terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS 2º E 3º

 


PLURAL

Trabalhar o plural no terceiro ano do Ensino Fundamental pode ser feito de maneira lúdica e prática para que os alunos compreendam facilmente. Aqui estão algumas atividades que você pode considerar:

Jogos de correspondência: Crie cartas ou peças com palavras no singular e no plural, e peça aos alunos para fazerem correspondência entre elas.

Caça ao tesouro de plurais: Esconda cartões com palavras no singular pela sala de aula ou área externa da escola. Os alunos devem encontrar os cartões e escrever a versão plural da palavra.

Jogo da memória: Faça cartas com palavras no singular e suas formas no plural e jogue o clássico jogo da memória. Os alunos têm que encontrar os pares correspondentes.

Histórias com lacunas: Conte uma história para a classe com espaços em branco para onde as palavras no plural devem ser preenchidas. Os alunos podem sugerir e escrever as palavras corretas.

Músicas e rimas: Use músicas ou rimas que enfatizem os plurais. Isso pode ajudar os alunos a lembrar as regras de formação do plural de maneira divertida.

Cartazes de palavras: Crie cartazes com imagens e palavras no singular. Os alunos devem adicionar os plurais corretos aos cartazes.

Atividades de escrita criativa: Peça aos alunos que escrevam pequenas histórias ou frases usando palavras no plural. Isso os ajudará a praticar a escrita e a aplicar o conceito de plurais.

Atividades de revisão: Faça atividades de revisão regulares para consolidar o aprendizado, como ditados de palavras no singular e no plural, jogos de palavras cruzadas com plurais, entre outros.

Certifique-se de variar as atividades para manter os alunos engajados e proporcionar uma compreensão abrangente do conceito de plural no terceiro ano fundamental.

 OUTRA ATIVIDADE ABAIXO PARA BAIXAR EM PDF


PARA DOWLOAD CLICAR AQUI

domingo, 30 de janeiro de 2022

COORDENAÇÃO VISOMOTORA

 



Coordenação motora visual

A coordenação motora visual está integrada à habilidade motora de algumas partes do corpo.

Por exemplo: quando a criança não desenvolve a habilidade visomotora, em algum momento poderá apresentar certas dificuldades na aprendizagem. Uma delas é não conseguir copiar do quadro. Muitas vezes, o professor não entende o porquê daquela criança saber escrever muito bem, no entanto, quando vai copiar o conteúdo do quadro acaba se atrapalhando, se perdendo nas linhas, vírgulas e pontuação.

A coordenação motora fina também está interligada ao desenvolvimento visomotor.

Existem algumas brincadeiras para trabalhar a coordenação visomotora.

BATER PETECA

Enquanto a criança joga a peteca para o colega, rapidamente estão acompanhando com os olhos em toda a direção.

LANÇAR BOLINHAS DE PAPEL EM UMA CAIXA

Desafiar a criança a um determinado número de acertos dentro da caixa.

JOGAR BOLINHAS DE GUDE

A criança acompanha com os olhos e as mãos o tempo todo.

BOLA DE TECIDO

Fazer uma bolinha com as sobras de tecidos.

Arremessar a bolinha para o colega tentar pegar.

OUTRA ATIVIDADE INTERESSANTE É O FAZ DE CONTA IMAGINÁRIO

O professor poderá pedir para o aluno imaginar uma linda borboleta colorida bem grande.

A seguir, o professor poderá pedir para cada um, imaginar o voou e o pouso dessa borboleta dentro da sala de aula. A borboleta voa lentamente e faz um lindo pouso em cima da sua carteira, no teto da sala, na mesa do professor, na janela. E assim segue com outras criatividades.

TRABALHAR AS CORES, DIREITA, ESQUERDA, EM CIMA E PARA BAIXO

O professor poderá desenhar um círculo grande vermelho e outro azul. Consecutivamente, será colocado o círculo vermelho na direita e o azul na esquerda colando  na lousa em frente aos alunos.

O professor, poderá realizar uma brincadeira com os movimentos dos olhos.

Exemplo:

Todos acompanham o comando do professor.

O professor, inicia de forma lenta e aos poucos vai acelerando. Os alunos só poderão mexer se com os olhos.

Comando do Professor:

Para cima

Para baixo

Vermelho

Azul

Olhos fechados

Olhos abertos

Piscar com o olho direito

Piscar com olho esquerdo

TRABALHAR A COORDENAÇÃO DAS MÃOS E DO VISUAL

EMPILHAR OBJETOS

Pode ser utilizado de várias formas, copinhos de iogurte, pecinhas de lego, caixas vazias em tamanhos diferentes, entre outros.

RECORTES E COLAGEM

BOLHAS DE SABÃO

ABOTOAR CAMISAS

AMARRAR CADARÇOS DE TÊNIS

PINTURAS COM PINCEL E TINTAS


OUTRA OPÇÃO DE JOGO DE PARA TRABALHAR A COORDENAÇÃO VISOMOTOR

Ideal para trabalhar os sentimentos da criança 

JOGO: TRILHA DAS EMOÇÕES
Assista o vídeo abaixo 

Quer conhecer outros jogos para Educação Infantil? Quer baixar a trilha, o dado e as regras do jogo?

Clique AQUI 



Veja outras atividades do blog:

📌Jogo: Separação de Sílabas

📌Cruzadinhas: Ortografia

📌Grafomotricidade

📌Jogo Terapêutico 

📌 Dígrafos

 📌Coletivos

📌Bonecos terapeuticos

📌 Matemática: Atividades

📌 Alfabetização: Atividades

📌 Jogos de geografia 

📌Trilha das emoções 

Visite também: https://n4ideias.blogspot.com/?m=1

sábado, 4 de setembro de 2021

TRABALHANDO CORES E FORMAS

CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS


JOGO DE CARTAS PARA TRABALHAR CORES E IMAGENS.

CONCEITOS TRABALHADOS

Raciocínio lógico

Concentração

Coordenação motora

Afetividade

Competitividade

Este jogo é ideal para a educação infantil.

A criança vai aprender sobre as imagens de objetos, animais..., e ao mesmo tempo compreender as cores: PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS DE FORMA LÚDICA.

COMO BRINCAR

Em grupo de 3 ou 4

As cartas ficarão todas viradas para baixo em cima da mesa.

Um de cada vez, terá que retirar uma carta do monte e em seguida falar a cor e qual imagem que consta na carta. Se acertar ficar com a carta, se errar devolve a carta para o final do monte e passa a vez para o próximo jogador.

Vence quem terminar o jogo com mais cartas.

Após, o professor poderá proporcionará uma brincadeira com tintas e pincéis para misturar as cores  formando as cores secundárias.

COM AS MESMAS CARTINHAS PODE SER TRABALHADO COMO JOGO DA MEMÓRIA. É SÓ IMPRIMIR DUAS VEZES AS CARTEIRINHAS. 

  

PRIMÁRIAS


                                  



SECUNDÁRIAS



Para baixar o arquivo em PDF clique aqui

 




JOGO: DADOS DAS CORES




PARA BAIXAR CLIQUE AQUI

DOIS DADOS

36 CARTINHAS COLORIDAS ASSOCIADAS AOS DADOS.

COMO JOGAR

CADA JOGADOR VAI JOGAR O DADO E PROCURAR A CARTINHA CORRESPONDENTE.



ATIVIDADE VAMOS PINTAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS





PDF FORMAS AQUI

Veja outras atividades do blog:

📌Jogo: Separação de Sílabas

📌Cruzadinhas: Ortografia

📌Grafomotricidade

📌Jogo Terapêutico 

📌 Dígrafos

 📌Coletivos

📌Atividades com Numerais

📌 Matemática: Atividades

📌 ATIVIDADES VISOMOTORA

sábado, 21 de agosto de 2021

SUBSTANTIVOS COLETIVOS

OS COLETIVOS

Como já é sabido, decorar os coletivos nunca foi  fácil, considerando que tem muitas palavras. Esta atividade propõe ao aluno uma compreensão lúdica e divertida, ela vai memorizar a partir das palavras associando às imagens.

Temos duas versões das atividades em preto e branco para os alunos que já sabem ler e colorido para trabalhar a partir das cores imagens. 

Os alunos que ainda não sabem ler, vão ligar a imagem na palavra que tem a mesma cor e em seguida, vai realizar a leitura com o auxílio do professor. 

























Clique abaixo para ler grátis


sábado, 24 de julho de 2021

BONECOS TERAPEUTICOS

 Boneco terapêutico

BONECOS DE MEIAS

Conceitos trabalhados

Imaginação

Afetividade

Coordenação motora

Raciocínio lógico


Para essa atividade, utilizamos algo muito simples que faz parte do nosso dia a dia. Meias! Toda criança usa ou já usou meias em algum momento.

Cada criança vai confeccionar o seu boneco, depois dará um nome para ele.

Diário infantil

O objetivo de criar este boneco é uma forma de trabalhar as emoções da criança.

O professor deverá orientar a criança a dialogar com este amiguinho que fará parte da sua vida. 

Desabafar quando estiver com raiva, triste, chateado ou até mesmo compartilhar suas alegrias vivenciada naquele dia. A criança compreenderá que este amiguinho vai ajudá-lo a se sentir melhor, em vez de sair brigando ou batendo em alguém é melhor desabafar com o seu novo amigo.

O professor deverá evidenciar que, este amigo não pode substituir os outros amigos já existentes, como os amiguinhos da escola ou de outros lugares por exemplo, estes continuarão sendo os seus amigos.

O professor poderá fazer uma roda de conversa com eles uma vez por semana ou a cada 15 dias para saber como está sendo a experiência de cada um com o novo amigo.

Boneco de meia

Material

Meias

Linha para amarrar

Fibras ou algodão para enchimento

Olhos

Tinta para tecido

Lã para os cabelos (sugestão)

Tecidos para as roupas

Desenvolvimento

É muito fácil de fazer, poderá usar a sua criatividade. Um exemplo é encher o pé de meia com o enchimento escolhido e amarrar na ponta para fechar aproveitando para formar a cabeça do boneco. Depois amarrar mais em embaixo para fazer o pescoço.

A seguir colocar os olhos, fazer a boca, cabelo, as roupinhas, toucas, entre outras.

As roupinhas não necessitam de costuras, podem ser amarradas, a criança vai usar a sua criatividade...

 











Atividade faz de conta

Esta atividade é muito simples, utilizamos algo que vai para o lixo.


Bonecos de sabugos de milho.

Esta brincadeira foi muito utilizada pelas crianças de antigamente, eu mesma brinquei muito. É muito divertido e o faz de conta se torna um mundo imaginário maravilhoso.

Além dos bonecos representando uma família é possível criar sofá, cama, mesa e cadeiras tudo com sabugo é só usar a imaginação.

Família sabugo

Conceitos trabalhados

Imaginação

Afetividade

Coletividade

Coordenação motora

Raciocínio lógico

Desenvolvimento

O professor poderá levar milho cozido para servir no lanche das crianças ou se preferir poderá pedir para os alunos levarem os sabugos de casa.

Depois que os alunos degustarem o milho, poderão colocar os sabugos em um local seco e arejado para secar.

Quando os sabugos estiverem secos, as crianças usarão a imaginação.

Os alunos irão formar as suas famílias e colocar nomes em cada um e depois podem viajar na imaginação.


OUTRA SUGESTÃO DE JOGO

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO

Quer conhecer outros jogos para Educação Infantil? Quer baixar a trilha, o dado e as regras do jogo?

Clique AQUI 


Visita também: 

https://n4ideias.blogspot.com/?m=1

domingo, 11 de julho de 2021

JOGOS E ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

Sugestão para plano de aula

Antes de aplicar este jogo é importante apresentar para os alunos um vídeo ou fotos sobre os tipos de moradia, bairros, formação da cidade e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, proporcionando compreensão sobre o que será trabalhado com o jogo. É interessante, expor para os alunos que todos nós precisamos cuidar da nossa cidade e que não devemos jogar lixos nas ruas, nos lagos, nos parques...

Podendo fazer uma reflexão sobre o tempo que poderá levar para se decompor alguns tipos de lixo lançado no solo. Por exemplo: um simples chiclete poderá ficar contaminando o solo por mais ou menos uns 5 anos, um pedaço de madeira pintado uns 13 anos e entre outros.

Durante o jogo poderão aprender ainda mais sobre como preservar o ambiente onde vivemos.


REGRAS DO JOGO

JOGO DE TRILHA

TIPOS DE MORADIAS, TIPOS DE BAIRROS E MEIO AMBIENTE.

MATERIAL

TRILHA

CARTINHAS COM AS RESPOSTAS DAS PERGUNTAS DA TRILHA

ENVELOPES PEQUENOS (comprar em livrarias).

ETIQUETAS COM AS MESMAS PERGUNTAS DA TRILHA PARA COLAR POR FORA DE CADA ENVELOPE

1 DADO

AS CARTINHAS DEVEM SER COLOCADAS DENTRO DOS ENVELOPES INDIVIDUALMENTE COM AS ETIQUETAS RELACIONADAS COLADAS DO LADO DE FORA DO ENVELOPE. OU SEJA, A PERGUNTA COLADA POR FORA DO ENVELOPE E A CARTINHA DA RESPOSTA DENTO DO ENVELOPE.

COMO JOGAR

EM DUPLA OU GRUPO

CADA JOGADOR NA SUA VEZ, JOGARÁ O DADO PARA SABER QUAL CASA DA TRILHA IRÁ AVANÇAR.

A SEGUIR, TERÁ QUE LER A PERGUNTA DA CASA E RESPONDER.

DEPOIS. ABRE O ENVELOPE COM A CARTINHA DA RESPOSTA DA PERGUNTA E REALIZA A LEITURA PARA SABER SE ACERTOU OU NÃO.

SE ACERTAR PERMANECE NA CASA E PASSA A VEZ PARA O PRÓXIMO JOGADOR.

SE ERRAR TERÁ QUE VOLTAR UMA CASA E PASSAR A VEZ.

O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE CHEGAR PRIMEIRO NA FINAL.

 

JOGO 2

JOGO: TIPOS DE MORADIAS, BAIRROS E MEIO AMBIENTE

CARTINHAS COM PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESTE JOGO É MUITO BOM PARA TRABALHAR LEITURA.

COMO JOGAR 

COM TODAS AS CARTAS VIRADAS PARA BAIXO EM CIMA DA MESA.

EM DUPLA, UM DE CADA VEZ ESCOLHE UMA CARTA PARA REALIZAR A PERGUNTA PARA O COLEGA.

SE ACERTAR MARCA UM PONTO.

VENCENDO QUEM ESTIVER COM MAIS PONTOS NO FINAL.

A RESPOSTA ESTÁ EM VERMELHO.

 










TRILHA DO TRÂNSITO

MATERIAL

1 TRILHA

1 DADO.

COMO JOGAR

EM DUPLA OU GRUPO DE 2 OU MAIS JOGADORES.

OS JOGADORES DECIDEM ENTRE SI QUEM VAI COMEÇAR O JOGO.

A SEGUIR, CADA JOGADOR TERÁ QUE JOGAR O DADO PARA SABER QUAL CASA IRÁ AVANÇAR.

OS JOGADORES TERÃO QUE SEGUIR AS INTRUÇÕES PRESENTE EM CADA CASA DA TRILHA. ONDE ESTIVER ESCRITO FIQUE AÍ, DEVERÁ PASSAR A VEZ PARA O PRÓXIMO JOGADOR.

O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE CHEGAR ANTES NA FINAL.




Visite também:

 

ARTESANATOS PARA PROFESSORES E PAIS

Painel escolar Clique na imagem para ver promoção      História cachinhos dourados  Clique na imagem