quinta-feira, 7 de maio de 2020

DICAS PARA ESTÁGIOS



O ESTÁGIO É O MOMENTO DE REFLEXÕES SOBRE ESTARMOS OU NÃO PREPARADOS, SE TEMOS OU NÃO O PERFIL IDEAL. O MEDO, A INSEGURANÇA, AQUELE FRIOZINHO NA BARRIGA VAI COMEÇAR. MAS ENFIM, NÃO HAVERÁ JEITO DE EVITAR OU TRANSFERIR PARA OUTRA PESSOA.
PARA ÀQUELES QUE, JÁ TEM UMA CERTA AUTONOMIA PARA FAZER OS TRABALHOS E APRESENTAR EM SALA DE AULA, FICA MENOS COMPLICADO. MAS, PARA QUEM FICOU DESDE O PRIMEIRO ANO DO CURSO APOIADO EM ALGUÉM DURANTE A ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS, ACREDITE, VAI FICAR MAIS DIFÍCIL. PORÉM, ESTE É MOMENTO DE DESPERTAR PARA A REALIDADE.

Primeiro passo para ter um bom estágio é chegar sempre antecipado, nunca chegar em cima da hora, correndo, sem jaleco, todo suado. Não ficar cochilando durante as observações, usar roupas e calçados adequados e confortáveis.

As mulheres, devem evitar o uso de chinelo ou rasteirinha. Usem sapatos fechado, de preferência tênis por ser mais confortáveis.

Observem tudo, o máximo que puder e ao chegar em casa faça anotações o quanto antes, porque depois acaba por esquecer alguma coisa e ficará difícil planejar as aulas. Principalmente na hora de fazer o relatório sobre o estágio, poderão sentir falta.

Anote  as datas, todos  os detalhes por mais que pareçam insignificantes, pois poderá fazer toda a diferença depois.

Observem muito bem a turma para a regência, o espaço interno e externo, a rotina de horários, recreio, entre outros.

Se for Educação Infantil procure se inteirar de cada detalhe sobre o tempo e na hora de planeja faça a diferença.

Muitas vezes os estagiários acham que estão super preparados para atuar e quando chegam nas escolas durante as observações se deparam com a realidade diária de rotina em sala de aula e mudam totalmente o pensamento que até pouco era só criticidade e passam a olhar de forma totalmente contrário, chegando a ficar sem ação e ideias para o estágio. E acabam planejando suas aulas de forma similar ao dos professores regentes da turma.

Ouve-se muito de alguns estagiários, ali não dá pra fazer muita coisa porque é muita rotina e o tempo fica muito fragmentado. E com isso apenas reproduzem o que já está sendo feito. Tudo o que aprendem durante o curso já começa ficar de lado, infelizmente.

Se a turma é muito  “tradicional” não importa, retenha apenas o que é bom, o resto deixa de lado. Nos estágios aprendemos muito também e não podemos chegar lá pensando que estamos tão sabidos assim, não se iluda, a sala de aula ensina o professor do começo até o fim dos anos em experiências.

Evite chegar para o estágio cheio de si mesmo, todo convencido, achando que vai transformar a turma. Afinal, um pouco de insegurança não faz mal a ninguém. Estar diante de pessoas nos avaliando o tempo todo, automaticamente ficamos intimidados e isso será levado em consideração pelos professores regentes e não vai nos diminuir como pessoa.

Outra coisa, não fique puxando o saco do professor regente, ele não vai lhe atribuir uma nota "boa" a partir disso.

Na hora de planejar, não economize em atividades, crie e recrie quantas forem necessário e ainda leve sempre várias atividades extras.
Não permita tempo vago durante a regência.

Se no primeiro dia você sentiu que as coisas não foram muito bem, saiba que isso sempre vai acontecer vez ou outra. Não desista de tentar fazer a diferença no dia seguinte.

Percebeu que tal atividade não vai funcionar com a turma, mude, não terá problema em adaptar ou mudar. O importante é você tentar fazer tudo o que for possível nestes dias.

Na Educação Infantil, utilize músicas, funciona muito, as crianças amam dançar e cantar.

As histórias sempre devem ser contadas de forma espontâneas, não fique preso em livros, decore a história e se por acaso se perder durante a contação, não fique inseguro por mudar as palavras, o importante é saber contar e usar palavras fáceis para uma melhor compreensão dos alunos.

Infelizmente, alguns estagiários se dedicam apenas em confeccionar o material para contação de histórias, é claro que isso é muito importante e faz toda a diferença para o momento. Mas lamentavelmente, nem se dão o trabalho de ler a história, fazem isso apenas diante dos alunos. Aí o que acontece? As palavras confusas que estão na história não são traduzidas na linguagem da criança, a leitura fica chata e os alunos começam a se dispersar. Depois, reclamam que os alunos não sabem ouvir histórias porque o professor regente nunca dedica tempo para leituras e nem sempre isso é verdade.

Não joguem  suas frustrações em cima do professor regente da turma, procure melhorar ou superar o que deu errado hoje se esforçando mais amanhã.

Se você conhece o professor regente, a melhor coisa a se fazer é apenas se preparar mais ainda, não pense que será levado em consideração esse “fato” na hora lhe de atribuir a nota. Para o professor regente, o que será levado em conta será o seu desempenho durante a regência.

Observem o espaço externo da escola, como: pátio, quadra, parquinho ou um gramado limpo e espaçoso. Procure associar quais são os horários livres que poderá ser utilizado e se for possível acrescente uma atividade diária ao ar livre durante a regência. Existem, muito tipos de jogos cooperativos que farão toda a diferença.

Mas, não esqueçam das atividades extras para substituir, caso esteja chovendo neste dia e os alunos precisarem ficar somente na sala.



Visite também:

segunda-feira, 4 de maio de 2020

ALFABETIZAÇÃO LÚDICA


SEPAR EM SÍLABAS

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA CONHECER AS ATIVIDADES



Aprendendo as palavras 
Para o 1º Ano

Jogo: Dado com figuras de animais (que vivem dentro de casa e os que vivem próximo das casas).
Material
Dado com figuras de animais
Alfabeto móvel
Como jogar
Em grupos de 3 ou 4
Cada jogador lançará o dado para saber qual animal será associado ao nome.
Com auxílio do alfabeto móvel o jogador irá formar o nome deste animal.
Se não conseguir os colegas poderão ajudar, mas ninguém pontua.
Poderá haver empates na final, mas o importante é aprender brincando.


Jogo: Dado com figuras de animais (aquáticos).
Material
Dado com figuras de animais que vivem na água
Alfabeto móvel
Como jogar
Cada jogador lançará o dado para saber qual animal será associado ao nome.
Com auxílio do alfabeto móvel o jogador irá formar o nome deste animal.
Se não conseguir os colegas poderão ajudar, mas ninguém pontua.
Poderá haver empates na final, mas o importante é aprender brincando.



Jogo: Dado com animais que podemos encontrar no zoológico
Material
Dado com figuras de animais
Alfabeto móvel
Como jogar
Cada jogador lançará o dado para saber qual animal será associado ao nome.
Com auxílio do alfabeto móvel o jogador irá formar o nome deste animal.
Se não conseguir os colegas poderão ajudar, mas ninguém pontua.
Poderá haver empates na final, mas o importante é aprender brincando.




ATIVIDADE PARA 2º ANO
Jogo: Dado formando sílabas
Material
Dois dados com as sílabas
Fichas para formar as palavras
Folha de papel
Lápis
Como jogar
Em grupo de 3 ou 4.
Cada jogador receberá uma folha de papel e um lápis para copiar as sílabas.
Após cada um na sua vez, lançará o dado para saber a sílaba inicial para formar a  palavra.
Depois terá que tentar formar outra palavra apenas invertendo as sílabas da palavra que formou.
Cada palavra formada com as mesmas sílabas vale um ponto.
Vencendo quem estiver com mais pontos.
Exemplo:
Cava – vaca
Cama – maca
Boca – cabo
Lobo – bolo
Topa – tapa
Ramo – mora
Capa – paca
Cedo – doce     
Vale – leva
Dona – nado
Lago – gola
Gole - lego



PARA BAIXA EM PDF 


ATIVIDADES DAS PALAVRAS

O ALUNO PRECISA ENCONTRAR UM NÚMERO DE PALAVRAS UTILIZANDO APENAS AS LETRAS QUE ESTÃO AO LADO DOS PONTILHADOS.

AS PALAVRAS PODEM SER COM DUAS, TRÊS OU MAIS LETRAS.

TEMOS AS PALAVRAS SUGERIDAS PARA SEREM ENCONTRADAS, O QUE NÃO IMPEDE DO ALUNO ENCONTRAR OUTRAS PALAVRAS PARA ACRESCENTAR EM SEU CONHECIMENTO.

SE O ALUNO ESTIVER COM DIFICULDADE DE ENCONTRAR AS PALAVRAS, O PROFESSOR PODERÁ  AJUDAR.

EM UMA CAIXINHA, COLOCAR UNS PAPÉIS COM OS NÚMEROS 0, 1, 2 E 3.  A SEGUIR, PEDE PARA O ALUNO TIRAR UM PAPELZINHO. SE TIRAR O NÚMERO UM, O PROFESSOR PODERÁ CONTAR UMA DAS LETRAS DAQUELA PALAVRA, SE TIRAR 2, DUAS LETRAS, SENDO ASSIM, A ATIVIDADE SE TORNA MUITO INTERESSANTE.

PODENDO SER TRABALHADA EM GRUPO.

OBS. As palavras desconhecidas deverão ser pesquisadas para que o aluno tenha a oportunidade de conhecer o seu significado.

 











PARA BAIXA EM PDF AS ATIVIDADES DAS PALAVRAS


CARDS DAS TRÊS PALAVRAS
VOCÊ CONSEGUE ENCONTRAR AS TRÊS PALAVRAS?



PARA BAIXA EM PDF AS ATIVIDADES DAS PALAVRAS




ATIVIDADES COM RIMAS
É SÓ CLICLA NA IMAGEGEM ABAIXO




CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA TER ACESSO AO JOGO DE CARTAS PARA LEITURA



TRABALHANDO OS OPOSTOS

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA BAIXAR AS ATIVIDADES



ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA

SUGESTÃO PARA PLANO DE AULA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONHEÇA AS SUGESTÕES



CONHEÇA ESTE MATERIAL MARAVILHOSO
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO




Conheça esse material maravilhoso com 4 jogos super divertido e prático para auxiliar na alfabetização dos pequenos.
Clique na imagem para ter acesso.







sábado, 25 de abril de 2020

JOGO DE CARTAS - ARESTAS, VÉRTICES E FACES



Conceitos trabalhados
  • Coordenação motora fina
  • Raciocínio lógico
  • Concentração
  • Percepção visual
  • Socialização
  • Competitividade
JOGO 1

Jogo de cartas: QUEM TEM MAIS?


Material
16 cartinhas com as formas geométricas e as informações sobre: números de vértices, faces e arestas.
Como jogar
Em dupla.
As cartas serão divididas em partes iguais.
Cada jogador, terá que observar suas cartas para saber se uma delas é a carta coringa.
Coringa é a bola ( Icosaedro truncado). Essa carta lhe dará o direito de começar o jogo. No entanto, estará proibido de reutilizá-la novamente, após utilizá-la terá que deixar sobre a mesa até o final do jogo, ( neste caso, o jogador permanece com uma carta a menos até o final do jogo).
O jogador da vez, escolhe o que deseja perguntar para o colega. Exemplo: eu tenho 5 arestas...
Se o adversário estiver com uma carta com o número maior, ficará  com as duas cartas para si. Se perder o outro ficará com as duas cartas.
Vencendo quem terminar o jogo com o maior número de cartas.

JOGO 2

Outra sugestão para trabalhar as vértices, faces e arestas.


Jogo: Associar (figuras das cartas com as formas reais).

Pode até parecer algo muito simples, a compreensão sobre as quantidades de arestas, faces e vértices das formas geométricas. No entanto, a maioria dos alunos acabam confundindo as arestas com as vértices.
O professor, poderá providenciar as mesmas peças das formas geométricas que constam nas cartinhas. Podendo encontrar na internet para imprimir cada uma delas, recortar e montar. Poderá imprimir com um papel grosso para ficar mais firme na hora de manusear ou até mesmo, poderá comprar os jogos com peças variadas e coloridas de acrílicos, caso a própria escola ainda não possua os mesmos.
Os alunos, poderão manipular e localizar com o dedo as vértices que são os cantinhos, ver como são as faces e deslizando o dedo saberá o que é a aresta.

Materiais:
Cartinhas com as formas geométricas
Formas geométrica para manipulação
Caixinha

Como jogar
Em dupla ou grupos de 3 ou 4
As cartas ficaram todas viradas para baixo dentro da caixinha.
Cada jogador na sua vez, irá retirar uma carta da caixinha e procurar a forma igual que estará sobre a mesa, repetindo o nome da forma exemplo: pirâmide triangular.
A seguir, entregará a peça real da forma geométrica  associada à figura da carta para o adversário. Este, irá localizar o que são e quantas possuem: vértices, faces e arestas. A resposta precisa coincidir com a carta.
Se acertar todas as respostas ganhará um ponto, se errar um deles não irá pontuar. 
A seguir, quem respondeu as perguntas, irá retirar outra carta da caixinha e fará a pergunta para outro jogador e assim sucessivamente até que terminem as cartas.
Vencendo quem estiver com mais pontos no final.

Visite também:

terça-feira, 21 de abril de 2020

PLANOS DE AULA





Deixo aqui apenas como sugestão para planos de aulas. Talvez você esteja realizando a sua graduação em EAD e não faz ideia de como montar um plano de aula, este é um exemplo de muitos outros planos que existem.


Tema: As quatro estações do ano
Disciplinas: Português, arte, ciências e geografia
Plano: Dois dias
Série: 1º Ano
Objetivos
Geral:
Promover a compreensão sobre: trabalho, alimentação, música, arte, noções de temporalidade e natureza.
Específicos:
Instigar o desenvolvimento do raciocínio lógico, coordenação motora, linguagem oral e escrita.
Proporcionar a compreensão sobre a importância do trabalho, da alimentação, da música, arte, afetividade e coletividade.
Estimular o conhecimento sobre o valor do sol, do ar, da chuva e das plantas.
1º Dia
O professor, iniciará com uma roda de conversa sobre a importância do ar que respiramos e que sem ele nós morreríamos.
A seguir, ressaltará sobre a importância da chuva, do sol e das plantas, para nos mantermos saudáveis.
Após, os alunos ouvirão uma história.
A Formiga E A Cigarra - (Esopo) - Produção: Ciranda Cultural.
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou: 
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir! 
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer. Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou: 
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar! 
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga. Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra: 
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio. 
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar
alimento? Pura perda de tempo. 
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra:
- No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós. Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

Após, o professor iniciará com uma reflexão sobre a história, pontuando o papel da formiga e da cigarra e argumentando sobre o que é certo ou errado na compreensão de cada um.

Será que a formiga está errada por querer apenas trabalhar? E a cigarra é a mais inteligente porque não se preocupa com o trabalho ou é muito preguiçosa?

E se, por acaso a cigarra se tornasse uma cantora famosa, ela poderia ganhar muito dinheiro e não teria nenhum problema com o frio. Ou será que ela é apenas alguém sem noção?

O professor, polemizará um pouco, sobre: alguém de vocês pensa e se preocupa com a alimentação do dia seguinte?

Ou ninguém precisa se preocupar com isso? Tudo surge como uma magia em cima da mesa nas suas casas?  Café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar? (podendo citar alguns alimentos do nosso dia a dia como: pão, café, arroz, carne, 

Após, o professor salientará sobre a importância da responsabilidade que cada um precisa ter, principalmente, os adultos.

Todos nós precisamos trabalhar para conseguirmos nos manter. Mas, também não podemos deixar em nenhum momento a parte da diversão. Foi o que a formiga fez, além de ajudar acabou se divertindo juntamente com a cigarra.

A seguir, o professor interrogará cada um, sobre o que desejam ser, profissionalmente quando crescer. Expondo, as variedades de profissões existentes para motivá-los a sonhar usando a imaginação.

Após, o professor dirá que, a formiga foi muito hospitaleira com a cigarra, recebeu em sua casa, alimentou e aqueceu com roupas e uma sopa quentinhas. Isso se chama empatia, se colocar no lugar do outro, quando estão precisando de ajuda é o que devemos fazer com nossos colegas quando precisam de nós.

Posteriormente, o professor, mencionará o frio que a cigarra estava sentido naquele momento evidenciando que o inverno é uma das quatro estações do ano.

A seguir o professor, ressaltará sobre cada uma das estações e perguntará para os alunos, qual delas eles gostam mais e porque?

Os alunos, compreenderão que existem tipos de frutas que só produzem no inverno e outras apenas no verão, mas também, encontramos algumas frutas que são produzidas durante o ano inteiro.

Para a próxima aula, o professor pedirá para os alunos pesquisarem sobre os tipos de frutas que produzem em cada estação do ano. E para os alunos que conseguirem, trazer uma fruta de suas casas, para juntos realizarem uma deliciosa salada de frutas na próxima aula.

2º Dia

O professor, iniciará com uma conversa relembrando a aula anterior e em seguida perguntará se todos realizaram suas pesquisas sobre as frutas de cada estação do ano.

O professor, evidenciará sobre a importância de uma boa alimentação, incluindo as frutas todos os dias em nossos cardápios como meio de manter a saúde física.

O professor, citará algumas vitaminas da laranja, do limão, do kiwi, a vitamina C, vitamina A e seus benefícios para nosso organismo.

A seguir, o professor fará indagações sobre, como cultivar algumas frutas em seus quintais, como a laranja, o pêssego, a ponkan e o que precisa para cultivar, como água, o ar e terra...

O professor, fará um registro dos nomes das frutas que serão utilizadas na salada de frutas, para, em outro momento realizar uma atividade de ditado das frutas com o auxilio alfabeto móvel.

Após, todos juntos farão a deliciosa salada de frutas e poderão degustar a vontade.

 

Para finalizar, os alunos realizarão um momento dinâmico sobre as quatro estações do ano. A turma será dividida em quatro grupos e cada grupo irá representar uma estação do ano. Farão a produção de cartazes e vestimentas adequadas para a estação representada. As vestimentas serão providenciadas antecipadamente pelo professor.

Finalizando, com uma seção de fotos do trabalho produzido e representado pelos grupos.


SUGESTÃO DE LIVRO

CLIQUE NA IMAGEM



DOIS PLANOS DE AULA COM O TEMA: ANIMAIS




PLANO DE AULA - 1

Instituição:
Professor(a):
Disciplina: Ciências, Português, Arte e Matemática
Ano:  Educação Infantil
Plano: Uma aula
Tema: Animais
Objetivos
Geral
Desenvolver a compreensão sobre os tipos de animais, características, habitat, noções de cuidados, alimentação e direitos de proteção humana.
Específicos
Promover, o conhecimento sobre animais que tem pelos, penas, que voam, domésticos e silvestres.
Intencionar, a conscientização  sobre o direitos,  respeito e a proteção humana como: higiene, saúde e alimentação.
Instigar o desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio lógico, afetividade e a coletividade.
Metodologia
A partir da brincadeira de um pet shop e um zoológico,  os alunos se apropriarão de informações sobre alguns tipos animais domésticos e silvestres.
Sendo evidenciado que, alguns animais do zoológico estão em extinção e precisam de mais cuidados para manter suas espécies e outro vivem nas florestas. Assim como os animais domésticos que, alguns vivem dentro de casa e outro fora, porém, próximo das pessoas,  são mansos, podendo ser tocados de forma carinhosa.
Desenvolvimento
O professor, irá começar com uma roda de conversa sobre animais de estimação. Indagando, se alguém tem um animalzinho em casa e como costumam cuidar, em termos de alimentação, higiene e saúde.
A seguir, os alunos ouvirão uma história:
 (sugestão, confeccionar ou fazer impressão dos personagens para a história).
O gato xadrez
"Era uma vez um gato xadrez
Caiu da janela e foi só uma vez.
Era uma vez um gato azul
Levou um susto e fugiu pro sul.
Era uma vez um gato Vermelho
Entrou no banheiro e fez careta no espelho.
Era uma vez um gato amarelo
Esqueceu de comer e ficou meio magrelo.
Erra uma vez um gato verde
Ele era preguiçoso e foi deitar na rede.
Era uma vez um gato colorido
Brincava com os amigos
E era muito divertido.
Era uma vez um gato laranja
Ficou doente e só queria canja.
Era uma vez um gato marrom
Olhou pra gata e fez “Rom Rom”.
Era uma vez um gato rosa
Comeu uma sardinha deliciosa.
Era uma vez um gato preto
Era teimoso e brincou com um espeto.
Era uma vez um gato branco
Era tao sapeca que pulou do barranco.
Era uma vez um gato Xadrez…
Quem gostou desta história que conte outra vez…"

Após, os alunos farão uma reflexão sobre  animais que vivem dentro de casa, além do gato.
Subsequentemente, o professor exibirá os tipos de cuidados que devemos ter com os animais domésticos como: alimentos, banhos, tosas, levar ao veterinário quando estiver doente ou para tomar vacinas. Cuidados para evitar pulgas e carrapatos. Devemos manter os pratinhos de alimentos e água sempre bem limpinhos, a água precisa ser trocadas uma ou duas vezes ao dia. Não pode bater, chutar ou qualquer outro tipo de violência contra os animais.
Após, o professor irá citar alguns tipos de violência contra animais  cometidos por seres humano, como: cães presos que ficam na corrente no meio do sol sem água e sem comida ou quando jogam água quente em gatos ou cães, entre outros.
Posteriormente, o professor, irá falar sobre algumas características dos animais silvestres, como vivem, do que se alimentam e os cuidados que devemos ter com eles. Não podemos tocar, chegar muito perto, ou jogar objetos neles. No zoológico, não pode jogar nenhum tipo de alimentos para os animais, porque eles precisam comer somente o que é importante para sua saúde e já tem alguém para cuidar e alimentá-los neste lugar.
Consecutivamente, os alunos terão um momento  lúdico com a brincadeira do pet shop e do zoológico.
O professor providenciará tudo, bichinhos de pelúcia, material para uso do veterinário como: termômetro, aparelho para ouvir o coração, medir pressão, seringas para vacinas, caixas vazias de remédios, pacotinhos de ração, roupinhas, local de banho, chuveiro, secador de cabelo, tesoura de plástico para tosas, entre outros.
O professor, irá escolher quem será o veterinário, os auxiliares, quem realizará banho e tosa, quem ficará na recepção e loja do pet shop e os clientes que levarão os animais ao veterinário.
Outros, serão organizados para cuidar do zoológico, uns dois alunos para serem os veterinários e os demais componentes para formar a equipe de trabalho todos serão escolhidos pelo professor.
Os clientes do pet shop, também podem visitar o zoológico.
Depois, serão realizados rodizio entre os alunos, quem era cliente pode ser o veterinário e assim sucessivamente.
Para finalizar, o professor pedirá para os alunos representarem por meio de desenho o que mais gostaram durante a brincadeira e o que aprenderam sobre os cuidados com os animais.
A seguir, apresentarão os desenhos para os colegas.






PLANO DE AULA - 2

Instituição:
Professor(a):
Disciplina: Ciências, Português, Arte e Matemática
Ano: Educação Infantil
Plano: Duas aulas
Tema: Animais
Objetivos
Geral
Desenvolver a compreensão sobre os tipos de animais, características, habitat noções de cuidados, alimentação e direitos de proteção humana.
Específicos
Promover, o conhecimento sobre animais que tem pelos, penas, que voam, domésticos e silvestres.
Intencionar, a conscientização  sobre cuidados como: higiene, saúde e alimentação.
Instigar a coordenação motora fina, raciocínio lógico, afetividade, coletividade e noções espaciais.
Metodologia
A partir de história, músicas, dança e arte, será trabalhado questões sobre os direitos dos animais, a conscientização sobre os cuidados como: alimentação, higiene e saúde e suas características.
Desenvolvimento
1º dia
O professor levará os alunos para um piqueniques em um parque próximo à escola. 
Com antecedência, o professor, irá pedir para os alunos que puderem e quiserem levar alguma coisa para o piquenique como uma fruta, um prato de bolos, salgados ou bebidas. O professor se encarregará da maior parte desses detalhes para evitar que algo possa dar errado e também para não sobrecarregar os alunos com muitos gastos, considerando que algumas famílias podem estar passando por algumas dificuldades financeiras naquele momento.
Os alunos aproveitarão o piquenique com algumas brincadeiras como:
Passar anel
Material
Anel
Como brincar 
Antes da brincadeira começar, um dos participantes é escolhido para passar o anel e outro vai para adivinhar em qual mão está o anel. Os demais formam uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que os participantes percebam. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira, para que ninguém desconfie onde está o anel.
A seguir, o aluno escolhido terá que adivinhar com quem está o anel.
Telefone sem fio
Material
Nenhum
Como brincar
Todos sentam-se em círculo ou em fila, um ao lado do outro, e a brincadeira começa com um dos jogadores elaborando uma frase ou uma palavra e dizendo-a bem baixinho no ouvido do participante que estiver ao seu lado. Este repete a frase, como a ouviu, para a próxima pessoa e assim sucessivamente até o último jogador, que deve dizer a frase em voz alta. Raramente ela será a mesma dita pela primeira pessoa da roda.
Massagens
Material
Nenhum, (somente o uso das mãos)
Como brincar
Todos sentados em círculo um vai massageando os ombros do outro ou outras partes como braços, cabeça, costas, seguindo o direcionamento do professor, proporcionando relaxamento e tranquilidade.
“Corre cotia” 
Material
Lenço
Como brincar
A brincadeira é preparada com todos os jogadores dando as mãos, formando uma roda e sentando em seu devido lugar, todos de frente para o centro da roda. Um dos jogadores, que será o “pegador”, deverá sair desta roda para iniciar a brincadeira. Ele estará segurando um lenço ou outro objeto que seja leve e enquanto isso ele estará andando por trás de todos os jogadores que estarão sentados. A qualquer momento o “pegador” deixará o lenço que segura, atrás de um dos jogadores que está sentado, tentando fazer da forma mais sutil para que este e ninguém mais perceba. Quando este jogador que foi escolhido pelo “pegador” perceber que o lenço está atrás dele, deve levantar com o lenço na mão em perseguição do “pegador” em torno do círculo. Normalmente há algum combinado de quantas voltas o “pegador” deverá dar uma volta na antes de sentar no lugar daquele que levantou. Enquanto acontece a perseguição, os demais jogadores que estão sentados podem cantar a música: "Corre cutia".
A seguir os alunos irão juntar as folhas que conseguirem encontrar caídas pelo chão do parque, para realizar as atividades no dia seguinte.
2º Dia
O professor, iniciará com uma roda de conversa sobre animais, depois o professor irá contar uma história sobre animais.
Festa no Céu (Regiane Duarte/ Paulo Dias Fernandes)
 Haverá uma grande festa no céu.
Os anjos enfeitaram as nuvens,
E a cegonha entregou os convites que diziam: quem tem asas vem; quem não tem fica olhando.
O Jaboti ficou triste porque não sabia voar. Mas, quando viu o urubu afinando o seu violão, teve uma ideia: se escondeu dentro do violão do seu urubu.
No dia da festa viajou de carona no violão do seu urubu.
Festejou a noite toda, e quando a festa acabou, se escondeu outra vez no violão.
Na viagem de volta, seu urubu que tocou a noite inteira estava com sono e cansado. E o violão estava tão pesado, que escapou e caiu lá do alto...
Se espedaçou no chão, o casco do pobre Jaboti se partiu em muitos pedacinhos, mas o Jaboti, muito esperto, juntou todos eles e colou.
É por isso que o seu casco hoje é assim.

Os alunos poderão fazer uma reflexão juntamente com o professor sobre a história contada sobre as características dos animais e a diferença de cada um, podendo ser comparadas ao ser humano, pois mesmo diferentes, todos nós temos muitas qualidades e ao mesmo tempo somo parecidos ou iguais em muitas coisas.
Após farão um momento musical com danças.
Música: A Dança do Canguru (Aline Barro e a música "Ciranda dos Bichos"
Para finalizar todos realizarão uma atividade confeccionando animais com as folhas colhidas pelos próprios alunos. 








ARTESANATOS PARA PROFESSORES E PAIS

Painel escolar Clique na imagem para ver promoção      História cachinhos dourados  Clique na imagem