sábado, 10 de julho de 2021

JOGO DE CARTAS: APRENDENDO A RECICLAR



Jogo de cartas para trabalhar a importância da reciclagem

Conceitos trabalhados

Raciocínio lógico

Conscientização

Socialização

 Jogo

As cinco cartas que representam os tipos de lixos por cores diferentes devem ser coladas  em caixinhas ou latas que serão as lixeiras.

Imprimir as cartas, recortar e plastificar.

Como jogar

Em grupo de 3 ou 4 alunos.

As cinco lixeiras ficarão no centro da mesa.

As demais cartinhas ficarão todas viradas para baixo em cima da mesa próximo aos jogadores.

Um de cada vez terá que pegar uma cartinha olhar a figura e colocar dentro da lata que corresponda a cor e ao tipo de lixo. A seguir passará a vez para o próximo jogador.

Quem não souber os demais poderão ajudar.

Observação todas as cartas estão associadas às cores.






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terça-feira, 6 de julho de 2021

DÍGRAFO E ENCONTRO CONSONANTAL


O dígrafo e o encontro consonantal são muito parecidos e pode acabar confundindo. É exatamente por esse motivo que precisamos prestar muita atenção nos pequenos detalhes na hora de separar as palavras em sílabas.

Exemplo: existem algumas letras que não podem ser separadas, elas precisam ficar sempre  coladinhas e quando pronunciadas elas apresentam o mesmo som, como se fosse uma só letra.

Exemplo: ch, nh, lh, gu e qu

CHAVE, CHUVA, CHÁ
NINHO, UNHA
ILHA, COELHO
FOGUETE, FORMIGUEIRO
QUEIJO, BUQUÊ

Já os dígrafos que formam as palavras com rr, ss, sc, xc e xs, jamais poderão ficar juntinhas na mesma casinha.

CARRO, GARRAFA, BURRO
PASSARINHO, CLASSE, PESSOA
PESCAR, PISCINA, NASCER
EXCELENTE, EXCLAMAÇÃO











No encontro consonantal as duas letras também ficam juntas, mas com sons diferentes, ou seja, cada letra evidencia o seu próprio som ao serem pronunciadas.

Alguns exemplos de encontro consonantal:

ZEBRA, BRASIL, BRAVO
GRAVATA, GRAMA, TIGRE
CREME, CRIME, CRAVO
FLOR, FLECHA, FLANELA
LIVRO, PALAVRA, LIVRE
ESTRADA, TRATOR, TRAVE
COFRE, SOFRE, FRASE
BLIA, BLUSA, NUBLADO



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livros pedagógicos


quinta-feira, 15 de abril de 2021

GRAFOMOTRICIDADE

GRAFOMOTRICIDADE

CONCEITOS TRABALHADOS

Coordenação motora fina

Raciocínio lógico

Concentração

Paciência

 

SUGESTÃO

Pode ser trabalhado com:

Tinta guache e cotonetes

Barbante

Bolinhas de papel crepom

Lantejoulas

Lápis

Canetinhas


























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quarta-feira, 10 de março de 2021

"CENTRO DE INTERESSES DO ENSINO DE AUTORES DA EDUCAÇÃO"

 



DECROLY

O método de ensino de Decroly, desenvolvido pelo pedagogo belga Ovide Decroly, é conhecido como "método global globalizador" ou "método global funcional". Ele é baseado na ideia de que a aprendizagem deve ser integrada e significativa para os alunos, partindo de suas próprias experiências e interesses. Aqui estão alguns dos princípios e métodos associados ao ensino de Decroly:

Globalização dos Conteúdos: Decroly propõe que o ensino comece com uma visão global do conhecimento, ao invés de fragmentá-lo em disciplinas isoladas. Os temas são escolhidos de acordo com os interesses e necessidades das crianças, e são abordados de forma holística.

Centro de Interesse: O método utiliza o "centro de interesse" como ponto de partida para a aprendizagem. Este centro é um tema ou tópico amplo, que envolve múltiplos aspectos do conhecimento e que desperta o interesse dos alunos. Os conteúdos são então organizados em torno desse centro.

Observação e Exploração: Decroly enfatiza a importância da observação direta e da exploração ativa como métodos de aprendizagem. Os alunos são encorajados a usar seus sentidos para explorar o mundo ao seu redor, desenvolvendo habilidades de observação, análise e síntese.

Atividades Práticas: O método valoriza atividades práticas e experiências concretas como meio de aprendizagem. Isso pode incluir excursões, experimentos, jogos e projetos que permitem aos alunos aplicar o conhecimento de maneira significativa.

Individualização e Diferenciação: Decroly reconhece a diversidade entre os alunos e propõe que o ensino seja adaptado às necessidades individuais de cada um. Isso envolve a diferenciação de conteúdo, processo e produto, para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e progredir.

Integração Curricular: Em vez de abordar cada disciplina de forma isolada, o método de Decroly promove a integração curricular, relacionando os diferentes conteúdos entre si e com o centro de interesse. Isso ajuda os alunos a entenderem a interconexão dos conhecimentos e a aplicá-los em contextos diversos.

Esses são alguns dos principais métodos e princípios associados ao ensino de Decroly. Ele foi um dos pioneiros na promoção de uma abordagem mais integrada e centrada no aluno para a educação, influenciando muitas práticas pedagógicas contemporâneas.

 

MARIA MONTESSORI

Maria Montessori foi uma médica, educadora e pedagoga italiana, conhecida por desenvolver o método educacional que leva seu nome, o Método Montessori. Ela nasceu em 1870 e dedicou sua vida ao estudo da criança e ao desenvolvimento de abordagens educacionais que valorizassem a autonomia, a liberdade e o desenvolvimento natural da criança. O Método Montessori enfatiza o ambiente preparado, materiais educativos específicos e a observação atenta do educador para ajudar as crianças a desenvolverem-se de forma independente e holística. O método tem sido amplamente adotado em todo o mundo e continua a influenciar a pedagogia contemporânea.

O foco principal de Maria Montessori, estava na criança e em seu desenvolvimento integral. Ela acreditava que as crianças têm uma curiosidade inata, são autodirigidas e possuem um desejo natural de aprender. Seu método educacional, conhecido como Método Montessori, baseia-se na criação de um ambiente preparado que permite à criança explorar e descobrir por si mesma, enquanto o educador desempenha o papel de guia e facilitador.

Montessori valorizava a importância de respeitar e nutrir a individualidade de cada criança, oferecendo-lhes liberdade dentro de limites estruturados. Seus principais focos incluíam:

Autonomia: Montessori enfatizava permitir que as crianças realizassem atividades por si mesmas, desenvolvendo habilidades práticas e autoconfiança.

Ambiente Preparado: Ela advogava pela criação de ambientes de aprendizagem cuidadosamente planejados, onde os materiais e atividades são acessíveis e adequados ao desenvolvimento da criança.

Educação Sensorial: Montessori reconhecia a importância dos sentidos no desenvolvimento infantil e desenvolveu materiais sensoriais específicos para ajudar as crianças a explorar e compreender o mundo ao seu redor.

Aprendizagem Ativa: Ela promovia a aprendizagem por meio da exploração prática e da interação direta com o ambiente, ao invés de uma abordagem passiva centrada na instrução do educador.

Respeito pela Individualidade: Montessori valorizava a singularidade de cada criança e buscava criar um ambiente onde elas pudessem seguir seus interesses e ritmos individuais de aprendizagem.

Dessa forma, o centro de interesse de Maria Montessori estava em criar um ambiente que nutrisse a curiosidade natural da criança, permitindo-lhes desenvolver-se plenamente como indivíduos autônomos e capazes.


 JEAN PIAGET

Jean Piaget, um renomado psicólogo do desenvolvimento, estava profundamente interessado na compreensão do desenvolvimento cognitivo das crianças. Seu principal centro de interesse era entender como as crianças constroem o conhecimento e como esse processo evolui ao longo do tempo. Piaget acreditava que as crianças não apenas absorvem conhecimento passivamente, mas constroem ativamente suas próprias compreensões do mundo por meio da interação com o ambiente.

Ele propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo em estágios, argumentando que as crianças passam por uma série de estágios qualitativamente diferentes à medida que amadurecem intelectualmente. Seu trabalho se concentrou em observar como as crianças resolvem problemas, pensam logicamente, entendem conceitos como tempo, espaço, causa e efeito, e como elas desenvolvem habilidades como a conservação (a ideia de que certas propriedades dos objetos permanecem constantes mesmo quando sua aparência física muda).

Jean Piaget ficou famoso por sua teoria do desenvolvimento cognitivo, que delineia as etapas pelas quais as crianças passam ao aprimorar suas habilidades mentais. Piaget identificou quatro estágios cruciais no desenvolvimento cognitivo infantil:

Estágio Sensoriomotor (0-2 anos): Durante este período inicial, os pequenos exploram o mundo principalmente por meio dos sentidos e das atividades motoras. Eles gradualmente internalizam a noção de permanência do objeto e começam a coordenar ações para atingir objetivos específicos.

Estágio Pré-operacional (2-7 anos): Aqui, as crianças começam a empregar símbolos, como palavras e imagens, para representar objetos e eventos. No entanto, ainda enfrentam desafios com o pensamento lógico e tendem a ser egocêntricas, lutando para considerar as perspectivas alheias.

Estágio Operacional Concreto (7-11 anos): Durante este estágio intermediário, as crianças começam a raciocinar de forma mais lógica sobre situações concretas. Elas compreendem princípios de conservação, como volume e quantidade, e começam a aplicar a lógica em suas interações diárias.

Estágio Operacional Formal (11 anos em diante): Neste estágio avançado, as habilidades de pensamento abstrato florescem. As crianças podem contemplar conceitos hipotéticos e resolver problemas de maneira mais sistemática e lógica.

Embora esses estágios ofereçam uma estrutura geral do desenvolvimento cognitivo, é essencial reconhecer que o progresso de uma criança através deles pode variar significativamente, e nem todas seguem a mesma sequência ou ritmo.

 

Além disso, Piaget estava interessado na forma como as interações sociais e culturais influenciam o desenvolvimento cognitivo. Ele explorou como a linguagem, o jogo e a interação com os outros afetam a maneira como as crianças constroem seu entendimento do mundo. Em resumo, o centro de interesse de Jean Piaget estava na compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil e nos processos pelos quais as crianças constroem ativamente seu conhecimento sobre o mundo.


 Vygotsky

Vygotsky é uma figura proeminente na psicologia e na educação, sendo amplamente reconhecido por sua teoria sociocultural do desenvolvimento humano. Seu trabalho enfatiza o papel fundamental das interações sociais, da cultura e da linguagem no processo de aprendizagem. Abaixo estão alguns pontos essenciais sobre Vygotsky e sua relevância para a educação:

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Vygotsky introduziu o conceito de ZDP, que representa a diferença entre o que uma criança pode realizar independentemente e o que ela pode alcançar com o auxílio de um adulto ou de colegas mais habilidosos. Na educação, isso destaca a importância de desafiar os alunos com tarefas que estejam ligeiramente acima de seu nível atual, mas que sejam alcançáveis com o suporte adequado.

Mediação Social: Vygotsky argumentou que a aprendizagem ocorre principalmente por meio da interação social. Os adultos e colegas mais experientes desempenham um papel crucial ao oferecer orientação, apoio e modelos para as crianças. Na prática educacional, isso implica em promover a colaboração entre os alunos e criar oportunidades para discussões e interações.

Instrumentos e Significados Culturais: Vygotsky enfatizou a importância dos instrumentos e símbolos culturais na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo. Isso engloba ferramentas físicas, como papel e lápis, assim como conceitos, símbolos e linguagem. Na sala de aula, os educadores podem utilizar esses instrumentos culturais para facilitar a compreensão e a aprendizagem dos alunos.

Desenvolvimento da Linguagem: Vygotsky viu a linguagem como uma ferramenta fundamental no desenvolvimento cognitivo. Ele argumentou que o pensamento e a linguagem começam separados, mas se integram à medida que a criança desenvolve habilidades linguísticas. Portanto, na educação, é crucial oferecer oportunidades para o desenvolvimento da linguagem e para a expressão verbal dos alunos.

Cultura e Contexto: Vygotsky reconheceu a importância do contexto cultural e social no desenvolvimento humano. Portanto, as práticas educacionais devem levar em conta a diversidade cultural e se adaptar ao contexto específico dos alunos.

Em resumo, as ideias de Vygotsky têm implicações profundas para a prática educacional, destacando a importância das interações sociais, da cultura e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

 


quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ANTÔNIMOS

 TRABALHANDO OS OPOSTOS



Antes de realizar a atividade com os cartões é interessante o professor proporcionar uma brincadeira com os alunos.

Como brincar
Colocar uma criança perto e a outra longe.
Um copo cheio de água e outro vazio.
Um brinquedo grande e outro pequeno. Tentar representar as figuras das cartas de forma bem real para os alunos.

Jogo: Trabalhando o oposto
Material
Cartões impressos e recortados.
Como jogar
Todos em círculo, sentados no chão
O professor entregará um cartão para cada aluno.
Depois o professor irá escolher alguém para mostrar o seu cartão, a seguir o professor irá ler o que está escrito, depois, pedirá para os alunos olharem os seus cartões para saber se alguém está com o cartão oposto.
E assim se procederá até que todos os cartões sejam apresentados. 
Depois em trio
Com as cartões sobre a mesa 
Cada jogador na sua vez, escolherá um cartão e em seguida procura o cartão oposto e deixa os dois juntos.



Conceitos trabalhados
Noções do oposto como: cheio e vazio, direita e esquerda, quente ou frio...

















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OUTRA SUGESTÃO DE JOGO DOS ANOTÔNIMOS, PODENTO UTILIZAR AS MESMAS CARTINHAS OU SE PREFERIR CRIAR OUTRAS

Criar um jogo da memória dos antônimos pode ser uma atividade divertida! Aqui estão algumas etapas para ajudá-lo a criar um jogo da memória dos antônimos:

Escolha dos antônimos: Comece selecionando uma lista de pares de palavras que sejam antônimos. Por exemplo: "grande" e "pequeno", "feliz" e "triste", "rápido" e "lento", etc.

Desenho das cartas: Crie um conjunto de cartas com os antônimos escolhidos. Você pode desenhar as cartas à mão ou usar um software de design gráfico para criar modelos.

Impressão das cartas: Após criar o design das cartas, imprima duas cópias de cada carta. Você precisará de duas cópias de cada antônimo para fazer o jogo da memória.

Recorte das cartas: Recorte todas as cartas cuidadosamente. Certifique-se de que elas tenham o mesmo tamanho para garantir que todas as peças do jogo sejam iguais.

Montagem do jogo: Coloque as cartas viradas para baixo em uma mesa ou superfície plana, misturando-as bem.

Como jogar: Os jogadores alternam, virando duas cartas por vez, tentando encontrar os antônimos correspondentes. Se um jogador encontrar um par correspondente, ele mantém as cartas e ganha um ponto. Se não corresponderem, as cartas são viradas novamente e o próximo jogador tenta a sua vez.

Vencedor: O jogo continua até que todas as cartas tenham sido combinadas. O jogador com mais pares de cartas correspondentes no final do jogo é o vencedor.

Você pode personalizar o jogo da memória dos antônimos de acordo com sua preferência, adicionando mais cartas, aumentando a dificuldade com mais pares de antônimos ou até mesmo criando suas próprias regras. Divirta-se criando e jogando!

 


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