quinta-feira, 14 de maio de 2020

PLANO DE AULA - TEMA: FAMÍLIA

Imagem de Adesivo Decorativo de Parede Frases Família É Tudo Igual lindo para sala de visita

Deixo aqui apenas como sugestão para planos de aulas. Talvez você esteja realizando a sua graduação em EAD e não faz ideia de como montar um plano de aula, este é um exemplo de muitos outros planos que existem.

1. IDENTIFICAÇÃO
II.  CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA
2.1.  Tema: Família
Tempo: 5 Dias
Turma: 3º Ano
2.2. CONTEÚDOS
Arte:
Ciências:
Geografia:
História:
Língua Portuguesa:
Matemática:
Recreação:

2.3.  Objetivos:
Objetivo geral:
Trabalhar a diversidade familiar e suas culturas.
Demonstrar o estilo de vida de quem mora no campo e a importância do trabalho rural para a sobrevivência de quem mora na área urbana, como: alimentos que são produzidos pelos trabalhadores rurais e transportados para as indústrias e depois chegam até à mesa dos consumidores.
Desenvolver o conhecimento sobre os meios de transportes utilizados na zona rural e urbana associando o passado com o presente, evidenciando as transformações de melhorias com o passar dos tempos.

Objetivos específicos:
Instigar o desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio lógico, matemática, noções espaciais, coletividade e outros.
Conscientizar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e a valorização de tudo que se produz na zona rural que favorecem a vida das pessoas que moram na cidade.
Proporcionar a compreensão sobre os tipos de transportes utilizados para locomoção tanto da cidade quanto no campo, comparando o passado à evolução atual.
Conhecer os tipos de moradias da cidade,  formação de Bairros urbanos,  rurais e cidade.

2.4. METODOLOGIA
A partir de diálogos, vídeos, histórias, músicas e outras atividades envolvendo a arte, linguagem oral, escrita e movimentos corporal, será trabalhados questões de conceitos familiares, culturas, tipos de moradias, formação de cidade, bairros, meio ambiente, alimentação e outros.

DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRO ENCONTRO
Data:
O Professor, iniciará com um diálogo sobre família e o seu significado. Exemplo: Minha família tem muitos defeitos, mas ela não é a minha exclusividade, todas as famílias tem defeitos e qualidades. Mas, o que é família para você? Cada aluno, fará um comentários sobre a pergunta.
A seguir, os alunos poderão assistir um vídeo que proporcionará uma boa reflexão sobre família. (O professor poderá pesquisar o vídeo na internet)
Após, os alunos farão comentários sobre o que entenderam do vídeo e associarão ao conceito “família”.
Os alunos irão organizar um trabalho sobre sua família, podendo ser escrito ou em forma de desenho, demonstrando a rotina de sua casa durante a semana inteira.
Posteriormente, os alunos apresentarão seus trabalhos para os colegas da turma.
Sucessivamente, o professor fará anotações de palavras que foram surgindo durante as apresentações da turma. Essas palavras serão transformadas em atividade para separar em sílabas.
O professor, vai auxiliando os alunos  em quanto copiam as palavras em seus cadernos e a seguir separando as em sílabas.
Subsequentemente, o professor organizará grupos de 3 ou 4 para uma dinâmica.
Jogo: Dado formando sílabas
Material
Dois dados com as sílabas
Fichas para formar as palavras
Folha de papel
Lápis
Como jogar
Em grupo de 3 ou 4.
Cada jogador receberá uma folha de papel e um lápis para copiar as sílabas.
Após cada um na sua vez, lançará o dado para saber a sílaba inicial para formar a  palavra.
Depois terá que tentar formar outra palavra com as mesmas sílabas, apenas invertendo.
Cada palavra formada com as mesmas sílabas vale um ponto.
Vencendo quem estiver com mais pontos.

Exemplo:
Cava – vaca
Cama – maca
Boca – cabo
Lobo – bolo
Topa – tapa
Ramo – mora
Capa – paca
Cedo – doce     
Vale – leva
Dona – nado
Lago – gola
Gole – lego




O professor, dialogará com os alunos sobre o que é cultura e a diversidade cultural existente no Brasil.
A seguir, os alunos serão convocados à assistirem um vídeo com a música: “Ser diferente é normal” de Jair Oliveira. (pesquisar na internet)


Letra música: Jair Oliveira
Tão legal, oh minha gente
Perceber que é mais feliz quem compreende
Que amizade não vê cor
Nem continente
E o normal está nas coisas diferentes
Amigo tem de toda cor, de toda raça
Toda crença, toda graça
Amigo é de qualquer lugar
Tem gente alta, baixa, gorda, magra
Mas o que me agrada é
Que um amigo a gente acolhe sem pensar
Pode ser igualzinho a gente
Ou muito diferente
Todos tem o que aprender e o que ensinar
Seja careca ou cabeludo
Ou mesmo de outro mundo
Todo mundo tem direito de viver e sonhar
Você não é igual a mim
Eu não sou igual a você
Mas nada disso importa
Pois a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser
Você não é igual a mim
Eu não sou igual a você
Mas nada disso importa
Pois a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser

Posteriormente, os alunos farão uma reflexão sobre os costumes de alguma culturas presentes no Brasil.
 Exemplo: africana, japonesa, indígena e outras. Evidenciando os tipos de vestimentas e alimentos representados hoje na cozinha brasileira.
O professor, explicitará ainda sobre alguma religiões que fazem parte da diversidade cultural brasileira como: candomblé, católica, protestante...
Após, será exposto sobre, a importância do respeito às crenças religiosas de cada um.
Para finalizar a aula o professor pedirá para os alunos criarem uma lista de  alimentos que eles mais gostam de comer e depois, o professor vai colocar na lousa alguns desses alimentos e juntos terão que falar de qual das culturas faz parte cada um desses  alimento.

Depois, o professor irá contar a história:
O CASO DO BOLINHO
ERA UMA VEZ UM VÔ
E UMA VÓ.
UM DIA O VÔ ACORDOU (hh...) E DISSE:
_ VÁ, MINHA VELHA
FAÇA UM BOLINHO GOSTOSO
PRA GENTE COMER.
A VÓ PEGOU
DOIS PUNHADOS DE FARINHA,
E RECHEOU
MASSA COM CREME DE LEITE,
E FORMOU
UM BOLINHO REDONDINHO
E PÔS NO FOGO
PRA ASSAR.
O BOLINHO FICOU DOURADO E CHEIROSO,
A VÓ O COLOCOU lá NÃO JANELA PRA ESFRIAR
FFF... (assopra).
NO COMEÇO O BOLINHO FICOU LÁ,
BEM QUIETO, BEM QUIETO,
MAS LOGO CANSOU DE ESTAR PARADO
E COMEÇOU A ROLAR.
ROLOU DA JANELA PRA CADEIRA,
DA CADEIRA PRO SOALHO,
DO SOALHO PRA PORTA,
E PELA PORTA foi rolando ATÉ chegar no QUINTAL.
E DO QUINTAL foi rolando até A PORTEIRA
E depois da DA PORTEIRA...
LÁ SE FOI O BOLINHO, PELA ESTRADA AFORA,(
ROLANDO ROLANDO (2x)
ATÉ QUE numa curva ELE ENCONTROU...
o QUE?
UMA LEEEBRE...
_ BOLINHO, BOLINHO, EU VOU PAPAR VOCÊ...
_ NÃO ME PAPE NÃO, Pape não dona lebre
DEIXE EU CANTAR MINHA CANÇÃO
EU SOU
UM BOLINHO,
REDONDO
E FOFINHO!
O VÔ NÃO ME PEGOU,
A VÓ NÃO ME PEGOU,
E NEM VOCÊ VAI ME PEGAR!
UIM UIM
LÁ SE FOI O BOLINHO, PELA ESTRADA AFORA,
(ROLANDO ROLANDO 2x)
ATÉ QUE numa curva ELE ENCONTROU...
o QUE?
Um LOOOBO...
_ BOLINHO, BOLINHO, EU VOU PAPAR VOCÊ...
NÃO ME PAPE NÃO, pape não SEU LOBO
DEIXE EU CANTAR
Minha CANÇÃO :
"EU SOU UM BOLINHO,
REDONDO E FOFINHO,
O VÔ NÃO ME PEGOU,
A VÓ NÃO ME PEGOU,
e Nem você VAI ME PEGAR!
UIM UIM
E LÁ SE FOI O BOLINHO, PELA ESTRADA AFORA,
(ROLANDO ROLANDO) (2x)
ATÉ QUE NUMA CURVA ELE ENCONTROU...
O QUE?
UMA RAPOOOOSA!
MUITO ESPERTA...
COM VOZ DE BOAZINHA
PERGUNTOU:
_ BOLINHO, BOLINHO, AONDE VOCÊ VAI ROLANDO?
ROLANDO ROLANDO?
_ EU VOU PELA ESTRADA AFORA, PASSEANDO E CANTANDO
A MINHA CANÇÃO
- AH, BOLINHO, CANTA PRA MIM
CANTE A SUA CANÇÃO
EU SOU UM BOLINHO,
REDONDO E FOFINHO,
DE CREME RECHEADO,
NO FORNO FUI ASSADO
ROLANDO E CANTANDO
CHEGUEI ATÉ AQUI!
QUE BELA CANÇÃO, MEU QUERIDO!
PENA QUE EU SOU DURA DE OUVIDO,
NÃO ESCUTO MUITO BEM.
LINDO BOLINHO,
PULA AQUI NO MEU FOCINHO,
FICA MAIS PERTINHO!
PRA EU TE OUVIR, VEM VEM
E O BOBOCA DO BOLINHO
PULOU NO FOCINHO
E NHAMMM!,
A RAPOSA PAPOU O BOLINHO
INTEIRINHO,
SEM MASTIGAR!
A RAPOSA PAPOU O BOLINHO
INTEIRINHO,
SEM MASTIGAR!
CADE O BOLINHO?
SUMIU!
AONDE FOI?
A RAPOSA ENGOLIU! LIU LIU!
CADE O BOLINHO?
SUMIU! MIU MIU.
AONDE FOI?
A RAPOSA ENGOLIU! LIU LIU.

A seguir, o professor irá passar na lousa para os alunos copiarem em seus cadernos  uma receita de bolo de chocolate. Trabalhando quantidades e tipos de ingredientes utilizados.
Receita (bolo de chocolate)
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1 colher de fermento
1 xícara de óleo de soja
1 xícara de leite quente
Como fazer
Misturar em uma tigela todos os ingredientes secos. Depois bater no liquidificador: os ovos, o óleo, após bater bem colocar o leite quente e bater mais um pouco. A seguir colocar tudo na mistura dos ingredientes secos. E colocar em uma forma untada com óleo ou margarina e por para assar, por um tempo de 30 minutos.
Cobertura
Em uma panela colocar 2 colheres de margarina, 1 xícara de leite, 3 colheres de açúcar e 3 de chocolate em pó. Depois levar ao fogo baixo até ficar cremoso e colocar em cima do bolo.

SEGUNDO ENCONTRO
Data:
O professor, fará um resumo sobre a aula anterior, questionando os alunos sobre os tipos de moradias existente no Brasil.
Logo após, mostrará fotos de moradias diferentes ou poderá passar um vídeo para os alunos compreenderem como são construídas, tipos de telhados, madeira, alvenaria, entre outros.
A seguir, o professor, abrangerá ainda mais, falando sobre, Bairros, formação de cidade e meio ambiente.
O que é Bairro, porque os bairros e as ruas precisam ter nomes e as casas precisam de números? O professor, evidenciará a importância do endereço para conseguirmos nos localizar dentro da cidade.
O professor mostrará um mapa da cidade, evidenciando os bairros e ruas, localizando o bairro dos alunos.
Depois, o professor, ampliará ainda mais falando sobre os cuidados que devemos ter para manter o meio ambiente limpo e sem poluição e isso podemos começar pelo nosso Bairro. Não jogar lixo nas ruas, nos rios, nas calçadas. Expondo o tempo que cada tipo de lixo leva para se decompor no solo enquanto isso fica contaminando e prejudicando a saúde do  ser humano e dos animais. Exemplo: um chiclete pode contaminar o meio ambiente por uns 5 anos...

Os alunos terão um momento dinâmico com o jogo de tabuleiro.
Jogo de tabuleiro: tipos de moradias, bairros, e meio ambiente.
Material
1 tabuleiro confeccionado com caixa de pizza (o tabuleiro poderá ser outro, use sua criatividade)
1 dado
Cartinhas para o jogo
Tampinhas recicláveis, para representar as peças do jogo
Como jogar:
Em dupla ou grupo de três
Os jogadores decidem quem irá começar o jogo.   
Na sequência, o jogador lançará o dado para saber quantas casas deverá avançar no tabuleiro.
A seguir, um dos colegas do jogo irá retirar uma carta do monte que estará no centro da mesa e fará a pergunta para o jogador da vez.
O jogador, terá que responder.
Se acertar a pergunta, avança uma casa e passa a vez para o próximo jogador. Se errar, permanece no local e passa a vez. 
Cada jogador, na sua vez terá que lançar o dado para saber quantas casas deverá avançar antes de responder a pergunta.
As cartas já utilizadas, deverão voltar para o centro da mesa sendo colocadas por baixo das demais.


TERCEIRO ENCONTRO
Data:
O professor introduzirá com um breve resumo sobre o que já foi trabalhado. Em seguida, fará indagações sobre: alguém já morou em sítio, fazenda, chácara ou um Bairro rural?
Em seguida, explicará sobre o que é bairro rural, industrial e comercial.
Depois,  o professor evidencia exemplos de como é morar no campo?
Os alunos, assistirão um vídeo do Chico Bento “Na roça é diferente” (o vídeo encontra-se na internet).
Depois farão uma reflexão sobre a vida no campo, tipos de trabalhos e os alimentos que são produzidos e vendidos na cidade e chegam até as nossas casas para nos alimentarmos.
Os alunos compreenderão que  a vida no campo pode ser bem diversificada, uns são mais ricos e outros podem levar uma vida mais simples como a família do Chico Bento, mas isso se chama diversidade social. A vida simples também é muito interessante, porque eles são felizes por tudo que eles tem naquele lugar.
Após, o professor poderá mostrar um vídeo de uma fazenda muito grande e depois um vídeo de moradores mais simples.
A seguir, o professor evidenciará aos alunos a realidade de ambos, rural e urbano, afirmando que, sempre haverá diferença de classes sociais, pobres ou ricos, pessoas negras, brancas, mas esse é nosso país Brasil.
Para este momento, os alunos realizarão uma atividade individual, escrevendo ou desenhando o que mais lhe chamou a atenção no meio rural e se algum dia poderá morar em um lugar parecido.

QUARTO ENCONTRO
Data:
O professor dará inicio a aula com uma pergunta aos alunos: como vocês vem para a escola? De carro? A pé? Ou de ônibus?
A seguir, o professor vai pontuando como as pessoas se locomoviam à algumas décadas atrás: a pé, ou a cavalo e levaram muito tempo para chegarem ao destino. Depois foram surgindo alguns automóveis.
A seguir assistirão um vídeo com a evolução dos meios de transportes, (encontra-se na internet).
Os alunos irão realizar uma atividade sobre os meios de transportes. Em grupos terão que desenhar em uma cartolina pelo menos três tipos de meios de transporte e depois explicar para turma para que serve, se é para transportar pessoas, alimentos, animais, entre outros.
Para descontrair, os alunos terão um momento lúdico ao ar livre, movimentando o corpo.
Transporte do bambolê.
Material: bambolê
A turma será dividida em dois grupos e cada grupo com um bambolê.
Um dos componentes de cada grupo terá que transportar os colegas do seu grupo para o outro lado definido pelo professor, de dois em dois mais o motorista do transporte. Ou seja com três pessoas dentro do bambolê terão que caminhar para o outro lado, até que todos sejam transportados. Vence o motorista que terminar o transporte de todos os colegas  antes.

Passando por dentro do bambolê
Todos em círculo e de mão dadas, sem soltar as mãos, cada um terá  que passar com o corpo todo por dentro do bambolê, um de cada vez até que todos participem. Podendo fazer a volta contrária por umas duas ou três vezes.

QUINTO ENCONTRO
Data:
Os alunos iniciarão a aula com alguns comentários sobre a vida no campo, na cidade e o que precisamos para viver melhor.
A seguir, o professor evidenciará sobre a presença da disciplina de matemática no cotidiano de nossas vidas, expondo que desde o momento em que acordamos até nos deitarmos para dormir à noite estamos utilizando a matemática. Por exemplo: com quantos cobertores vou dormir? Um ou dois travesseiros? Quantas fatias de pão vou comer no café da manhã? E no campo, quantos ovos as galinhas botaram hoje? Quantas bananas tem em um cacho? Quantos litros de leite podemos tirar de uma vaca?
Os alunos serão desafiados a construir um texto envolvendo matemática. O professor estará orientando e auxiliando  sobre parágrafos, virgulas e pontuação. Para quem não conseguir poderá utilizar o alfabeto móvel ou desenhar.
Logo após, terão um momento com jogos de matemática.

Jogo dos três dados (adição e subtração)
Material
Três dados
Procedimentos
Separar os alunos em grupos de três ou quatro;
Distribuir três dados para cada grupo.
Tampinhas pet e palitos de picolé para auxilia-los nos cálculos (se necessário).
Como jogar:
Os jogadores jogam o dado para saber quem irá iniciar.
O primeiro jogador de cada grupo joga os três dados e escolhe dois para fazer a soma dos números mostrados nos dados. Do resultado dessa soma, ele deve subtrair o número apontado pelo terceiro dado.
Esse resultado indicará a pontuação do jogador.
Se errar o colega poderá ajudar, porém ninguém pontua.
O vencedor será quem fizer mais pontos.

Exemplo: 
4 + 1 = 5     5 – 4 = 1

Jogo: Forme 10

Material                                                             
1 tabuleiro de 4x4;
22 fichas com número 1;                          
16 fichas com número 2;         
12 fichas com número 3;
7 fichas com número 4;
4 fichas com número 5;
2 fichas com número 6;
2 fichas com número 7;
1 ficha-curinga.
Tampinhas pet ou palitos de sorvete
Como jogar:
A turma será dividida em duplas.
Jogam o dado para saber quem irá começar
O objetivo do jogo é totalizar 10 pontos, usando quatro fichas numa mesma direção (horizontal, vertical ou diagonal).
Depois de embaralhar as fichas, um dos participantes distribui três fichas para cada jogador. As fichas restantes devem ser colocadas sobre a mesa viradas para baixo.
O primeiro jogador na sua vez, escolhe uma ficha das que recebeu e coloca-a em um dos lugares do tabuleiro; em seguida, pega outra ficha no monte (deve ter sempre três fichas na mão).
Os outros jogadores procedem da mesma forma.
Quando um jogador completar uma linha com quatro fichas que totalizem 10. deverá pegar para si as fichas.
A ficha-curinga pode ser usada para representar qualquer valor.
O vencedor será aquele que, no final do jogo, estiver com maior quantidade de fichas.

A seguir, os alunos realizarão uma atividade avaliativa, com auxilio do professor. Terão que formular  três situações problemas, utilizando objetos que foram citados durante as aulas. Por exemplo: os meios de transporte, os alimentos, tipos de moradias, entre outros.
Exemplo: Comprei uma galinha e ganhei mais três, com quantas fiquei?
Para este momento, os alunos terão uma confraternização com um delicioso bolo de chocolate preparado pelo professor, utilizando a receita trabalhada durante a semana.

2.5. RECURSOS DIDÁTICOS
Caderno, lápis, lápis de cor, borracha, caixa de pizza para o tabuleiro, tampinhas pet para representar as peças do jogo.  
Dado matemático, jogos de cartas, tabuleiros. Bambolê, mapa da cidade.

2.6. AVALIAÇÃO
Para a avaliação, será considerado a interação e desempenho do alunos durante a atividade.

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quinta-feira, 7 de maio de 2020

DICAS PARA ESTÁGIOS



O ESTÁGIO É O MOMENTO DE REFLEXÕES SOBRE ESTARMOS OU NÃO PREPARADOS, SE TEMOS OU NÃO O PERFIL IDEAL. O MEDO, A INSEGURANÇA, AQUELE FRIOZINHO NA BARRIGA VAI COMEÇAR. MAS ENFIM, NÃO HAVERÁ JEITO DE EVITAR OU TRANSFERIR PARA OUTRA PESSOA.
PARA ÀQUELES QUE, JÁ TEM UMA CERTA AUTONOMIA PARA FAZER OS TRABALHOS E APRESENTAR EM SALA DE AULA, FICA MENOS COMPLICADO. MAS, PARA QUEM FICOU DESDE O PRIMEIRO ANO DO CURSO APOIADO EM ALGUÉM DURANTE A ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS, ACREDITE, VAI FICAR MAIS DIFÍCIL. PORÉM, ESTE É MOMENTO DE DESPERTAR PARA A REALIDADE.

Primeiro passo para ter um bom estágio é chegar sempre antecipado, nunca chegar em cima da hora, correndo, sem jaleco, todo suado. Não ficar cochilando durante as observações, usar roupas e calçados adequados e confortáveis.

As mulheres, devem evitar o uso de chinelo ou rasteirinha. Usem sapatos fechado, de preferência tênis por ser mais confortáveis.

Observem tudo, o máximo que puder e ao chegar em casa faça anotações o quanto antes, porque depois acaba por esquecer alguma coisa e ficará difícil planejar as aulas. Principalmente na hora de fazer o relatório sobre o estágio, poderão sentir falta.

Anote  as datas, todos  os detalhes por mais que pareçam insignificantes, pois poderá fazer toda a diferença depois.

Observem muito bem a turma para a regência, o espaço interno e externo, a rotina de horários, recreio, entre outros.

Se for Educação Infantil procure se inteirar de cada detalhe sobre o tempo e na hora de planeja faça a diferença.

Muitas vezes os estagiários acham que estão super preparados para atuar e quando chegam nas escolas durante as observações se deparam com a realidade diária de rotina em sala de aula e mudam totalmente o pensamento que até pouco era só criticidade e passam a olhar de forma totalmente contrário, chegando a ficar sem ação e ideias para o estágio. E acabam planejando suas aulas de forma similar ao dos professores regentes da turma.

Ouve-se muito de alguns estagiários, ali não dá pra fazer muita coisa porque é muita rotina e o tempo fica muito fragmentado. E com isso apenas reproduzem o que já está sendo feito. Tudo o que aprendem durante o curso já começa ficar de lado, infelizmente.

Se a turma é muito  “tradicional” não importa, retenha apenas o que é bom, o resto deixa de lado. Nos estágios aprendemos muito também e não podemos chegar lá pensando que estamos tão sabidos assim, não se iluda, a sala de aula ensina o professor do começo até o fim dos anos em experiências.

Evite chegar para o estágio cheio de si mesmo, todo convencido, achando que vai transformar a turma. Afinal, um pouco de insegurança não faz mal a ninguém. Estar diante de pessoas nos avaliando o tempo todo, automaticamente ficamos intimidados e isso será levado em consideração pelos professores regentes e não vai nos diminuir como pessoa.

Outra coisa, não fique puxando o saco do professor regente, ele não vai lhe atribuir uma nota "boa" a partir disso.

Na hora de planejar, não economize em atividades, crie e recrie quantas forem necessário e ainda leve sempre várias atividades extras.
Não permita tempo vago durante a regência.

Se no primeiro dia você sentiu que as coisas não foram muito bem, saiba que isso sempre vai acontecer vez ou outra. Não desista de tentar fazer a diferença no dia seguinte.

Percebeu que tal atividade não vai funcionar com a turma, mude, não terá problema em adaptar ou mudar. O importante é você tentar fazer tudo o que for possível nestes dias.

Na Educação Infantil, utilize músicas, funciona muito, as crianças amam dançar e cantar.

As histórias sempre devem ser contadas de forma espontâneas, não fique preso em livros, decore a história e se por acaso se perder durante a contação, não fique inseguro por mudar as palavras, o importante é saber contar e usar palavras fáceis para uma melhor compreensão dos alunos.

Infelizmente, alguns estagiários se dedicam apenas em confeccionar o material para contação de histórias, é claro que isso é muito importante e faz toda a diferença para o momento. Mas lamentavelmente, nem se dão o trabalho de ler a história, fazem isso apenas diante dos alunos. Aí o que acontece? As palavras confusas que estão na história não são traduzidas na linguagem da criança, a leitura fica chata e os alunos começam a se dispersar. Depois, reclamam que os alunos não sabem ouvir histórias porque o professor regente nunca dedica tempo para leituras e nem sempre isso é verdade.

Não joguem  suas frustrações em cima do professor regente da turma, procure melhorar ou superar o que deu errado hoje se esforçando mais amanhã.

Se você conhece o professor regente, a melhor coisa a se fazer é apenas se preparar mais ainda, não pense que será levado em consideração esse “fato” na hora lhe de atribuir a nota. Para o professor regente, o que será levado em conta será o seu desempenho durante a regência.

Observem o espaço externo da escola, como: pátio, quadra, parquinho ou um gramado limpo e espaçoso. Procure associar quais são os horários livres que poderá ser utilizado e se for possível acrescente uma atividade diária ao ar livre durante a regência. Existem, muito tipos de jogos cooperativos que farão toda a diferença.

Mas, não esqueçam das atividades extras para substituir, caso esteja chovendo neste dia e os alunos precisarem ficar somente na sala.



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segunda-feira, 4 de maio de 2020

ALFABETIZAÇÃO LÚDICA


SEPAR EM SÍLABAS

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Aprendendo as palavras 
Para o 1º Ano

Jogo: Dado com figuras de animais (que vivem dentro de casa e os que vivem próximo das casas).
Material
Dado com figuras de animais
Alfabeto móvel
Como jogar
Em grupos de 3 ou 4
Cada jogador lançará o dado para saber qual animal será associado ao nome.
Com auxílio do alfabeto móvel o jogador irá formar o nome deste animal.
Se não conseguir os colegas poderão ajudar, mas ninguém pontua.
Poderá haver empates na final, mas o importante é aprender brincando.


Jogo: Dado com figuras de animais (aquáticos).
Material
Dado com figuras de animais que vivem na água
Alfabeto móvel
Como jogar
Cada jogador lançará o dado para saber qual animal será associado ao nome.
Com auxílio do alfabeto móvel o jogador irá formar o nome deste animal.
Se não conseguir os colegas poderão ajudar, mas ninguém pontua.
Poderá haver empates na final, mas o importante é aprender brincando.



Jogo: Dado com animais que podemos encontrar no zoológico
Material
Dado com figuras de animais
Alfabeto móvel
Como jogar
Cada jogador lançará o dado para saber qual animal será associado ao nome.
Com auxílio do alfabeto móvel o jogador irá formar o nome deste animal.
Se não conseguir os colegas poderão ajudar, mas ninguém pontua.
Poderá haver empates na final, mas o importante é aprender brincando.




ATIVIDADE PARA 2º ANO
Jogo: Dado formando sílabas
Material
Dois dados com as sílabas
Fichas para formar as palavras
Folha de papel
Lápis
Como jogar
Em grupo de 3 ou 4.
Cada jogador receberá uma folha de papel e um lápis para copiar as sílabas.
Após cada um na sua vez, lançará o dado para saber a sílaba inicial para formar a  palavra.
Depois terá que tentar formar outra palavra apenas invertendo as sílabas da palavra que formou.
Cada palavra formada com as mesmas sílabas vale um ponto.
Vencendo quem estiver com mais pontos.
Exemplo:
Cava – vaca
Cama – maca
Boca – cabo
Lobo – bolo
Topa – tapa
Ramo – mora
Capa – paca
Cedo – doce     
Vale – leva
Dona – nado
Lago – gola
Gole - lego



PARA BAIXA EM PDF 


ATIVIDADES DAS PALAVRAS

O ALUNO PRECISA ENCONTRAR UM NÚMERO DE PALAVRAS UTILIZANDO APENAS AS LETRAS QUE ESTÃO AO LADO DOS PONTILHADOS.

AS PALAVRAS PODEM SER COM DUAS, TRÊS OU MAIS LETRAS.

TEMOS AS PALAVRAS SUGERIDAS PARA SEREM ENCONTRADAS, O QUE NÃO IMPEDE DO ALUNO ENCONTRAR OUTRAS PALAVRAS PARA ACRESCENTAR EM SEU CONHECIMENTO.

SE O ALUNO ESTIVER COM DIFICULDADE DE ENCONTRAR AS PALAVRAS, O PROFESSOR PODERÁ  AJUDAR.

EM UMA CAIXINHA, COLOCAR UNS PAPÉIS COM OS NÚMEROS 0, 1, 2 E 3.  A SEGUIR, PEDE PARA O ALUNO TIRAR UM PAPELZINHO. SE TIRAR O NÚMERO UM, O PROFESSOR PODERÁ CONTAR UMA DAS LETRAS DAQUELA PALAVRA, SE TIRAR 2, DUAS LETRAS, SENDO ASSIM, A ATIVIDADE SE TORNA MUITO INTERESSANTE.

PODENDO SER TRABALHADA EM GRUPO.

OBS. As palavras desconhecidas deverão ser pesquisadas para que o aluno tenha a oportunidade de conhecer o seu significado.

 











PARA BAIXA EM PDF AS ATIVIDADES DAS PALAVRAS


CARDS DAS TRÊS PALAVRAS
VOCÊ CONSEGUE ENCONTRAR AS TRÊS PALAVRAS?



PARA BAIXA EM PDF AS ATIVIDADES DAS PALAVRAS




ATIVIDADES COM RIMAS
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TRABALHANDO OS OPOSTOS

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ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA

SUGESTÃO PARA PLANO DE AULA

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sábado, 25 de abril de 2020

JOGO DE CARTAS - ARESTAS, VÉRTICES E FACES



Conceitos trabalhados
  • Coordenação motora fina
  • Raciocínio lógico
  • Concentração
  • Percepção visual
  • Socialização
  • Competitividade
JOGO 1

Jogo de cartas: QUEM TEM MAIS?


Material
16 cartinhas com as formas geométricas e as informações sobre: números de vértices, faces e arestas.
Como jogar
Em dupla.
As cartas serão divididas em partes iguais.
Cada jogador, terá que observar suas cartas para saber se uma delas é a carta coringa.
Coringa é a bola ( Icosaedro truncado). Essa carta lhe dará o direito de começar o jogo. No entanto, estará proibido de reutilizá-la novamente, após utilizá-la terá que deixar sobre a mesa até o final do jogo, ( neste caso, o jogador permanece com uma carta a menos até o final do jogo).
O jogador da vez, escolhe o que deseja perguntar para o colega. Exemplo: eu tenho 5 arestas...
Se o adversário estiver com uma carta com o número maior, ficará  com as duas cartas para si. Se perder o outro ficará com as duas cartas.
Vencendo quem terminar o jogo com o maior número de cartas.

JOGO 2

Outra sugestão para trabalhar as vértices, faces e arestas.


Jogo: Associar (figuras das cartas com as formas reais).

Pode até parecer algo muito simples, a compreensão sobre as quantidades de arestas, faces e vértices das formas geométricas. No entanto, a maioria dos alunos acabam confundindo as arestas com as vértices.
O professor, poderá providenciar as mesmas peças das formas geométricas que constam nas cartinhas. Podendo encontrar na internet para imprimir cada uma delas, recortar e montar. Poderá imprimir com um papel grosso para ficar mais firme na hora de manusear ou até mesmo, poderá comprar os jogos com peças variadas e coloridas de acrílicos, caso a própria escola ainda não possua os mesmos.
Os alunos, poderão manipular e localizar com o dedo as vértices que são os cantinhos, ver como são as faces e deslizando o dedo saberá o que é a aresta.

Materiais:
Cartinhas com as formas geométricas
Formas geométrica para manipulação
Caixinha

Como jogar
Em dupla ou grupos de 3 ou 4
As cartas ficaram todas viradas para baixo dentro da caixinha.
Cada jogador na sua vez, irá retirar uma carta da caixinha e procurar a forma igual que estará sobre a mesa, repetindo o nome da forma exemplo: pirâmide triangular.
A seguir, entregará a peça real da forma geométrica  associada à figura da carta para o adversário. Este, irá localizar o que são e quantas possuem: vértices, faces e arestas. A resposta precisa coincidir com a carta.
Se acertar todas as respostas ganhará um ponto, se errar um deles não irá pontuar. 
A seguir, quem respondeu as perguntas, irá retirar outra carta da caixinha e fará a pergunta para outro jogador e assim sucessivamente até que terminem as cartas.
Vencendo quem estiver com mais pontos no final.

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