãos, como as pessoas que são cegas, elas aprendem a desenvolver a sensibilidade do tato.

Mas, como podemos utilizar o sentido da audição?

O professor, poderá apresentar uma a áudio, com som de alguém mastigando os alimentos, o som dos passos das pessoas, canto dos pássaros, barulhos da água escorrendo, entre outras.

Para este momento, os alunos poderão degustar dos pratos coloridos.

Após a degustação, os alunos realizarão um diálogo sobre o que mais gostaram dos alimentos e o que aprenderam nesta aula. E se todos vão orientar os seus familiares sobre como viver melhor e com mais saúde.

Para finalizar os alunos realizarão uma atividade utilizando os nomes dos alimentos utilizados na decoração dos pratos.

Com auxílio do alfabeto móvel para quem ainda não conseguir escrever sozinho, os alunos escreverão em seus cadernos os nomes dos alimentos presente nesta aula. O professor irá orientar e auxiliar na escrita.

Aproveitando os últimos minutos, os alunos realizarão uma brincadeira com os dados das sílabas.


Jogo: Dado formando sílabas
Material
Dois dados com as sílabas
Fichas para formar as palavras
Folha de papel
Lápis
Como jogar
Em grupo de 3 ou 4.
Cada jogador receberá uma folha de papel e um lápis para copiar as sílabas.
Após cada um na sua vez, lançará o dado para saber a sílaba inicial para formar a  palavra.
Depois terá que tentar formar outra palavra apenas invertendo as sílabas da palavra que formou.
Cada palavra formada com as mesmas sílabas vale um ponto.
Vencendo quem estiver com mais pontos.
Exemplo:
Cava – vaca
Cama – maca
Boca – cabo
Lobo – bolo
Topa – tapa
Ramo – mora
Capa – paca
Cedo – doce     
Vale – leva
Dona – nado
Lago – gola
Gole - lego

E depois se despedem indo para suas casas.

3º Dia

Para esta aula, o professor iniciará com um resumo sobre os cinco sentidos do corpo humano trabalhado na aula anterior. Evidenciando que a visão, o olfato e o paladar, foram bem desenvolvido a partir do preparo e da degustação dos alimentos. Porém, a audição e o tato serão trabalhados com mais ênfase nesta aula.

O professor irá colocar um áudio sobre alguns tipos de sons para os alunos ouvirem e depois tentarem identificar cada um deles.

Após, os alunos realizaram outra brincadeira para reforçar sobre o sentido tato, para compreender que precisamos ter sensibilidade nas mãos ao tocar um objeto sem conseguir enxergá-los.

Com todos em círculo, o professor ira vendar os olhos dos alunos, um de cada vez.  Cada um terá que tocar em um objeto e tentar adivinhar o que é. Estes objetos deverão estar dentro de uma caixa ou saco para ser retirado somente quando o aluno estiver com os olhos vendados.

Posteriormente, os alunos participaram de uma vivência: caça ao tesouro.

O professor, irá espalhar várias palavras sendo os nomes dos objetos utilizado na brincadeira anterior de adivinhar. Essas palavras deverão ser espalhadas pela sala antes dos alunos chegarem, para tornar o momento mais divertido.

A seguir, os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 e os grupo terão um tempo para encontrar as palavras escondidas.

Depois, cada grupo terá que ler para os colegas essas palavras encontradas. A seguir, terão que copiar essas palavras em seus cadernos.

Neste momento, os alunos finalizam com uma atividade com  jogos de matemática com material dourado.

 Nunca dez 

Com dois ou mais jogadores
Um dado
Material dourado
Como jogar
Os jogadores decidem quem irá começar.
O jogador joga o dado, em seguida conta os números e troca por unidades do material dourado. Quando formar dez, precisa trocar por uma barra.
Quando juntar dez barras deverá trocar por uma placa e assim poderá chegar a um milhar. Vence quem chegar a mil primeiro.


4º Dia
O professor, iniciará com um diálogo sobre o que foi trabalhado enfatizando os tipos de alimentos que precisamos para ter uma boa saúde e o que precisamos fazer além de nos alimentarmos bem. 
Praticar atividades física que nos ajudam a queimar calorias e nos fornecer mais energia.
O professor, irá expor para os alunos que devemos associar uma boa alimentação com o movimento corporal.
Posteriormente, o professor enfatizará outras formas para movimentar o nosso corpo. Exemplo: caminhada, corrida, andar de bicicleta, brincar, subir e descer escadas, pular, bater peteca, jogar bola, tênis de mesa, passear no parque, pular corda entre outros.
A seguir, o professor questionará os alunos sobre o que costumam fazer para se exercitarem no dia a dia. Ou se ficam muito tempo parado assistindo TV, jogando videogame ou outra coisa que não movimenta o corpo.
O professor, irá falar sobre a brincadeira de pular corda, uma simples brincadeira que poderá trazer vários benefícios. Exemplo: faz bem para o coração, para as pernas, braços...
Após, os alunos realizaram uma atividade construindo uma cruzadinha sobre pular corda e seus benefícios.
Cada um receberá uma folha de caderno quadriculado para criar uma cruzadinha com o título pular corda.
O professor, colocará no quadro o início da cruzadinha para os alunos.
Exemplo:
Cada letra deverá ficar dentro de um quadradinho. Os alunos vão construindo juntamente com o professor.
O professor irá ajudar a encontrar palavras para cada  letra, começando com a letra P. Exemplo: pular corda ajuda a fortalecer qual parte do corpo que tem a letra P.  Alguém poderá dizer, as panturrilhas e assim a cruzadinha vai ganhando vida

P

U

L

A

R

*

C

O

R

D

A

 

Na sequência, os alunos participarão de uma dinâmica. Com todos sentados em círculo, cada um com um um objeto, podendo ser um copo de requeijão vazio. O copo de requeijão deverá ficar na frente do aluno. O professor, irá coordenar os movimentos, exemplo:
Mãos na cabeça, mãos no pescoço, mãos no copo, mãos no nariz, mãos no copo... e assim se procedem confundindo os movimento.
Ao término da brincadeira, o professor fará um relato anotando no quadro todos os movimento do corpo que foram trabalhados nessa atividade. Evidenciando, que não é difícil movimentar o nosso corpo.
Para este momento será apresentado aos alunos alguns jogos de matemática.

Jogo dos três dados









Material

Dois dados normal e um dado modificado com sinais de mais e menos

 Desenvolvimento do jogo

Em dupla, os jogadores decidem quem irá começar o jogo.

O jogador jogará primeiro o dado modificado para saber se a continha será de mais ou menos.

Depois jogam os dois dados normais e resolve as continhas.

O objetivo não é ter vencedor e sim aprender a somar e subtrair.

Os alunos poderão ter o auxílio de palitos de sorvete para realizar contagem.

Para a próxima aula, os alunos terão que fazer uma entrevista com alguém de sua família para saber qual brincadeira essa pessoa costumava brincar quando era criança.


5º Dia

O professor dará início com uma contação de história.

A Lagartinha Comilona

À luz da lua, um pequeno ovo estava depositado sobre uma folha. Num domingo de manhã, o sol quentinho despertou e POP! Lá saiu do ovo uma pequenina e esfomeada lagartinha.

Aí a lagartinha começou imediatamente à procura de comida.
Na 2ª feira, fez um buraquinho numa maçã e devorou-a, mas ainda sentia fome.
Na 3ª feira, fez buraquinhos em duas peras e devorou-as, mas ainda sentia fome.

Na 4ª feira, fez buraquinhos em três ameixas e devorou-as, mas ainda sentia fome.
Na 5ª feira, fez buraquinhos em quatro morangos e devorou-os, mas ainda sentia fome.

Na 6ª feira, fez buraquinhos em quatro laranjas e devorou-as, mas ainda sentia fome.
No sábado, fez buraquinhos numa fatia de bolo de chocolate, num cone de gelado, num pickle, numa fatia de queijo suíço, numa fatia de salame, num chupa-chupa, numa fatia de tarte de cerejas, numa salsicha, num queque e numa fatia de melancia e devorou tudo. Nessa noite sentiu uma dor de estômago!

O dia seguinte era domingo novamente. A lagartinha fez um buraquinho numa linda folha verde e depois disso sentiu-se muito melhor. Agora já não tinha fome – e também já não era uma lagartinha. Era uma lagarta grande e gorda. Construiu uma casinha, chamada casulo, e meteu-se lá dentro durante mais de duas semanas.

Depois, mordiscou o casulo até fazer um buraco, saiu e…
Eis uma linda borboleta!

A seguir, o professor provocará os alunos à uma reflexão sobre alguns pontos trabalhados na história, evidenciando a gula. O que é gula?

Os alunos poderão expor suas opiniões sobre sua compreensão da palavra gula.

Após, o professor, irá salientar que a gula poderá nos levar a comer cada vez mais, sem limites e isso poderá nos afetar muito, nos deixando obesos ou doentes.

O professor, dará dicas de como saber quando nosso estômago já está satisfeito. Nunca devemos comer mais, se não sentimos mais fome, devemos comer com calma, mastigar bem os alimentos e nunca devemos comer tanto até sentir náuseas ou mal estar de tão cheio que ficamos.

A seguir, o professor reforçará sobre associar a boa alimentação com exercícios que nos ajudam para termos uma boa saúde.

Na sequência, o professor perguntará sobre a pesquisa que os alunos ficaram incumbidos de realizar com alguém da família. Qual a brincadeira que costumava brincar, quando eram criança.

Após, o professor irá escolher as brincadeiras mais simples e fácil de realizar, para colocar em prática com os alunos no pátio da escola.

Os alunos, realizarão uma atividade avaliava, criando uma história da sua própria vida. Exemplo: Contar em forma de história escrita ou desenhada, o que costuma fazer em sua casa e quais atividades mais gosta de realizar com sua família. O professor estará orientando e auxiliando durante essa atividade.

Depois, terão um momento para apresentar sua história para os colegas. E em seguida, terão uma confraternização para encerrar as atividades da semana. O professor, levará um lanche delicioso para este momento.

E após o recreio, os alunos terão um tempo ao ar livre com cantigas de roda.

Exemplo:

 Ciranda, cirandinha

Uma das cantigas folclóricas mais antigas é a Ciranda, cirandinha. Em roda e de mãos dadas, as crianças cantam e rodam. No final da canção, um colega é escolhido para ficar no meio da roda. A brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro.

 A Canoa Virou

Nessa brincadeira de roda, os participantes entrelaçam as mãos de forma que um deles fique olhando para dentro da roda, e os outros, que estão ao seu lado, olham para fora.

Todos os integrantes cantam a música e os que estão olhando para fora da roda, no refrão, vão se virando aos poucos. Quando todos estiverem olhando para o centro da roda, termina a brincadeira.


Batata quente

Nessa brincadeira, as crianças permanecem sentadas uma ao lado da outra em forma de roda. Todos os integrantes cantam a canção e vão passando um objeto. Quando o música terminar, quem ficar com o objeto, a “batata quente”, sai do jogo. Quem permanecer até o final, vence a partida.

Escravos de Jó

Uma das brincadeiras de roda mais populares e tradicionais é o “Escravos de Jó”. Nela, pode-se usar uma pedrinha ou mesmo uma bola para realizar o jogo. Todos os integrantes devem estar em roda e juntos cantar a canção.

O objeto começa na mão de um deles e vai passando para o colega ao lado. Porém, existem alguns movimentos de tirar, colocar novamente, deixar parado e ziguezaguear o objeto conforme a música.

Corre cutia

Também chamada de “Lenço atrás”, essa brincadeira de roda é muito popular entre as crianças. Sentados em roda e com os olhos fechados, uma pessoa fica em pé cantando a música com um lenço na mão (que pode ser também algum outro objeto) caminhando em volta da roda. No final da canção, quem está de pé pergunta “Posso jogar?”.

Nesse momento, ela escolhe uma das crianças sentadas e deixa o lenço atrás. Depois de abrirem o olho, quem foi escolhido, pega o lenço e corre atrás de quem estava cantando. Se quem estava cantando, conseguir correr sem ser pego e sentar no lugar em que o outro estava, fica salvo. Caso contrário, se quem estava cantando for pego, ele começará novamente.

Após as brincadeiras os alunos se despedem indo para suas casas.

Avaliação

Será avaliado a participação e o interesse do aluno.

Material

Folha sulfit

Caderno

Lápis borracha

Alimentos saudáveis

História

Música

Dado


 Sugestões extra para este plano de aula.

É possível ampliar a aula de ciências a partir das frutas e legumes. Podendo trabalhar sobre as vitaminas das frutas e legumes com receitas de sucos, bolo e muito mais.

É possível trabalhar sobre o cultivo de alguns alimentos básicos, como a abobrinha que é um legume fácil e rápido para produzir e o professor poderá até entregar algumas sementes para os alunos plantarem com seus pais em casa. Se não tiverem espaço no quintal, poderão plantar em vasos grandes.

 É possível trabalhar sobre os cuidados que precisamos ter com as plantas, que elas precisam de sol, chuva, do solo, entre outras.

Podendo ainda, incluir outras atividades a partir das cantigas de roda, envolvendo matemática e português. 

Poderá escolher uma cantiga de roda e fragmentar as partes da letra como se fosse um caça palavra para os alunos montarem em grupos. E depois questionar sobre as palavras que se repetem na letra da cantiga.

Recomendo, que vocês incluam muitas outras atividade e jogos extras para evitar o tempo vago em sala de aula.

É claro que, o professor regente sempre nos dará um tema e o que precisa ser trabalhado durante a regência, mas no momento de planejar recomendo que não economize em atividades.

Se o projeto já estiver concluído, poderá levar outras atividades como uma carta na manga, caso precise.

Clique na imagem para conhecer este maravilhoso livro 


Quem tem filhos ou trabalha com crianças, sabe que nem sempre é fácil conseguir alimentá-los. Neste contexto, o livro conta a história de Belinha, uma menina muito alegre e curiosa, mas que em geral não gosta de comer, principalmente se for comida saudável. Com o intuito de ajudá-la a se alimentar melhor, a personagem do livro vive experiências que vão desde o plantio dos alimentos até o consumo dos mesmos, com a orientação de professores, nutricionistas, cozinheiros e responsáveis.

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baudasideiasbrilhantes.blogspot.com

segunda-feira, 15 de junho de 2020

DINÂMICAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA



MEU PROJETO DE VIDA PARA O ANO: .......

CONCEITOS TRABALHADO

Expectativas

Perspectivas

Sonhos

Conquistas

Motivação

Material

Caixa com cadeado

Folha de papel almaço

Lápis, caneta, lápis de cor ou canetinhas.

DESENVOLVIMENTO

Cada aluno receberá uma folha de papel almaço.

A seguir, o professor irá propor uma reflexão sobre o que cada um deseja conquistar durante o ano letivo, evidenciando a importância de sonharmos e desejarmos algo que ainda não temos ou até mesmo melhorarmos em algo que deu errado ou perdemos.

Subsequentemente, os alunos farão uma lista de coisas que desejam alcançar por seus próprios méritos durante este ano, como por exemplo: boas notas, ser um bom filho, ganhar algum brinquedo de seus pais, entre outras.

O professor irá explicar que, esta lista  será guardada dentro de um envelope colorido com o nome do aluno e depois o envelope será fechado com cola.

Este envelope, ficará dentro de uma caixa com cadeado aos cuidados do professor durante o ano inteiro. Somente no último dia de aula no final do ano que, cada um irá pegar esse envelope, abrir e ler o que escreveram e depois comentarão com os colegas sobre o que aconteceu, se todos os seus desejos foram realizados ou se alguma coisa aconteceu diferente. No entanto, se houver algo que o aluno não queira comentar com os colegas, deverá ser respeitado.

O professor, poderá propor uma confraternização de encerramento para este dia. E depois da confraternização, com todos sentados em círculo receberão seus envelopes e terão um tempo em silêncio para ler a sua lista de desejos. A seguir,  um de cada vez irá compartilhar. 

 

 Dinâmica da persistência


Conceitos trabalhados

Persistência

Motivação

Desejo

Sentir se capaz

Confiança

Foco

Material

Folhas de revistas

Uma lixeira

Desenvolvimento

Cada aluno receberá 7 folhas de revistas.

A seguir, terão que amassar cada folha formando uma bolinha, no total de 7 bolinhas.

Subsequentemente, um de cada vez terá que jogar as bolinhas dentro da lixeira. Se errar, poderá juntar e tentar novamente até acertar todas as bolinhas dentro da lixeira ou desistir se estiver cansado.

No final, o professor evidenciará a importância de nunca desistirmos de nossos sonhos. Que precisamos tentar quantas vezes forem necessárias para conquistarmos tudo o que almejamos.


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sábado, 13 de junho de 2020

TRABALHANDO AS EMOÇÕES: FUNDAMENTAL 1º e 2º ANO


ATIVIDADES PARA TRABALHAR AS EMOÇÕES DA CRIANÇA

compreendendo as emoções

CADERNO DAS EMOÇÕES

caderno das emoções

É muito importante ensinar a criança a conhecer seus sentimentos (medo, tristeza, solidão) e aprender a controlar algumas emoções nocivas (raiva, vingança).

O professor, poderá iniciar com uma historinha. Seria interessante escolher uma história que tivesse ao mesmo tempo: tristeza, algumas partes engraçadas e com um final feliz. Como exemplo: Branca de Neve e os Sete Anões. A história começa triste (Branca de Neve é amaldiçoada), tem um pouco de humor (as trapalhadas dos sete anões) e um final feliz (o casamento de Branca de Neve com o príncipe).

CONCEITOS TRABALHADOS

Compreensão sobre sentimentos como: raiva, tristeza, alegria, medo, surpresa, afeto, confiança, aversão.

DESENVOLVIMENTO

O professor, irá explicar o significado dos sentimentos e porque temos essa variação de emoções consideradas boas e ruins dentro de nós.

ALEGRIA é o que consideramos a melhor delas, pois nos proporciona um bem estar, nos tranquiliza e nos deixa feliz.

TRISTEZA é o oposto de alegria e ninguém gosta de estar triste.

MEDO é algo que nos deixa inseguro e nos faz acreditar que não vamos conseguir.

SURPRESA é um sentimento que pode ser bom ou ruim, exemplo: quando ganhamos um presente sem estarmos esperando, isso é muito bom. Mas, também, existe surpresas desagradáveis como: quando um amigo diz que vai morar em outra cidade, isso é uma surpresa muito ruim.

AFETO é quando gostamos muito de alguém, um parente, amigo ou um animal de estimação.

CONFIANÇA é quando acreditamos que nada de ruim vai acontecer conosco porque temos um adulto cuidando de nós...

AVERSÃO é o que nos faz sentir horror, nojo como: sujeiras, alguns insetos, como baratas, sapos...


 

ATIVIDADE: CADERNO DAS EMOÇÕES

Materiais

Cadernos lápis e borrachas

Como trabalhar

Cada aluno receberá um caderno encapado todo bonitinho organizado pelo professor. Um lápis e uma borracha.

A seguir, o professor irá explicar para os alunos que este caderno, será um meio para expor os seus sentimentos diariamente. 

O aluno, poderá desabafar sobre todos os tipos de emoções que vier a sentir.

O professor, evidenciará aos alunos a importância de controlarmos os sentimentos ruins, pois, eles nos prejudicam e nos fazem magoar as pessoas ao nosso redor.

Os alunos compreenderão que, sentir raiva é normal, porém, não podemos alimentar esse sentimento, evitando que ele permaneça dentro de nós por muito tempo ou talvez por toda a nossa vida.

O aluno fará relatos em seu caderno evidenciando como foi o seu dia e como se sentiu. Se por acaso sentiu raiva, deverá relatar como conseguiu se livrar desse sentimento.

O professor, deverá mencionar sobre o caderno das emoções durante o ano inteiro, para motiva-los a continuar fazendo seus relatos.


JOGO: TRILHA DAS EMOÇÕES
Assista o vídeo abaixo 

Quer conhecer outros jogos para Educação Infantil? Quer baixar a trilha, o dado e as regras do jogo?

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Jogo para trabalhar às emoções

Clique na imagem para conhecer 




 

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sexta-feira, 12 de junho de 2020

JOGO TERAPÊUTICO

jogo terapêutico

Cartinhas para trabalhar a prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

A violência doméstica contra crianças e adolescentes tem sido um fator impactante em toda a sociedade.

A instabilidade emocional de uma criança ou adolescente pode ser um alerta ao professor de que alguma coisa pode estar errada. Nem sempre, terá ligação com a violência, há certas mudanças na rotina familiar que acabam interferindo na aprendizagem e requer atenção do profissional da educação. 

Com essas cartinhas o professor poderá fazer uma certa sondagem de forma lúdica sobre o que se passa dentro dos lares de seus alunos.

São 50 cartinhas com perguntas simples relacionadas ao dia a dia da criança. As perguntas exigem apenas a espontaneidade dos alunos que, ao responder ludicamente estarão abrindo certas verdades que muitas vezes estão ocultas e ao mesmo tempo sufocando a criança de alguma forma.

O professor poderá refletir sobre as respostas e se for o caso, deverá estar levando para junto à diretiva da escola para uma análise e se juntos julgarem necessário poderão tomar algumas providências.

É claro que, o professor não poderá sair julgando tudo como um caso de “violência doméstica”, precisa ter muita sabedoria antes de expor a família ou até mesmo a criança à uma situação constrangedora, mas quando se trata de crianças, tudo é válido em termos de atenção e prevenção.


jogo terapêutico parte 5jogo terapêutico parte 4jogo terapêutico parte 3jogo terapêutico parte 2jogo terapêutico parte 1






Outra sugestão de jogo abaixo


Jogo de perguntas

50 cartinhas

Uma caixinha

Música

Como jogar

Com todos sentados em círculo no chão ou em cadeiras. Ao som de uma música bem alegre à escolha do professor.

As cartinhas estarão dentro da caixa.

Quando a música começar tocar os alunos terão que ir passando a caixinha com as cartas das perguntas. Ao parar a música o aluno que estiver segurando a caixa terá que abrir a caixa, retirar uma cartinha ler a pergunta e responder.

A seguir, vai passando a caixa até que todos participem.


 Veja outras atividades do blog:



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Apostila Conhecimento Pedagógico : Concursos Educacionais por [Danillo Biete]

domingo, 7 de junho de 2020

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA



HISTÓRIA:

 A GALINHA RUIVA

Em um lindo e maravilhoso sítio, morava uma galinha ruiva com os seus pintinhos. A Galinha ruiva era muito trabalhadora, ela plantava milho para alimentar todos os outros animais que moravam no sítio. Tinha muitos animais. Além de galinhas tinha também: cachorro, porco, lagarta, pato, cavalo, boi, ovelha e muitos pássaros.

– Certo dia, a galinha ruiva acordou pela manhã e percebeu que o milho já estava no ponto de colheita. Ela ficou pensando... e logo teve uma ótima ideia. Ela decidiu fazer um delicioso bolo. A galinha ruiva foi chamar todos os outros animais do sítio para ajudar.

– Quem vai ajudar? Perguntou a Galinha!

– Eu não, disse o cachorro.

– Nem pensar, disse o porco.

– Tenho mais o que fazer, disse a ovelha.

– Eu não quero perder tempo com essa bobagem, disse o cavalo.

– Os outros animais, foram logo saindo de perto da galinha.

– Ninguém quis ajudar.

A galinha ruiva, trabalhou sozinha. Colheu o milho, moeu e fez o delicioso bolo com os ingredientes que haviam no sítio.

Ingredientes do bolo

Ovos

Farinha de trigo

Margarina

Leite

Fermento

Fubá

– Quando o bolo ficou pronto, assado, cheiroso e delicioso. A galinha ruiva e os seus filhos pintinhos estavam comendo. De repente, todos os animais que não ajudaram foram se aproximando pertinho do bolo.

– A galinha ruiva, ficou com muita raiva!

– Mas, mesmo com raiva, ela dividiu o bolo com todos eles.

– Quando todos terminaram de comer, decidiram pedir desculpas para a Galinha ruiva. E todos ficaram felizes e se abraçaram rindo de felicidade por ter se deliciado com aquele bolo de milho.

 ATIVIDADES: GALINHA RUIVA


CRUZADINHA


HISTÓRIA AMIGA IMAGINÁRIA


Conceitos trabalhados

Promover o desenvolvimento cognitivo,  raciocínio lógico e o faz de conta.

Desenvolvimento

O professor poderá ler a história para os alunos e depois pedir para cada um criar uma história imaginária e compartilhar com os colegas.

Vou compartilhar uma experiência que tive com  o meu filho. 

Meu filho quando criança, tinha  um amigo imaginário e eu achava muito interessante. Certo dia, ele estava fazendo bolhas de sabão e logo ouvi ele conversando com o seu “amigo”. Ele falou: cuidado meu amigo, você está molhando todo o seu calção e ria como se estivesse com alguém.

A criança tem uma imaginação muito ampla e isso é maravilhoso porque podemos induzi-los a desenvolver ainda mais.










                         

SUGESTÃO DE LIVRO
É SÓ CLICAR NA IMAGEM




Veja outras atividades do blog:

📌Jogo: Separação de Sílabas

📌Cruzadinhas: Ortografia

📌Grafomotricidade

📌Jogo Terapêutico 

📌 Dígrafos

 📌Coletivos

📌Atividades com Numerais

📌 Matemática: Atividades

📌 ALFABETIZAÇÃO LÚDICA

📌 ATIVIDADES VISOMOTORA


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