PLANO DE AULA - 1
Professor(a):
Disciplina: Ciências, Português, Arte e Matemática
Ano: Educação Infantil
Plano: Uma aula
Tema: Animais
Objetivos
Geral
Desenvolver a compreensão sobre os tipos de animais, características, habitat, noções de cuidados, alimentação e direitos de proteção humana.
Específicos
Promover, o conhecimento sobre animais que tem pelos, penas, que voam, domésticos e silvestres.
Intencionar, a conscientização sobre o direitos, respeito e a proteção humana como: higiene, saúde e alimentação.
Instigar o desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio lógico, afetividade e a coletividade.
Metodologia
A partir da brincadeira de um pet shop e um zoológico, os alunos se apropriarão de informações sobre alguns tipos animais domésticos e silvestres.
Sendo evidenciado que, alguns animais do zoológico estão em extinção e precisam de mais cuidados para manter suas espécies e outro vivem nas florestas. Assim como os animais domésticos que, alguns vivem dentro de casa e outro fora, porém, próximo das pessoas, são mansos, podendo ser tocados de forma carinhosa.
Desenvolvimento
O professor, irá começar com uma roda de conversa sobre animais de estimação. Indagando, se alguém tem um animalzinho em casa e como costumam cuidar, em termos de alimentação, higiene e saúde.
A seguir, os alunos ouvirão uma história:
(sugestão, confeccionar ou fazer impressão dos personagens para a história).
O gato xadrez
"Era uma vez um gato xadrez
Caiu da janela e foi só uma vez.
Era uma vez um gato azul
Levou um susto e fugiu pro sul.
Era uma vez um gato Vermelho
Entrou no banheiro e fez careta no espelho.
Era uma vez um gato amarelo
Esqueceu de comer e ficou meio magrelo.
Erra uma vez um gato verde
Ele era preguiçoso e foi deitar na rede.
Era uma vez um gato colorido
Brincava com os amigos
E era muito divertido.
Era uma vez um gato laranja
Ficou doente e só queria canja.
Era uma vez um gato marrom
Olhou pra gata e fez “Rom Rom”.
Era uma vez um gato rosa
Comeu uma sardinha deliciosa.
Era uma vez um gato preto
Era teimoso e brincou com um espeto.
Era uma vez um gato branco
Era tao sapeca que pulou do barranco.
Era uma vez um gato Xadrez…
Quem gostou desta história que conte outra vez…"
Após, os alunos farão uma reflexão sobre animais que vivem dentro de casa, além do gato.
Subsequentemente, o professor exibirá os tipos de cuidados que devemos ter com os animais domésticos como: alimentos, banhos, tosas, levar ao veterinário quando estiver doente ou para tomar vacinas. Cuidados para evitar pulgas e carrapatos. Devemos manter os pratinhos de alimentos e água sempre bem limpinhos, a água precisa ser trocadas uma ou duas vezes ao dia. Não pode bater, chutar ou qualquer outro tipo de violência contra os animais.
Após, o professor irá citar alguns tipos de violência contra animais cometidos por seres humano, como: cães presos que ficam na corrente no meio do sol sem água e sem comida ou quando jogam água quente em gatos ou cães, entre outros.
Posteriormente, o professor, irá falar sobre algumas características dos animais silvestres, como vivem, do que se alimentam e os cuidados que devemos ter com eles. Não podemos tocar, chegar muito perto, ou jogar objetos neles. No zoológico, não pode jogar nenhum tipo de alimentos para os animais, porque eles precisam comer somente o que é importante para sua saúde e já tem alguém para cuidar e alimentá-los neste lugar.
Consecutivamente, os alunos terão um momento lúdico com a brincadeira do pet shop e do zoológico.
O professor providenciará tudo, bichinhos de pelúcia, material para uso do veterinário como: termômetro, aparelho para ouvir o coração, medir pressão, seringas para vacinas, caixas vazias de remédios, pacotinhos de ração, roupinhas, local de banho, chuveiro, secador de cabelo, tesoura de plástico para tosas, entre outros.
O professor, irá escolher quem será o veterinário, os auxiliares, quem realizará banho e tosa, quem ficará na recepção e loja do pet shop e os clientes que levarão os animais ao veterinário.
Outros, serão organizados para cuidar do zoológico, uns dois alunos para serem os veterinários e os demais componentes para formar a equipe de trabalho todos serão escolhidos pelo professor.
Os clientes do pet shop, também podem visitar o zoológico.
Depois, serão realizados rodizio entre os alunos, quem era cliente pode ser o veterinário e assim sucessivamente.
Para finalizar, o professor pedirá para os alunos representarem por meio de desenho o que mais gostaram durante a brincadeira e o que aprenderam sobre os cuidados com os animais.
A seguir, apresentarão os desenhos para os colegas.
PLANO DE AULA - 2
Instituição:
Professor(a):
Disciplina: Ciências, Português, Arte e Matemática
Ano: Educação Infantil
Plano: Duas aulas
Tema: Animais
Objetivos
Geral
Desenvolver a compreensão sobre os tipos de animais, características, habitat noções de cuidados, alimentação e direitos de proteção humana.
Específicos
Promover, o conhecimento sobre animais que tem pelos, penas, que voam, domésticos e silvestres.
Intencionar, a conscientização sobre cuidados como: higiene, saúde e alimentação.
Instigar a coordenação motora fina, raciocínio lógico, afetividade, coletividade e noções espaciais.
Metodologia
A partir de história, músicas, dança e arte, será trabalhado questões sobre os direitos dos animais, a conscientização sobre os cuidados como: alimentação, higiene e saúde e suas características.
Desenvolvimento
1º dia
O professor levará os alunos para um piqueniques em um parque próximo à escola.
Com antecedência, o professor, irá pedir para os alunos que puderem e quiserem levar alguma coisa para o piquenique como uma fruta, um prato de bolos, salgados ou bebidas. O professor se encarregará da maior parte desses detalhes para evitar que algo possa dar errado e também para não sobrecarregar os alunos com muitos gastos, considerando que algumas famílias podem estar passando por algumas dificuldades financeiras naquele momento.
Os alunos aproveitarão o piquenique com algumas brincadeiras como:
Passar anel
Material
Anel
Como brincar
Antes da brincadeira começar, um dos participantes é escolhido para passar o anel e outro vai para adivinhar em qual mão está o anel. Os demais formam uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que os participantes percebam. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira, para que ninguém desconfie onde está o anel.
A seguir, o aluno escolhido terá que adivinhar com quem está o anel.
Telefone sem fio
Material
Nenhum
Como brincar
Todos sentam-se em círculo ou em fila, um ao lado do outro, e a brincadeira começa com um dos jogadores elaborando uma frase ou uma palavra e dizendo-a bem baixinho no ouvido do participante que estiver ao seu lado. Este repete a frase, como a ouviu, para a próxima pessoa e assim sucessivamente até o último jogador, que deve dizer a frase em voz alta. Raramente ela será a mesma dita pela primeira pessoa da roda.
Massagens
Material
Nenhum, (somente o uso das mãos)
Como brincar
Todos sentados em círculo um vai massageando os ombros do outro ou outras partes como braços, cabeça, costas, seguindo o direcionamento do professor, proporcionando relaxamento e tranquilidade.
“Corre cotia”
Material
Lenço
Como brincar
A brincadeira é preparada com todos os jogadores dando as mãos, formando uma roda e sentando em seu devido lugar, todos de frente para o centro da roda. Um dos jogadores, que será o “pegador”, deverá sair desta roda para iniciar a brincadeira. Ele estará segurando um lenço ou outro objeto que seja leve e enquanto isso ele estará andando por trás de todos os jogadores que estarão sentados. A qualquer momento o “pegador” deixará o lenço que segura, atrás de um dos jogadores que está sentado, tentando fazer da forma mais sutil para que este e ninguém mais perceba. Quando este jogador que foi escolhido pelo “pegador” perceber que o lenço está atrás dele, deve levantar com o lenço na mão em perseguição do “pegador” em torno do círculo. Normalmente há algum combinado de quantas voltas o “pegador” deverá dar uma volta na antes de sentar no lugar daquele que levantou. Enquanto acontece a perseguição, os demais jogadores que estão sentados podem cantar a música: "Corre cutia".
A seguir os alunos irão juntar as folhas que conseguirem encontrar caídas pelo chão do parque, para realizar as atividades no dia seguinte.
2º Dia
O professor, iniciará com uma roda de conversa sobre animais, depois o professor irá contar uma história sobre animais.
Festa no Céu (Regiane Duarte/ Paulo Dias Fernandes)
Haverá uma grande festa no céu.
Os anjos enfeitaram as nuvens,
E a cegonha entregou os convites que diziam: quem tem asas vem; quem não tem fica olhando.
O Jaboti ficou triste porque não sabia voar. Mas, quando viu o urubu afinando o seu violão, teve uma ideia: se escondeu dentro do violão do seu urubu.
No dia da festa viajou de carona no violão do seu urubu.
Festejou a noite toda, e quando a festa acabou, se escondeu outra vez no violão.
Na viagem de volta, seu urubu que tocou a noite inteira estava com sono e cansado. E o violão estava tão pesado, que escapou e caiu lá do alto...
Se espedaçou no chão, o casco do pobre Jaboti se partiu em muitos pedacinhos, mas o Jaboti, muito esperto, juntou todos eles e colou.
É por isso que o seu casco hoje é assim.
Os alunos poderão fazer uma reflexão juntamente com o professor sobre a história contada sobre as características dos animais e a diferença de cada um, podendo ser comparadas ao ser humano, pois mesmo diferentes, todos nós temos muitas qualidades e ao mesmo tempo somo parecidos ou iguais em muitas coisas.
Após farão um momento musical com danças.
Música: A Dança do Canguru (Aline Barro e a música "Ciranda dos Bichos"
Para finalizar todos realizarão uma atividade confeccionando animais com as folhas colhidas pelos próprios alunos.