É A CIÊNCIA QUE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O "HOMEM", A PARTIR DO SEU CORPO EM MOVIMENTO COM RELAÇÃO AO SEU MUNDO INTERNO E EXTERNO. ESTÁ RELACIONADA AO PROCESSO DE MATURAÇÃO, ONDE O CORPO É A ORIGEM DAS AQUISIÇÕES COGNITIVAS, AFETIVAS E ORGÂNICAS. É SUSTENTADA POR TRÊS CONHECIMENTOS BÁSICOS: O MOVIMENTO, O INTELECTO E O AFETO (ABP, 2015. S/P.)
MÚSICA E MOVIMENTOS CORPORAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL
A música instiga o desenvolvimento do imaginário e a forma de brincar da criança, ela associa o faz de conta com suas experiências de vida. Vale pensar, em providenciarmos uma coletânea de canções diversificadas nos permitindo trabalhar qualquer tipo de tema ou situação. Sendo assim, nos aproximamos cada vez mais desse universo infantil e juntos arquitetamos uma maior afinidade e companheirismo (JOLY; JOLY, 2014, p. 125).
Lembrando que, antes de
qualquer atividade com música é necessário proporcionar aos alunos um momento
em silêncio ouvindo a música para elas começarem a interagir com a letra.
SUGESTÕES DE MÚSICAS
PARA TRABALHAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS.
MÚSICA: DESENGONÇADA
- BIA BEDRAN
Conceitos trabalhados
Prestígio pela música
Conexão da música e com os
movimentos corporais
Expressão afetiva e cognitiva
A música desengonçada é muito legal porque a letra fala diretamente com o corpo e as crianças interagem espontaneamente seguindo os movimentos.
Músicos e dançarinos
Conceitos Trabalhados
Desenvolvimento
da coordenação motora.
Afetividade, raciocínio
lógico, cognitivo.
Noções espaciais.
Socialização, entre outros.
Desenvolvimento
Todos em círculo, os alunos
irão reproduzir os movimentos direcionado pelo professor a partir da música.
Em algumas partes podem dançar
em duplas com os braços enganchados um no outro. Depois se jogam no chão, fazem
movimentos com os pés. Evidenciando a liberdade de expressão corporal.
Música para
trabalhar Valores humanos
Bom, bom, bom (Rebeca Neme)
Conceitos trabalhados
Respeito, gentileza, amizade, solidariedade, empatia, movimentos corporais, coordenação motora e coletividade.
A seguir, os alunos poderão
trabalhar as partes do corpo humano. O professor fará uma reflexão sobre cada
parte do corpo e suas funções, evidenciando sobre a importância da ação de cada membro
do nosso corpo.
Após, todos realizarão uma
atividade de colagem, escolhendo partes do corpo humano em revistas e depois
irão montar um corpo humano colando as partes como, cabeça, braços, pernas,
mãos, entre outros e depois apresentarão seus trabalhos para os colegas.
Conhecendo as partes do corpo de forma divertida com a música: "Batalha do movimento".
Desenvolvimento
Os alunos reproduzirão os movimentos da música direcionados pelo
professor.
Antes de realizar a
dinâmica, os alunos precisam ouvir a música em silêncio ou assistir o vídeo
para conhecer a letra.
Após, os alunos
podem realizar a dança umas duas ou três vezes.
A seguir, o Professor proporcionará uma brincadeira sem a música.
Com todos em círculo, o professor iniciará falando sobre as partes do
corpo como: cabeça, braços, joelho, calcanhar, bumbum...
Logo, começa a brincadeira, falando o nome da criança e pedindo um
movimento realizado uma com parte do corpo.
Exemplo:
André, mexendo os braços.
Lucas, movimentando a cabeça.
Ana, mexendo a cintura.
Agora todos juntos mexendo todas as partes do corpo.
Podendo iniciar de forma lenta e depois deixando mais agitadinho para
tornar mais divertido.
MÚSICA: Dança do movimento e a brincadeira de estátua.
MÚSICA
PARA TRABALHAR NOÇÕES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
GUGUDADA - Para Cima e Para Baixo (animação infantil)
COMO
ORGANIZAR
Com uma grande roda, os alunos irão ouvir a música umas duas vezes.
Depois os alunos irão se movimentar no centro da sala mexendo com o corpo. Seguindo as orientações do professor com a dinâmica da própria letra da música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário