domingo, 7 de junho de 2020

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA



HISTÓRIA:

 A GALINHA RUIVA

Em um lindo e maravilhoso sítio, morava uma galinha ruiva com os seus pintinhos. A Galinha ruiva era muito trabalhadora, ela plantava milho para alimentar todos os outros animais que moravam no sítio. Tinha muitos animais. Além de galinhas tinha também: cachorro, porco, lagarta, pato, cavalo, boi, ovelha e muitos pássaros.

– Certo dia, a galinha ruiva acordou pela manhã e percebeu que o milho já estava no ponto de colheita. Ela ficou pensando... e logo teve uma ótima ideia. Ela decidiu fazer um delicioso bolo. A galinha ruiva foi chamar todos os outros animais do sítio para ajudar.

– Quem vai ajudar? Perguntou a Galinha!

– Eu não, disse o cachorro.

– Nem pensar, disse o porco.

– Tenho mais o que fazer, disse a ovelha.

– Eu não quero perder tempo com essa bobagem, disse o cavalo.

– Os outros animais, foram logo saindo de perto da galinha.

– Ninguém quis ajudar.

A galinha ruiva, trabalhou sozinha. Colheu o milho, moeu e fez o delicioso bolo com os ingredientes que haviam no sítio.

Ingredientes do bolo

Ovos

Farinha de trigo

Margarina

Leite

Fermento

Fubá

– Quando o bolo ficou pronto, assado, cheiroso e delicioso. A galinha ruiva e os seus filhos pintinhos estavam comendo. De repente, todos os animais que não ajudaram foram se aproximando pertinho do bolo.

– A galinha ruiva, ficou com muita raiva!

– Mas, mesmo com raiva, ela dividiu o bolo com todos eles.

– Quando todos terminaram de comer, decidiram pedir desculpas para a Galinha ruiva. E todos ficaram felizes e se abraçaram rindo de felicidade por ter se deliciado com aquele bolo de milho.

 ATIVIDADES: GALINHA RUIVA


CRUZADINHA


HISTÓRIA AMIGA IMAGINÁRIA


Conceitos trabalhados

Promover o desenvolvimento cognitivo,  raciocínio lógico e o faz de conta.

Desenvolvimento

O professor poderá ler a história para os alunos e depois pedir para cada um criar uma história imaginária e compartilhar com os colegas.

Vou compartilhar uma experiência que tive com  o meu filho. 

Meu filho quando criança, tinha  um amigo imaginário e eu achava muito interessante. Certo dia, ele estava fazendo bolhas de sabão e logo ouvi ele conversando com o seu “amigo”. Ele falou: cuidado meu amigo, você está molhando todo o seu calção e ria como se estivesse com alguém.

A criança tem uma imaginação muito ampla e isso é maravilhoso porque podemos induzi-los a desenvolver ainda mais.










                         

SUGESTÃO DE LIVRO
É SÓ CLICAR NA IMAGEM




Veja outras atividades do blog:

📌Jogo: Separação de Sílabas

📌Cruzadinhas: Ortografia

📌Grafomotricidade

📌Jogo Terapêutico 

📌 Dígrafos

 📌Coletivos

📌Atividades com Numerais

📌 Matemática: Atividades

📌 ALFABETIZAÇÃO LÚDICA

📌 ATIVIDADES VISOMOTORA


Visite também:

sábado, 23 de maio de 2020

TRABALHANDO COM RIMAS










Está atividade foi elaborada pela minha filha para um trabalho da Faculdade. Gostei tanto que pedi permissão para postar.

SUGESTÃO PARA TRABALHAR
Imprimir em papel grosso
Recortar
E pedir para a criança colocar a bola de sorvete em cima da casquinha. Mas precisa rimar.
A casquinha em branco é para a criança usar a sua imaginação criando outra rima podendo ser com a palavra escrita ou em forma de desenho.
O professor poderá imprimir várias casquinhas em branco e deixar o aluno se divertir com as rimas.
Visite também:

domingo, 17 de maio de 2020

PSICOMOTRICIDADE COM MÚSICAS




PSICOMOTRICIDADE

 É A CIÊNCIA QUE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O "HOMEM", A PARTIR DO SEU CORPO EM MOVIMENTO COM RELAÇÃO AO SEU MUNDO INTERNO E EXTERNO. ESTÁ RELACIONADA AO PROCESSO DE MATURAÇÃO, ONDE O CORPO É A ORIGEM DAS AQUISIÇÕES COGNITIVAS, AFETIVAS E ORGÂNICAS. É SUSTENTADA POR TRÊS CONHECIMENTOS BÁSICOS: O MOVIMENTO, O INTELECTO E O AFETO (ABP, 2015. S/P.)

 

MÚSICA E MOVIMENTOS CORPORAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL

A música instiga o desenvolvimento do imaginário e a forma de brincar da criança, ela associa o faz de conta com suas experiências de vida. Vale pensar, em providenciarmos uma coletânea de canções diversificadas nos permitindo trabalhar qualquer tipo de tema ou situação. Sendo assim, nos aproximamos cada vez mais desse universo infantil e juntos arquitetamos uma maior afinidade e companheirismo (JOLY; JOLY, 2014, p. 125). 

Lembrando que, antes de qualquer atividade com música é necessário proporcionar aos alunos um momento em silêncio ouvindo a música para elas começarem a interagir com a letra.

SUGESTÕES DE MÚSICAS PARA TRABALHAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS.

 

MÚSICA: DESENGONÇADA - BIA BEDRAN

Conceitos trabalhados

Prestígio pela música

Conexão da música e com os movimentos corporais

Expressão afetiva e cognitiva

A música desengonçada é muito legal porque a letra fala diretamente com o corpo e as crianças interagem espontaneamente seguindo os movimentos.

Músicos e dançarinos

Conceitos Trabalhados

Desenvolvimento da coordenação motora.

Afetividade, raciocínio lógico, cognitivo.

Noções espaciais.

Socialização, entre outros.

Desenvolvimento

Todos em círculo, os alunos irão reproduzir os movimentos direcionado pelo professor a partir da música.

Em algumas partes podem dançar em duplas com os braços enganchados um no outro. Depois se jogam no chão, fazem movimentos com os pés. Evidenciando a liberdade de expressão corporal.

 

 Música para trabalhar Valores humanos

Bom, bom, bom (Rebeca Neme)


Conceitos trabalhados

Respeito, gentileza, amizade, solidariedade, empatia, movimentos corporais, coordenação motora e coletividade.

A seguir, os alunos poderão trabalhar as partes do corpo humano. O professor fará uma reflexão sobre cada parte do corpo e suas funções, evidenciando sobre a importância da ação de cada membro do nosso corpo.

Após, todos realizarão uma atividade de colagem, escolhendo partes do corpo humano em revistas e depois irão montar um corpo humano colando as partes como, cabeça, braços, pernas, mãos, entre outros e depois apresentarão seus trabalhos para os colegas. 


Conhecendo as partes do corpo de forma divertida com a música: "Batalha do movimento".

Desenvolvimento

Os alunos reproduzirão os movimentos da música direcionados pelo professor. 
Antes de realizar a dinâmica, os alunos precisam ouvir a música em silêncio ou assistir o vídeo para conhecer a letra. 
Após, os alunos podem realizar a dança umas duas ou três vezes.

A seguir, o Professor proporcionará uma brincadeira sem a música.

Com todos em círculo, o professor iniciará falando sobre as partes do corpo como: cabeça, braços, joelho, calcanhar, bumbum...

Logo, começa a brincadeira, falando o nome da criança e pedindo um movimento realizado uma com parte do corpo.

Exemplo:

André, mexendo os braços.

Lucas, movimentando a cabeça.

Ana, mexendo a cintura.

Agora todos juntos mexendo todas as partes do corpo.

Podendo iniciar de forma lenta e depois deixando mais agitadinho para tornar mais divertido.

 

 MÚSICA: Dança do movimento e a brincadeira de estátua.

MÚSICA PARA TRABALHAR NOÇÕES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GUGUDADA - Para Cima e Para Baixo (animação infantil)

COMO ORGANIZAR

Com uma grande roda, os alunos irão ouvir a música umas duas vezes.

Depois os alunos irão se movimentar no centro da sala mexendo com o corpo. Seguindo as orientações do professor com a dinâmica da própria letra da música.


OBSERVAÇÃO: Todas as músicas poderão ser encontradas na internet.



Visite também:

sexta-feira, 15 de maio de 2020

JOGO DAS PALAVRAS COM AS LETRAS: X, CH, Z, S, Ç...








Para baixar o arquivo em PDF clique aqui



JOGO DOS BLOQUINHOS

CARDS PARA MONTAR BLOQUINHOS DAS PALAVRAS CORRETAS

A PALAVRA CERTA É COM X OU CH?

EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE UTILIZAR ESSA BRINCADEIRA. PORÉM, VOU DEIXAR APENAS DUAS SUGESTÃO AQUI.

USE A SUA CRIATIVIDADE

SÃO DOIS CARDS PARA CADA PALAVRA:

UM COM A PERGUNTA E A OUTRO COM A RESPOSTA.

JOGO 1

IMPRIMIR OS CARDS

ENTREGAR O CARD PARA A CRIANÇA O CARD COM A PERGUNTA E PEDIR PARA QUE ELA RESPONDA, SE A PALAVRA CERTA SE ESCREVE COM X OU CH.

A SEGUIR MOSTA O OUTRO CARD COM A RESPOSTA PARA SABER SE ELA ACERTOU OU ERROU.

JOGO 2

IMPRIMIR OS CARDS

GRAMPEAR OS DOIS CARDS COM A PERGUNTA E RESPOSTA

DEIXAR SOBRE A MESA TODOS VIRADAS PARA BAIXO

EM DUPLAS

CADA UM NA SUA VEZ, VAI RETIRAR O UM BLOQUINHO DE CARDS GRAMPEADO COM PERGUNTA E RESPOSTA E FARÁ A PERGUNTA PARA O COLEGA. A SEGUIR CONFERE SE ACERTOU OU ERROU.



   






































ARTESANATOS PARA PROFESSORES E PAIS

Painel escolar Clique na imagem para ver promoção      História cachinhos dourados  Clique na imagem